Medicina Prouni 2019 – Notas de corte de todas as faculdades

Veja as notas de corte de todas as faculdades para o curso de Medicina no Prouni 2019.

Quem espera conseguir uma bolsa para estudar Medicina em uma instituição particular precisa estar atento as notas de corte Medicina Prouni 2019. A pontuação mínima para conseguir uma vaga na faculdade ou universidade desejada é alterada todos os dias. Portanto, os estudantes devem ficar de olho nas mudanças.

Mas a recompensa faz valer todo o esforço, afinal, uma bolsa de Medicina pelo Prouni pode valer cerca de R$600 mil ou até R$10 mil a mensalidade. Se você quer saber qual a nota do Enem necessária para conseguir a bolsa de estudos, continue a leitura e descubra as notas de corte de Medicina Prouni 2019 em todas as instituições participantes do programa.

O que é o Prouni?

Medicina Prouni 2019 - Notas de Corte

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma ação Governo Federal para oferecer bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas. O processo de seleção dos estudantes é baseado na pontuação que candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dentre todas as faculdades e universidades participantes, 129 concederam bolsas de estudos para o curso de Medicina na edição do primeiro semestre deste ano.

Quem pode participar do programa?

Para conseguir a tão sonhada vaga em Medicina Prouni 2019, o candidato precisa  seguir alguns pré-requisitos. Primeiramente, é obrigatório que o estudante ainda não tenha diploma do ensino superior. Além disso, o candidato precisa ter participado da última edição do Enem e conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.

O participante também precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. 

O Prouni é um programa direcionado aos estudantes de baixa renda. Portanto, também é necessário cumprir o requisito de ter a renda familiar bruta mensal de até um salário e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral.

Para bolsas de 50%, é necessário ter a renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Aqueles com conseguem a bolsa parcial também podem optar por financiar o restante do curso por meio do Fies.

Como funciona a nota de corte do Prouni

A nota de corte é a pontuação mínima para selecionar os candidatos. Ela é definida de acordo com as inscrições para determinado curso em cada instituição participante e atualizada uma vez ao dia durante o período de inscrições.

Por exemplo, se uma faculdade oferece dez vagas para Medicina Prouni 2019, a nota de corte refere-se à pontuação do décimo colocado. Mas, se um candidato com a nota maior também resolve concorrer à vaga, a nota de corte é alterada no fim do dia.

É por isso que ter uma pontuação maior que a nota de corte não é uma garantia de que o candidato conseguirá a bolsa. Essa nota serve apenas para que os candidatos tenham noção da concorrência e analisem a probabilidade de estar entre os primeiros colocados.

Em cursos menos concorridos é possível conseguir uma bolsa integral apenas com a pontuação mínima de 450 pontos. Este não é o caso do curso de Medicina, um dos mais concorridos em instituições de todo o país. Para se ter uma noção, a nota de corte média para Medicina Prouni 2019 foi 764,83 pontos.

Notas de corte Medicina Prouni 2019

Medicina Prouni 2019 - Notas de corte de todas as faculdades 1
Notas de corte do curso de Medicina do Prouni em Minas Gerais. Veja em outros estados!

No primeiro semestre deste ano, a nota de corte para o curso de Medicina não variou muito. A diferença entre a pontuação mínima e a máxima foi de menos de 67 pontos. Portanto, cada décimo de ponto pode ser decisivo na seleção.

Conforme acontece na maioria das edições do Prouni e Sisu, nas faculdades com maior renome, a nota de corte costuma ser mais alta, enquanto em instituições com menor procura, a nota de corte é mais baixa.

Este ano, a maior nota de corte foi registrada na Faculdade de Medicina de Barbacena (Fame), em Minas Gerais, com 814,44 pontos. Além da Fame, a Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar), no estado do Pará, se destacou com a nota de corte de 808,64. Em terceiro lugar, vem a Universidade de Araraquara (Uniara), com nota de corte de 799,04 pontos.

Já a menor nota de corte para conseguir uma bolsa de Medicina Prouni 2019 foi 747,52 pontos, registrada na Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo. Ainda entre as menores notas, temos a Universidade Feevale, com 748,14 pontos e a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), com 748,56 pontos.

Se você quer saber todas as notas mínimas para conseguir uma bolsa no curso mais concorrido do país, não deixe de clicar no link abaixo. Reunimos as notas de corte Medicina Prouni 2019 de todas as instituições que participaram do último processo seletivo.

TABELA DE NOTAS DE CORTE MEDICINA PROUNI 2019 – CONFIRA!

Comente