Os 10 autores mais cobrados no Enem

Ao contrário ao que grande parte dos estudantes imaginam, a prova de Linguagens e Suas Tecnologias do Enem não é uma prova que exige apenas habilidades de interpretação, mas também conhecimentos sobre gramática, aspectos linguísticos e literatura. Conhecer as principais escolas literárias do Brasil, seus autores e o contexto histórico é muito importante para quem deseja obter uma bom desempenho.

Para o conteúdo de literatura da prova do Enem não existe uma lista livros obrigatórios para leitura, como acontece com os demais vestibulares, no entanto, isso não significa que o candidato não tenha que ler nenhum livro ou aprofundar seus conhecimentos em literatura. As questões de literatura, em geral, são as que os candidatos mais erram no Enem, e consequentemente, são as que valem mais pontos.

Algumas questões de literatura do Enem são resolvidas somente se o aluno conhecer o autor de determinado poema, poesia ou trecho de livro contidos no enunciado. Por isso, é essencial ficar ligado nas obras dos autores mais cobrados no Enem, suas características, como, por exemplo, escola literária, contexto-histórico, linguagem e principais obras.

10 autores mais cobrados no Enem

machadoassis1) Machado de Assis

Considerado o maior nome da literatura nacional, Machado de Assis foi um escritor do realismo e romantismo. Suas obras são clássicos da literatura brasileira, dentre elas: Memórias Póstumas de Brás Cuba e Dom Casmurro.

Leia mais sobre Machado de Assis


mi_84618008700739442) José de Alencar

Escritor romancista que buscou mostrar o Brasil de forma romântica e idealizada para os próprios brasileiros. A variedade linguística de suas obras fazem parte da nossa cultura popular, da nossa fauna e flora. Suas principais obras são: Iracema, o Guarani e Senhora.

Leia mais sobre José de Alencar


Carlos Drummond de Andrade1

3) Carlos Drummond de Andrade

O mais importante e mais influente poeta do Século XX, a literatura de Carlos Drummond de Andrade é queridinha do Enem. As temáticas existências humana , o nacionalismo crítico da suas obras e estruturas do seu poemas são destaques nas questões do exame.

Leia mais sobre Carlos Drummond de Andrade


clarice lispector enem

4) Clarice Lispector

A literatura de Clarice Lispector não é unanimidade somente nas redes sociais, mas também nos principais processos seletivos. Autora modernista, sua escrita é singular, sofisticada e profunda, e por isso, exigem que o aluno tenha grande capacidade de compreensão dos textos.  Suas principais obras são: A Hora da Estrela, Felicidade Clandestina e Laços de Família.

Leia mais sobre Clarice Lispector


1242503081_3osvald_de_andrade_405) Oswald de Andrade

Ousado, polêmico e radical, Oswald de Andrade foi o principal escritor da primeira-fase modernista. As questões do Enem que evolvem esse autor estão relacionadas com a inovações de suas obras em comparação com os demais estilos literários.  Principais obras: Manifesto Antropofágico e Pau-Brasil.

Leia mais sobre Oswald de Andrade


Joaoguimaraesrosa1 06) Guimarães Rosa

Médico, autor e escritor modernista, Guimarães Rosa é considerado um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos. Sua literatura é marcada por retratar a sofrida vida no sertão brasileiro e suas inovações de linguagens. Principal Obra: Grandes Sertão Veredas

Leia mais sobre Guimarães Rosa


graciliano-ramos 07) Graciliano Ramos

Autor de “Vidas Secas”, Graciliano Ramos é um dos principais nomes da segunda geração modernista. Sua literatura se preocupava com o povo marginalizado pela seca, pelo sistema social, econômico e político vigente.

Leia mais sobre Graciliano Ramos


CECÍLIA MEIRELES - FOTO ENVELHECIDA08) Cecília Meireles

Assim como Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, Cecília Meireles também faz parte dos grandes nomes de escritores romancistas neo-regionalistas do modernismo. Autora de “Romanceiro da Inconfidência’, obra que reflete a história do povo brasileiro.

Leia mais sobre Cecília Meireles


Luís Fernando Veríssimo09) Luís Fernando Veríssimo

Escritor contemporâneo, as crônicas de Veríssimo já foram base para diversas questões do Enem nos últimos exames. Sua literatura irônica está agajada com temas atuais da sociedade, como política e exclusão social.

Leia mais sobre Luis Fernando Veríssimo


manoel-de-barros10) Manoel de Barros

Pertencente a geração de escritores pós-45 ou pós-modernistas, Manoel de Barros é considerado um dos maiores poetas do século XX. Suas obras possuem um universo próprio e linguagem profunda, o que exige atenção para sua interpretação.

Leia mais sobre Manoel de Barros


Como podem analisar pelo escritores citados acima, os autores preferidos das questões de literatura do Enem fazem parte do movimento modernista ou pós-modernistas. Esses autores são os mais recorrentes, entretanto, o aluno também poderá encontrar nomes como Castro Alves, Fernando Pessoa, Álvares de Azevedo, Fernando Sabino, Rubem Braga, José Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, e outros ícones da literatura brasileira e portuguesa.

Gostou das dicas dos autores mais cobrados no Enem? Deixe um comentário logo abaixo ou compartilhe nas redes sociais! 🙂

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 1 =