Mudanças Enem 2018 – Edital

Já está por dentro das mudanças Enem 2018? Confira todas as novidades previstas de acordo com o Edital do exame.

O Enem 2017 foi marcado por grandes mudanças. Desde então, os candidatos que aguardam o primeiro edital depois das alterações implementadas ano passado estão ansiosos para saber o que muda este ano.

As possíveis mudanças do Enem 2018 foram anunciadas em março ( no dia 21), quando foi p publicado o edital dp processo seletivo. Segundo o Inep, house aperfeiçoamentos no edital. Além disso, o Ministro da Educação afirmou que essas alterações vão melhorar a aplicação do Enem e aumentar o leque de inovações do exame.

O Enem atual

 

Em 2107, milhares de estudantes foram impactados com o anúncio das novas regras do Enem. Elas foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada no dia 9 de março de 2017, com o Ministro da Educação e a Presidente do Inep, Maria Inês Fini.

Dentre as mudanças do Enem 2017, destaca-se a aplicação das provas, que deixaram de ser em um único final de semana. A partir de 2017, elas começaram a ser aplicadas em dois domingos seguidos — 05 e 12 de novembro.

Além disso, o valor da taxa de inscrição passou de R$ 68,00 para R$ 82,00. O processo de isenção também teve alterações. A nova regra passou a contemplar apenas os candidatos cadastrados no CadÚnico — Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.

Outras alterações ocorridas foram:

  • O Enem deixou de funcionar como certificação do ensino médio. Essa função voltou a ser do Encceja — Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos;
  • Os cadernos de prova passaram a ser personalizados, ou seja, conter número de inscrição e nome dos candidatos na capa;
  • O Enem por escola deixou de ser divulgado. Até 2016, as médias das notas dos alunos eram divulgadas separadas por escolas. Por esse motivo, os resultados do Enem serviam de base para compor rankings entre as escolas.

Mudanças Enem 2018

Com a publicação do Edital Enem 2018 no Diário Oficial da União,  no dia 21 de março, foram anunciadas as seguintes mudanças para o exame deste ano:

  • 1  – Isenção

A solicitação da isenção da taxa de inscrição deverá ser feita antes do início das inscrições oficiais do Enem 2018 na Página do Participante. As solicitações deverão ser feitas entre s dias 2 e 11 de abril.

Os participantes que ganharam a isenção da taxa e não fizeram o Enem 2017 terão que comprovar o motivo da ausência nos dias de 2 a 11 de abril, caso desejem se inscrever no Enem 2018 sem pagar a taxa de inscrição.

  • 2 – Fiscalização

Os candidatos que fazem utilização de artigos religioso, por exemplo burca e quipá,  serão obrigatoriamente revistados pelos aplicadores de prova.  Caso negado, o candidato corre risco de eliminação do exame.

  • 3 – 2° Domingo com mais 30 minutos de provas

O primeiro domingo irá continuar com 5 horas e 30 minutos de prova para realização das provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. No entanto, foram acrescentados mas 30 minutos no segundo dia de prova do Enem 2018, totalizando 5 horas de prova para os candidatos resolverem a prova de Ciências das Natureza e Matemática.

  • 4 – Atrasados

Uma das mudanças Enem 2018 bastante significativa foi a possibilidade dos candidatos que, por algum motivo, chegaram atrasados e não conseguiram realizar a prova poderão solicitar a reaplicação do exame em data posterior. Ficará a cargo do INEP avaliar o pedido.

Com tantas novidades em 2018 os estudantes se como poderá estar a complexidade das provas, que já foi verificada em 2017.

Com a reforma do ensino médio e o Enem caminhando para se tornar o meio mais importante de acesso ao ensino superior, a expectativa é que o nível de dificuldade das questões aumente, exigindo mais análise e raciocínio dos candidatos.

Cronograma do Enem 2018

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril
  • Inscrições: 7 a 18 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho
  • Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro

O que acha das previsões de mudanças Enem 2018 para este ano? Deixe seu comentário abaixo!

5 Comentários

  1. renate Reply
  2. ROSAMARLY FONSECA DA SILVA Reply
  3. Dkavila Reply
    • Luís Reply
  4. Luís Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *