Nota do Enem 2019 – Veja como consultar seu desempenho na prova

Saiba como consultar sua nota do Enem 2019 e como calcular sua média para os processos seletivos.

Todos os anos milhares de pessoas ― entre jovens e adultos ― fazem o Enem com o objetivo de ingressar no ensino superior. Mas, nem todas elas sabem como calcular a média do Enem e nem para que ela serve.

Por essa razão, preparamos este texto com informações úteis que vão ensinar não só a calcular a média do Enem, mas também como consultar a nota do Enem 2019 e, assim, saber como foi o seu desempenho na prova. 

Se você se interessou por essas informações, não perca tempo e leia agora mesmo este texto!

Enem 2019

Nota do Enem 2019

Sabemos que o Enem é um dos maiores e mais importante exames aplicados hoje em dia no país. Prova disso é que ele é a porta de entrada para a maioria das universidades brasileiras e vem, ao longo dos anos, possibilitando o acesso ao nível superior de pessoas de baixa renda. 

Em 2019 milhares de pessoas vão tentar uma vaga no ensino superior através deste programa que foi criado pelo Governo Federal em 1998. Inicialmente, ele foi criado apenas como meio de avaliação dos estudantes que estavam terminando o ensino médio, ou seja, como uma forma de avaliar a qualidade do ensino básico. 

Mas, em 2009 o Enem deixou de ser apenas um meio de avaliação e passou a ser utilizado como critério de seleção para o preenchimento de vagas nas Universidades Públicas do país. 

Hoje em dia ele praticamente substituiu o vestibular e sua nota serve também como critério para outros programas como o ProUni, o Sisu e o Fies. Esses programas exigem que os participantes informe a nota do Enem. É o caso do ProUni que exige que o candidato às bolsas tenham obtido a pontuação mínima de 450 pontos no Enem. 

Aprenda a calcular a média do Enem 

Além de estudar e obter um bom rendimento nas provas, é de grande importância saber calcular a média do Enem para medir o seu desempenho. Fazendo isso, você vai saber se sua nota está inferior ou superior à nota de corte exigida para algum curso em determinada universidade. 

Após as provas, o Enem divulga as notas individuais dos candidatos de acordo com as áreas de conhecimento. Por meio dessas notas é possível calcular a média do Enem, que pode ser simples ou por peso. Mas antes, vamos entender o que essas duas médias significam. 

Média Simples

A média simples é a média aritmética e, portanto, é muito fácil de ser calculada. Para calcular a média simples do Enem, basta somar as notas das cinco áreas de conhecimento e depois dividir esse valor por cinco.

Uma observação importante neste cálculo é que todas as notas possuem a mesma importância. 

Média por pesos

A média por pesos ― também chamada de média ponderada ― é obtida por meio de pesos, que são atribuídos a cada prova. Por exemplo: a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias tem peso 2; a de Ciência Humanas e suas Tecnologias tem peso 1 e as demais têm peso 3. Essa é uma situação hipotética para mostrar que, diferentemente da média simples, as notas não têm a mesma importância. 

Para calcular a média por pesos é necessário saber não só as notas individuais dos candidatos, mas também os pesos atribuídos pelas instituições para cada nota do Enem. Para ilustrar, vamos para o seguinte exemplo: 

Suponhamos que o candidato deseja ingressar no curso de Medicina em determinada instituição. Os pesos que devem ser considerados são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2,00
  • Matemática e suas Tecnologias: 1,00
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 3,00
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 1,00
  • Redação: 3,00

Neste caso, para conseguir a média por pesos você deverá:

  • Multiplicar cada nota da prova pelo peso dado a ela;
  • Somas esses valores;
  • Dividir a soma dos valores pela soma dos pesos. 

Viu como é fácil de calcular? O importante é saber os pesos que a instituição atribuiu para cada prova.

Saiba como consultar a nota do Enem 2019

Consultar a nota do Enem 2019 é muito simples. Basta seguir os passos que vamos mostrar a seguir:

Passo 1: acesse o site do Inep;

Passo 3: na próxima página, confira as notas de cada área de conhecimento. 

Nota do Enem 2019 - Veja como consultar seu desempenho na prova

Caso não lembre da senha cadastrada na inscrição do Enem, basta clicar em “Esqueci minha senha” na página do acesso, logo em cima da opção “enviar”, informe um e-mail válido e você receberá uma nova senha. 

Caso deseje ver seu desempenho detalhado, clique em “Vista Pedagógica” no canto inferior direito da tela. Nesta página você tem acesso à pontuação de cada uma das provas e ao gráfico de desempenho, comparando o seu aos de outros participantes. Além disso, você tem acesso à imagem escaneada da sua redação. Interessante, não é mesmo? 

Agora que você sabe como consultar a nota do Enem 2019 e a calcular a sua média, seja ela simples ou por pesos, não perca tempo e continue estudando para obter as melhores notas!

Comente