Fies 2/2019: Inscrições Segundo Semestre

Fique atento às regras para se inscrever no Fies 2/2019 no segundo semestre. 

Se você não conseguiu crédito para financiar seu curso superior no primeiro semestre, não tem problema. A boa notícia é que há uma segunda chance para quem se inscrever no Fies 2/2019.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que concede crédito a estudantes de cursos superiores em instituições de ensino privadas. Com ele, você diminui o valor da mensalidade e pode pagar o financiamento só depois da formatura.

Então, se você pretende ingressar no ensino superior no segundo semestre deste ano, já pode se preparar para o Fies 2/2019 com as nossas dicas. A seguir, você confere como fazer a inscrição, pré-requisitos e outras informações importantes sobre o programa.

Calendário Fies 2/2019

  • Inscrições: 25 de junho a 1 de julho.
  • Pré-seleção: 9 de julho.
  • Contratação: 10 a 12 de julho.
  • Chamada da lista de espera: 15 de julho a 23 de agosto.

Passo a passo para se inscrever

Fies 2/2019 - Inscrições Abertas
  1. Para fazer a inscrição, acesse o site: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br  e, se for seu primeiro acesso, clique no botão para fazer o cadastro.
  2. Preencha seu CPF, data de nascimento e o código de verificação que aparece na tela.
  3. A partir dos seus dados, o sistema buscará seu boletim de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se a sua nota for suficiente para participar do Fies 2/2019, basta prosseguir com a inscrição.
  4. Na próxima página, você deve incluir informações, como data de nascimento, telefone, e-mail e criar uma senha de acesso.
  5. O sistema enviará um e-mail com um link de ativação.
  6. Depois de ativar seu cadastro, retorne à página do Fies para fazer o login e prosseguir com a inscrição.
  7. Você precisa preencher todos os seus dados pessoais, responder a um questionário socioeconômico, incluir as informações pessoais e a renda de cada pessoa que faz parte do seu grupo familiar.
  8. Em seguida, selecione até três preferências de cursos e instituições de ensino onde deseja estudar.

Depois de aceitar os termos do Fies, você será redirecionado à página de acompanhamento e é só aguardar o resultado.

Pré-requisitos para participar do Fies 2/2019

Para participar do Fies 2/2019, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. São eles:

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 com pontuação média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos para concorrer na modalidade de financiamento do Fies.
  • Já na modalidade P-Fies, é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de 3 (três) a 5 (cinco) salários mínimos.

Modalidades do Fies

Fies 2/2019: Inscrições Segundo Semestre

Com as mudanças recentes no Fies, agora existem duas modalidades diferentes. Confira:

Fies Juros Zero

Os financiamentos concedidos na modalidade Fies são para estudantes com renda familiar per capita de até 3 (três) salários mínimos. Nesse caso, o pagamento será feito com taxa de juros zero.

Durante o curso, o estudante precisa pagar uma valor de coparticipação referente aos encargos que não são financiados pela instituição de ensino. Depois de concluir o curso, a parcela de amortização será cobrada de acordo com a realidade financeira do estudante.

P-Fies

Para concorrer nessa modalidade, os participantes precisam ter renda familiar per capita entre 3 (três) a 5 (cinco) salários mínimos. No P-Fies, as condições para o financiamento estudantil são definidas entre o banco, a instituição de ensino superior e o estudante.

Classificação e pré-seleção

Além da nota obtida no Enem, a classificação dos candidatos é definida pelos seguintes critérios, em ordem de prioridade:

  • Pessoas que não concluíram o ensino superior e não tenham sido beneficiadas pelo financiamento estudantil;
  • Pessoas que não concluíram o ensino superior, mas que tenham sido beneficiadas pelo financiamento e que já tenham quitado a dívida;
  • Candidatos que terminaram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que já terminaram o ensino superior, que foram beneficiados pelo financiamento e que já quitaram a dívida.

Fique atento à divulgação do edital do Fies 2/2019 com o cronograma completo. Assim você não perde o prazo e pode ficar mais perto do seu sonho de ingressar em uma faculdade.

Conteúdo diário sobre o Enem, SiSU, ProUni e Fies. Sugestões de conteúdo: contato@foconoenem.com

Comente