O que vai cair no Enem 2018? 20 assuntos que irão estar na sua prova!

Não sabe o que vai cair no Enem 2018? Confira uma lista de 10 assuntos que tem grande probabilidade de estarem na prova.

Quem está se preparando para o Enem 2018 sabe que a quantidade de conteúdo indicado pelo edital é bastante significativo. Desse modo, é importante ter uma noção dos assuntos mais recorrentes nos anos anteriores para facilitar o estudo.

O que vai cair no Enem 2018?

Diante disso, fizemos uma pesquisa e descobrimos o que vai cair no Enem 2018 com base nas edições passadas. Você vai saber quais são os 20 assuntos mais cotados e aumentar as suas chances de aprovação. Confira!

Ciências Humanas e suas Tecnologias

1. Era Vargas

Neste tópico é importante estudar os avanços obtidos nesta época, principalmente na economia, com a implantação das indústrias de base. Além disso, estude também assuntos como: Constituições de 1934 e 1937, CLT, Ditadura do Estado Novo, Populismo, Nacionalismo, Petrobrás e Indústria Nacional.

2. Regime Militar

Não deixe de estudar assuntos com os atos institucionais (principalmente o AI-5), o Movimento de Diretas Já, os conflitos durante o governo Jango e o papel da Comissão Nacional da Verdade na defesa dos direitos humanos.

3. Movimentos sociais

O Enem sempre aborda assuntos relacionados aos Movimentos Sociais, por isso, muita atenção aos seguintes assuntos:

  • Luta contra o Apartheid;
  • Questões indígenas e demarcação de terras;
  • Movimento Feminista;
  • Conquistas trabalhista na Era Vargas; e
  • Defesa dos direitos civis.

4. Poderes e democracia

Focar na divisão de Poderes — Judiciário, executivo e legislativo — e dominar os conceitos que envolvem a Democracia, como: voto, cidadania e direitos, sejam eles civis, políticos ou sociais.

5. Identidade Nacional

As questões do Enem sempre apresentam questões relacionadas à cultura e identidade nacional. Essas questões abordam os valores, tradições, comidas, costumes, festas e outros itens que compõem a formação da identidade de um povo.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

6. Ecologia e problemas ambientais

As questões de ecologia estão na maioria das vezes ligadas aos problemas ambientais, já que ela aborda a interação entre seres vivos e o ambiente em que eles vivem. Por esse motivo, foque nos ciclos bioquímicos, poluição, relações biológicas, estrutura dos ecossistemas e até mesmo assuntos mais atuais, como o Novo Código Florestal.

7. Genética e evolução

Evolução traz questões sobre hereditariedade, adaptação e evolução dos seres vivos ao longo do tempo. Também é importante estudar as teorias de Darwin, de Lamarck e também a teoria sintética.

Já as questões que envolvem genética podem vir no Enem abordando a transmissão de características contidas no DNA de uma pessoa ou o cálculo de ocorrência de caráter em gerações por meio do histórico familiar.

8. Química orgânica

Neste tópico você deve dar atenção ao estudo da estrutura dos compostos orgânicos, relacionando o assunto com a geração de energia e seu impacto com o meio ambiente. estude as reações, funções e propriedades dos compostos orgânicos.

9. Ondulatória e elétrica

Em ondulatória vale a pena estudar fenômenos como refração, difração, retração, ressonância, interferência, polarização, reflexão e efeito doppler. Eles são fortes candidatos a questões com base nos últimos anos.

Elétrica cobra mais questões que estão presente no dia a dia das pessoas, como as represas utilizadas na geração de energia, por exemplo. Além disso, não deixe de estudar exercícios relacionados aos seguintes assuntos: eletrodinâmica, eletromagnetismo e eletroestática.

Matemática e suas Tecnologias

10. Razão e Proporção

Esses  assuntos são bastante comuns na prova do Enem. No entanto, é bom saber que eles sempre são colocados de forma contextualizada. Espera-se que o candidato tenha boa noção de interpretação de texto para resolver as questões que envolvem a divisão entre duas grandezas.

11. Estatística

As questões de estatística esperam que o candidato colete, organize e interprete os número em um conjunto de resultados. Por isso, é fundamental ter na ponta do lápis conhecimentos sobre cálculo de medianas, médias, modas e outras medidas.

12. Probabilidade

Na Probabilidade há o estudo do cálculo que é realizado para saber quais as chances para que uma situação ocorra. Na prova do Enem, esse assunto pode vir em questões que pedem a análise de dados de vários experimentos.

13. Equações do primeiro grau

As equações surgem de maneira bem simples, exigindo que o candidato saiba montar e resolver uma equação do primeiro grau com base nas informações apresentadas no enunciado. Mais uma vez, o participante deve ter boa interpretação de texto.

14. Regra de três

Também bastante famoso no Enem, esse assunto é utilizado não apenas na prova de matemática, mas também como recurso na resolução de questões em outras disciplinas — Física, Química, Biologia.

Linguagens e suas Tecnologias

15. Modernismo

O participante deverá estudar as transformações que ocorreram época do ponto de vista político, econômico, social, humano e até mesmo espiritual. Além disso, pode ser que apareçam questões sobre a transição das fases do Modernismo.

16. Romantismo

Assim como no Modernismo, é importante estudar o contexto histórico, os principais artistas e as características do Romantismo e suas três gerações. Além disso, não deixar de estudar sua influência na arte.

17. Realismo

É comum aparecer questões sobre as ideias objetivas do realismo. Para respondê-las, é preciso conhecimento não só do movimento em si e como ele se desenrolou con contexto histórico, mas também saber sobre a vida dos autores e suas obras, como Machado de Assis, por exemplo.

18. Interpretação de textos

A capacidade de interpretação de textos ajudará não só na prova de Linguagens, mas em todas as outras. O participante deverá analisar os diferentes gêneros presentes no texto, reconhecê-los e saber os efeitos que eles produzem na linguagem.

19. Diversidade linguística

Para se sair bem em questões que abordam diversidade linguística, será necessário saber distinguir as variações dentro de um mesmo idioma. Essa diversidade se dá por questões históricas, regionais, geográficas, sociais etc. Pode ser que seja necessário, inclusive, diferenciar a norma padrão e coloquial da língua.

19. Tecnologia da Informação e Comunicação

A influência das novas mídias — principalmente a internet — na política, na economia e na sociedade,os diferentes gêneros digitais e os recursos linguísticos usados e o uso das novas tecnologias e seu impacto social. Esses são os assuntos mais recorrentes sobre o assunto.

Agora que você já sabe o que vai cair no Enem 2018, não perca tempo! Comece agora mesmo estudar e saia na frente!

Leave a Reply