ProUni 2/2018 – Inscrições Segundo Semestre

Por
Publicado em 20/03/2018 (atualizado em 18/06/2018)

As inscrições para o processo seletivo ProUni 2/2018 estão abertas entre os dias 26 e 29 de junho. Confira!

Se você não se inscreveu no ProUni 1/2018 ou não foi aprovado, não se preocupe. Ainda é possível concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de fazer um curso superior.

Quem está aguardando as inscrições ProUni 2/2018 (Segundo Semestre) pode ficar animado. Só no primeiro semestre de 2018, o Programa ofereceu o maior número de vagas desde 2005. Foram 242.987 distribuídas em 2.976 instituições privadas.

O ProUni foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 e, desde então, vem possibilitando que muitos jovens estudantes realizem o sonho de fazer uma faculdade.

Neste post, vamos falar sobre as inscrições ProUni 2/2018 e suas possíveis datas. Por isso, não perca nenhuma informação e garanta sua participação no segundo semestre deste ano. Confira!

Inscrições ProUni 2/2018

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um Programa do Governo Federal que visa facilitar o ingresso de pessoas carentes ao nível superior. O ProUni oferece bolsas de 50% e 100% para custear as mensalidades em faculdades particulares. Os interessados podem concorrer no começo ou no meio do ano.

Para se inscrever e acompanhar o processo, tenha em mãos o seu CPF, o número de inscrição do Enem 2018 e a senha escolhida no ato da inscrição. Fique atento e não corra o risco de perder o prazo, deixando passar essa grande oportunidade de entrar para a faculdade.

Pré-requisitos para se inscrever

Para se inscrever no Prouni 2/2018, é preciso que o candidato tenha feito o Enem em 2017 e obtido, no mínimo, 450 pontos nas provas. Para concorrer, além de ter feito o Enem e obtido a pontuação mínima, o candidato deverá preencher alguns requisitos. Confira alguns deles:

  • não ter zerado a redação;
  • ter cursado o ensino médio todo em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral;
  • possuir renda familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para bolsas integrais; e renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, para bolsas parciais;
  • não possuam diploma de nível superior.

Além das pessoas que atendem a esses requisitos, podem também se inscrever portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino básico. No entanto, esses últimos precisam concorrer apenas para as vagas de licenciatura, pedagogia ou normal superior.

Datas de inscrição

As inscrições ProUni 2/2018 começam no dia 26 de junho (terça-feira) e vão até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 29 de junho (sexta-feira). Para se inscrever, é preciso acessar o site do Programa e realizar o cadastro com seus dados pessoais e número de inscrição do Enem.

26 a 29/6
Período de inscrições
02/07Resultado da primeira chamada
02 a 10/07 Período de comprovação de informações da primeira chamada
16/07
Resultado da segunda chamada
16 a 23/07
Período de comprovação de informações da segunda chamada
30 a 31/07Manifestação de interesse para lista de espera
02/08Resultado da lista de espera
03 a 06/08Período de comprovação de informações da lista de espera

Lembrando que o candidato pode escolher até duas opções de curso, de turno e de instituição de ensino, de acordo com suas preferências. Vale ressaltar também que a primeira chamada do ProUni normalmente ocorre poucos dias após as inscrições. Por isso, fique atento para não perdê-la

A primeira chamada do Prouni 2/2018 será divulgado no dia 2 de julho no site do processo seletivo. O resultado da segunda chamada poderá ser consultado apenas no dia 16 do mesmo mês. O candidato também poderá acompanhar as chamadas por meio das instituições para as quais se inscreveu.

As inscrições para participar da lista de espera do ProUni 2018 poderá ser realizada no dia 30 de julho no site do programa. Desse modo, fique de olho nas notícias e não perca essas oportunidades para conseguir sua bolsa de estudos!

Conteúdo diário sobre o Enem, SiSU, ProUni e Fies. Sugestões de conteúdo: contato@foconoenem.com

Comentários

Comente