Acessar Página do Participante INEP – ENEM 2020

Na Página do Participante do Enem 2020 você tem acesso a todos os recursos do processo seletivo. Confira!

Por
Publicado em 03/01/2020 (atualizado em 18/01/2020)

Quem já fez o Enem, com certeza já ouviu muito falar na Página do Participante INEP. Para quem não conhece, trata-se de um ambiente virtual onde o candidato acompanha todo seu processo no exame, desde a inscrição do Enem 2020 até a divulgação do resultado.

Quem vai fazer o Enem 2020, sendo a primeira vez ou não, precisa saber como acessar a Página do Participante INEP para realizar diversas ações importantes, como inscrições, solicitação de isenção, consulta do local de provas e, claro, do resultado. 

Por essa razão, fizemos este artigo com todas as informações que você vai precisar. Não deixe de ler!

O Enem 2020

A edição do Enem 2020 está com inscrições prevista para maio, com base nas datas de 2019. Entretanto, a aplicação das provas já tem datas confirmadas: 01 e 08 de novembro. O que precisamos considerar é neste ano algumas mudanças vão entrar em vigor, fazendo com que tenham duas aplicações de prova: a tradicional em novembro e a digital em outubro.

A partir de 2020 o Ministério da Educação (MEC) vai aplicar, como projeto piloto, a versão digital do Enem. Para os candidatos que se inscreverem para esta versão, as provas serão realizadas também em dois domingos consecutivos: 11 e 18 de outubro. 

Conforme informações prestadas pelo MEC, no Enem Digital, a prova será feita em um computador e, em 2020, será aplicada em apenas algumas cidades brasileiras. Os estudantes devem escolher no ato da inscrição se querem fazer a prova tradicional ou digital. Se quiser saber mais sobre o Enem Digital, clique aqui.

Como acessar Página do Participante INEP

A Página do Participante INEP é é página onde o candidato interessado e realizado o Enem 2020 realiza as inscrições, a solicitação de isenção e o acompanhamento do processo seletivo até a finalização da edição. 

Ela é acessada após cadastro, em que os estudantes escolhem uma senha de acesso. É por meio desta senha e do número de CPF que é feito o login para acompanhar as ações relacionadas à inscrição e demais solicitações do Enem. Podemos dizer que ela é a página exclusiva do candidato, onde ele encontrará todas as informações sobre sua participação no Enem. 

Para acessar a Página do Participante INEP, siga os passos a seguir:

Acessar Página do Participante Inep Enem 2020
  • Acesse o site oficial do Enem. Escolha a opção “Página do Participante”;
  • Escolha a figura correta do desafio apresentado;
  • Em seguida, o sistema solicitará que digite seu CPF e senha;
  • Pronto! Você acabou de acessar a Página do Participante. 

Como foi dito, neste ambiente você tem todas as informações do Enem e pode realizar as ações necessárias, como mostraremos a seguir:

Inscrições e Solicitação de isenção

As inscrições para o Enem 2020 têm início no mês de maio. No entanto, a solicitação de isenção da taxa de inscrição, que também é feita na Página do Participante INEP, é feita em um período antes das inscrições. 

Fique atento às publicações do MEC, pois o período de solicitação de isenção é até um mês antes das inscrições. A isenção do Enem é um direito concedido ao estudante carentes que não têm condições de arcar com o valor da taxa, ou seja, que atendam os pré-requisitos a seguir:

  • Estar fazendo ou ter feito o ensino médio em escola da rede pública de ensino;
  • Ter feito o ensino médio em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser membro de família que possui cadastro no CadÚnico ― Cadastro Único para Programas Sociais; e
  • Ter renda familiar por pessoa igual ou inferior a 1 (um) salário e meio.

Cartão de Confirmação e Local de Provas

Além das inscrições e solicitação de isenção, os estudantes utilizam a Página do Participante INEP para visualizar o cartão de confirmação. É nele que estão as informações que o estudante precisa para fazer a prova, como local de prova e demais orientações para o dia do exame.

Para consultar o cartão de confirmação o estudante deverá acessar a Página do participante da mesma forma: por meio de CPF e senha. Com base nas edições anteriores, espera-se que ele esteja liberado em meados de outubro.

Desempenho e resultado

Outra funcionalidade da Página do Participante é a consulta do desempenho e, claro, o resultado da prova. Após o login, o candidato pode visualizar as notas e saber como foi seu desempenho individual. É simples acessar as notas, pois elas ficam disponíveis, separadas por área de conhecimento.

Também é possível ver o desempenho com mais detalhes. Para isso, basta clicar na opção “Vista Pedagógica”, que fica na canto inferior da tela. É nesta página que você vai saber qual sua pontuação em cada uma das provas. 

Além disso, o sistema mostra um gráfico de desempenho em que há, inclusive, uma comparação do seu desempenho com outros participantes. É uma opção bem interessante. Por fim, o sistema mostra a imagem da sua redação escaneada. 

Veja também:

Tudo isso é possível fazer acessando a Página do Participante INEP do Enem 2020. Percebeu como ela é importante? Então, aproveite e compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

Comente