Manual de Redação Enem 2016 é divulgado pelo INEP. Confira!

Há cerca de 30 dias para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou através do Inep o novo Manual de Redação Enem 2016, a última edição com orientações sobre a prova é de 2013.

Com 64 páginas, o Manual de Redação Enem 2016 traz os cincos critérios de correção exigidos pela prova de forma detalhada, além de dicas de escrita e exemplos de redação nota mil, ou seja, que atenderam a todos os critérios para atingir nota máxima. O conteúdo é uma pedido do Ministério Público Federal ao Inep Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que desde 2016 pediu explicações sobre conceito de Direito Humanos cobrado pela prova, segundo informações do portal de noticias G1.

manual-de-redacao-enem-2016

Manual de Redação Enem 2016

Segundo o Inep, no Enem é considerado desrespeito aos Direitos Humanos o incentivo á violência: “propostas nas quais transparece a ação de indivíduos na administração da punição, como as que defendem a justiça com as próprias mãos ou a lei do “olho por olho, dente por dente”. Além disso, propor pena de morte ou prisão perpétua não é caracterizado como agressão os DH, pois “remetem ao Estado a administração da punição ao agressor, ou seja, nesse caso, as punições não dependem da decisão individual, caracterizando-se como contratos sociais cujos efeitos todos devem conhecer e respeitar em uma sociedade”.

Competências cobradas na prova da Redação

Além das explicações detalhadas sobre a exigência do respeito aos Direitos Humanos na intervenção, o Manual de Redação Enem 2016 também contém explicações detalhadas, com dicas e exemplos sobre as outras competências cobradas na prova de redação. São elas:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

Conhecer as competências exigidas pelos corretores do Inep é fundamental para os candidatos que almejam obter a nota máxima na prova. Cada competência equivale a 200 pontos, totalizando de 1000 pontos ao final. Faça o download do Manual de Redação Enem 2016 abaixo:

Baixe aqui

Para mais informações sobre o Enem 2016, deixe de curtir a página do Foco no Enem no Facebook e acompanhe em tempo real as novidades sobre a prova.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 10 =