As 10 Melhores faculdades de Medicina do Brasil

Pretende cursar Medicina e ainda não escolheu a instituição? Então conheça o ranking com as melhores faculdades de Medicina do Brasil em 2019

Não é novidade que o curso de Medicina é um dos mais concorridos e bem avaliados em universidades públicas e privadas. Mas será que você sabe quais são as melhores faculdades de Medicina do Brasil? 

Anualmente, a Folha de São Paulo lança o Ranking de Cursos de Graduação (RUF 2019). As instituições de ensino superior do país são classificadas com base no desempenho em critérios como pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. 

Melhores faculdade de Medicina do Brasil

O ranking é uma boa maneira para quem está procurando ingressar em alguma das melhores instituições do país. Se esse é o seu caso, confira a lista com os cursos de Medicina com melhor desempenho em 2019:

Ranking com as melhores faculdades de medicina do Brasil

1. Universidade de São Paulo – USP

O título de melhor curso de Medicina do país é da Universidade de São Paulo. A USP é a maior universidade pública do Brasil e uma das mais prestigiadas da América Latina. 

Não é difícil entender porque a USP sempre aparece na lista das melhores faculdades de Medicina do Brasil. A instituição conta com o Hospital das Clínicas – o maior do país – onde os estudantes podem realizar o internato. 

A área de pesquisa também merece destaque no curso de Medicina da USP e, todos os anos, os estudantes produzem diversos artigos científicos importantes. 

2. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Você sabia que a graduação de Medicina é a mais antiga da UNICAMP? Mas esse não é o único motivo pelo qual a instituição merece destaque. O curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas ocupa o segundo lugar no RUF 2019. 

Em um dos cursos mais disputados do país, os estudantes podem aproveitar para praticar a Medicina em hospitais e unidades de saúde na cidade de Campinas. 

3. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Além de ser a terceira melhor faculdade de Medicina do Brasil, a graduação da UFMG é a melhor do estado de Minas Gerais. O curso de Medicina foi criado em 1911 e, desde então, formou mais de 15 mil médicos. 

O curso na instituição é bastante concorrido e os alunos podem aproveitar os programas de estágios no exterior.

4. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Com sete campi espalhados pelo estado de São Paulo, a UNIFESP ficou em quarto lugar na lista de melhores faculdades de Medicina do Brasil. 

Os futuros médicos podem aproveitar a estrutura física da instituição para aprimorar seus conhecimentos. São laboratórios de última geração, anfiteatros, hospital escola, rede de assistência à população e uma das maiores bibliotecas do país.

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Representando a região Sul do país, temos o curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A UFRGS possui bastante prestígio e é uma das mais antigas do Brasil.

Com o curso de Medicina da instituição, os alunos podem colocar o conhecimento em prática em um hospital escola e em outros hospitais conveniados. 

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Você sabia que a faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada em 1808, ainda na época do Brasil Colônia? Pois é, faz muito tempo! Mais de dois séculos depois, o curso da instituição é um dos melhores do país. Inclusive, no RUF 2019, a UFRJ ficou em segundo lugar no critério de avaliação do mercado. 

7. Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

A UERJ é uma das instituições mais concorridas do Rio de Janeiro e o seu curso de Medicina é um destaque. A instituição possui um campus da Faculdade de Ciências Médicas, onde a grande parte das aulas são ministradas. A universidade também conta com o Hospital Universitário Pedro Ernesto e a Policlínica Piquet Carneiro para auxiliar nas aulas práticas. 

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

A oitava posição dentre as melhores faculdade de Medicina do Brasil ficou com a UNESP. O curso de Medicina é ofertado no campus de Botucatu e é o mais concorrido da instituição. Assim como em outras universidades, os alunos da UNESP podem vivenciar o cotidiano dos médicos por meio das atividades no hospital escola. 

9. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

A UFPE é a representante do Nordeste no ranking das 10 melhores faculdades de Medicina do Brasil. O campus localizado em Recife conta com o Centro de Ciências da Saúde e o Hospital das Clínicas, que atende todas especialidades médicas. Além disso, a universidade oferece o curso de Medicina no campus em Caruaru.

10. Universidade Federal Fluminense – UFF

A Faculdade Fluminense de Medicina é uma das mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro e referência no Brasil todo. A graduação de Medicina está entre as mais conceituadas da UFF e ocupa o 5º lugar no RUF 2019 no quesito avaliação do mercado. 

Gostou de conhecer as melhores faculdades de Medicina do Brasil com base no RUF 2019? Então compartilhe este conteúdo com os seus amigos que desejam cursar Medicina!

Comente