Mudanças Sisu 2019: Confira todas as alterações!

Veja todas as mudanças Sisu 2019 após a publicação do edital do processo seletivo.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificado – é um programa responsável pelo processo seletivo de estudantes que estão buscando vagas em instituições públicas de ensino superior. E quem está aguardando a edição 2019 não pode perder este post!

O motivo é que foi lançado no dia 21 de novembro de 2018 o edital da primeira edição do Sisu 2019 e a novidade é que ele vem com mudanças. Isso mesmo! Por isso, fique de olho nas informações que vamos compartilhar aqui para não deixar nada passar. Confira!

Sisu 2019: Inscrições e Resultado

Com a publicação do edital da próxima edição e com as mudanças no Sisu 2019, a primeira informação que você deve anotar é o período de inscrição do processo seletivo. Ele vai do dia 22 de janeiro até o dia 25 de janeiro. Vale lembrar que o resultado do Enem está previsto para o dia 18 de janeiro.

Vale destacar que a primeira edição será composta de uma única chamada regular. Já o resultado, será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019. Quanto às matrículas e também os registros acadêmicos que os estudantes deverão fazer nas instituições para as quais foram selecionados no período regular, se realizarão no período de 30 de janeiro a 04 de fevereiro.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar ou cancelar suas opções de vaga. Quanto à inscrição, o processo seletivo continua gratuito para todos os participantes. Além disso, as instituições participantes continuarão disponibilizando acesso gratuito à internet para que os candidatos possam efetuar sua inscrição.

O resultado poderá ser consultado tanto na página do Sisu na internet (http://sisu.mec.gov.br), quanto nas instituições para onde efetuou sua inscrição. Como vem ocorrendo nas edições anteriores, a classificação no processo seletivo do Sisu observará os seguintes critérios:

  • Maior nota na redação;
  • Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Mudanças Sisu 2019 – Veja as alterações

Mudanças Sisu 2019

(zapolzun/iStock)

E então, o que realmente vai mudar no Sisu 2019 com a publicação deste edital? O grande destaque está nas opções de vagas. O candidato continua podendo escolher duas opções. No entanto, aquele selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vagas não poderá participar da lista de espera.  Essa regra se aplica independentemente de ter realizado ou não sua matrícula na instituição para o qual foi selecionado.

Isso quer dizer que, se antes o estudante poderia até mesmo fazer sua matrícula na segunda opção e ainda declarar interesse para entrar para a lista de espera na primeira opção, com as mudanças Sisu 2019, não pode mais.

Seja qual for a opção que o estudante for chamado, será essa que ele irá estudar.
Caso não seja chamado em nenhuma opção de vaga, o mesmo poderá manifestar interesse em uma das duas opções para entrar para a lista de espera.

Como você pode notar, a maior mudança que a edição do Sisu de 2019 traz está relacionada à manifestação de interesse para a lista de espera. Sendo assim, esperamos que com essas informações você pode analisar bem qual suas opções e se preparar, afinal, aquele em que for chamado será sua opção final.

Uma resposta

Deixa um comentário