Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

Veja a lista com os 10 melhores Faculdades de Medicina de MG no Ranking da Folha 2019

Quer saber quais as melhores faculdades de Medicina de Minas Gerais? Então, acompanhe este artigo, pois selecionamentos as 10 melhores de acordo com o ranking elaborado pela Folha em 2019. Não deixe de conferir!

Os 10 melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais

O ranking a seguir foi feito pelo jornal Folha de São Paulo, que desde 2012 avalia os principais cursos das maiores universidades do Brasil. A seguir, você vai saber quais as melhores faculdade de Medicina de Minas Gerais e fazer sua escolha. 

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

UFMG: Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais

Considerado um dos melhores do país, o curso de Medicina da UFMG é o que recebe maior número de ingressos. Em média, são 320 alunos que ingressam por ano na Universidade mineira. Localizada em Belo Horizonte, a universidade foca em cursos com turmas reduzidas e oferece programas de estágios em todo o mundo. No mercado, é a 2ª melhor em avaliação. O Ingresso é feito por meio do Sisu.

2. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

UFU: Faculdades de Medicina de Minas Gerais

Fundada em 1969, a Universidade Federal de Uberlândia sustenta o segundo lugar no ranking de melhor faculdade de Medicina de Minas Gerais. O curso funciona no Campus Umuarama e utiliza não só o Sisu, mas também um vestibular próprio.

3. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

UFTM: Curso de Medicina está no Rankig entre as melhores do estado

Com sede em Uberaba – MG, a UFTM foi fundada em 1953 e é um das mais tradicionais na formação de profissionais na área de Saúde. Em 2011, ocupou o primeiro lugar em Minas Gerais devido ao conceito 5 no Enade e conceito 4 no CPC. O ingresso é feito exclusivamente pelo Sisu.

4. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

No 10º lugar, temos mais uma instituição privada. A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais foi fundada em 1950 e possui sede em Belo Horizonte. Para ingressar como estudante de medicina, é preciso fazer vestibular próprio ou conseguir bolsa de estudos do ProUni. A grande vantagem de estudar medicina na FCMMG é que a instituição possui um hospital universitário para a prática dos alunos. 

5. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

A Universidade José do Rosário Vellano, mais conhecida como UNIFENAS está em 3º lugar no ranking. Ao contrário das duas primeiras, é uma Instituição Privada, que foi fundada em 1972. Possui o curso de Medicina em Belo Horizonte e Alfenas e sua forma de ingresso é por meio de vestibular próprio. No entanto, o estudante pode tentar uma bolsa através do ProUni.

6. Universidade de Uberaba (UNIUBE)

UNIUBE Ranking Folha

Outra Instituição Privada ocupa o 6º lugar no ranking das melhores faculdades de Medicina de Minas Gerais. É a Universidade de Uberaba, que foi fundada em 1947 e possui sede em Uberaba, Uberlândia e Araxá. O Curso de Medicina funciona em Uberaba e os interessados podem ingressar pelo vestibular próprio ou com bolsa de estudos do ProUni.

7. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas)

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

A PUC Minas é uma das Instituições de Ensino Superior mais tradicionais de Minas Gerais Ela foi fundada em 1958. Possui sede em Belo Horizonte, mas seu Curso de Medicina funciona no campus de Contagem, Poços de Caldas e Betim. O ingresso é feito por vestibular próprio, mas é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do ProUni.

8.  Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT)

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

O curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá está localizado na cidade de Itajubá – MG. Fundada em 1968 por Laudo Natel, o curso possui como mantenedora a Associação de Integração Social de Itajubá. 

Além disso, possui convênio com o Hospital das Clínicas de Itajubá e com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), permitindo aos alunos excelente vivência prática no curso. A instituição é privada e utiliza as notas do Enem como meio de ingresso. Além disso, é possível estudar com bolsa do ProUni e obter Fies para financiar as mensalidades.

9. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

Com sede em Juiz de Fora – MG, a UFJF sustenta o título de faculdade com mais produções científicas do país. Além disso, obteve conceito 5 e 4 nas últimas avaliações do ENADE e do MEC. São ofertadas, em média, 160 vagas por ano e o ingresso é feito tanto pelo Sisu quanto pelo PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto).

10. Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais 2019

Mantido pela Fundação Presidente Antônio Carlos, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos é uma instituição privada, que possui sede em Barbacena e Juiz de Fora. A Universidade foi criada em 1963, e o Curso de Medicina em 1971, procurada hoje em dia por diversos estudantes do país. O meio de ingresso utilizado pela UNIPAC é vestibular próprio, mas também oferece a oportunidade de estudar com bolsa do ProUni.

Essas são as melhores faculdades de Medicina de Minas Gerais de acordo com o ranking da Folha. Como pode notar, cada uma tem suas tradições, meios de ingresso e muito a oferecer aos seus futuros alunos. 


Agora que você já conhece as melhores faculdades de MG, aproveite a visite nosso site e veja as notas de corte de Medicina em 2019.

Comente