Prouni 2/2019 – Inscrições Segundo Semestre

Quer se inscrever no Prouni 2/2019? As inscrições para o segundo semestre inciam no mês de junho. Confira todos os detalhes!

Todos os anos, os interessados em conseguir uma bolsa pelo Prouni ― Programa Universidade para Todos ― têm suas oportunidades de participar da seleção. É que o processo seletivo é feito no início do ano e também no meio do ano.

A edição do ProUni 2/2019 já está sendo aguardada com expectativa por quem não conseguiu o que buscava no início do ano. Por esse motivo, fizemos este post com as informações que você precisa saber antes de participar. Confira!

ProUni 2/2019: entenda o programa

Prouni 2/2019: Inscrições Abertas

O ProUni é um programa criado pelo Governo Federal. Seu objetivo é oferecer bolsas de estudos para instituições de ensino superior privadas para pessoas carentes. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%) e os interessados podem concorrer duas vezes por ano.

As bolsas parciais são ofertadas aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos. Já as bolsas integrais, estão destinadas aos estudantes que comprovarem possuir renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Vale destacar que, aqueles que não conseguirem o benefício integral, podem tentar financiar os outros 50% pelo Fies ― Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

Pré-requisitos para participar do ProUni 2/2019

Para participar do ProUni 2/2019, é necessário atender a alguns pré-requisitos. Vale ressaltar que as exigências a seguir são as mesmas para a edição do primeiro semestre.

  • Ter feito Enem no ano anterior, ou seja, a edição de 2018;
  • Não ter zerado a prova de redação e ter obtido, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas;
  • Não ter diploma de nível superior;
  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou parte dele em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Ter algum tipo de deficiência física;
  • Ser professor em cursos de Pedagogia, Licenciatura ou Normal Superior. Mas, neste caso, devem lecionar na rede pública de ensino; e
  • Possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas de 100%;
  • Possuir renda familiar de até 3 (três) salários mínimos para concorrer às bolsas de 50%.

Como é feita a seleção das bolsas

A seleção de bolsas para pelas seguintes etapas até chegar aos estudantes.

Primeiro é feita a inscrição e uma pré-seleção feita pelo MEC. Nessa etapa, o estudante escolhe uma modalidade de bolsa (parcial ou integral) e indica até 2 (duas) opções de instituições, habilitações, cursos ou turnos dentre aqueles que estão disponíveis. Depois, o SisProuni classifica esses estudantes de acordo com as notas que eles tiveram no Enem.

Na próxima etapa ocorre a conferências das informações prestadas pelos alunos. As instituições de ensino superior particulares agendam um dia em que eles devem comparecer levando os documentos que comprovam as informações colocadas na ficha de inscrição.

Por fim, as instituições fazem a seleção dos estudantes, que são admitidos no programa mediante o Termo de Concessão de Bolsa.

Calendário de inscrições

Confira as datas oficiais do processo seletivo de acordo com o edital do Prouni 2/2019:

  • Inscrições Prouni 2/2019: 11 a 14 de junho
  • Resultado da 1ª chamada: 18 de junho.
  • Comprovação de informações para aprovados na 1ª chamada: 18 a 28 de junho.
  • Resultado da 2ª chamada: 2 de julho.
  • Comprovação de informações para aprovados na 2ª chamada: 2 a 11 de julho.
  • Lista de espera: 18 de julho.

Fique atento ainda ao prazo estabelecido pelas instituições de ensino para comprovação das informações para os aprovados na primeira chamada, segunda chamada e lista de espera.

Passo a passo a para se inscrever no ProUni 2/2019

A inscrição no ProUni 2/2019 é muito simples. Você vai ver no passo a passo que vamos mostrar a seguir:

Prouni 2/2019: Inscrições

Passo 1: Acesse o site oficial do ProUni através do link: prounialuno.mec.gov.br.

Passo 2: Em seguida, preencha as informações solicitadas, como “Número de inscrição do Enem 2018” e a “Senha do Enem 2018”. Se você não se lembrar da senha, basta clicar em “Esqueceu seu número de inscrição ou senha no Enem 2018” e seguir as instruções que o sistema vai dá para criar uma nova senha.

Passo 3: Informe as letras e números do desafio que aparecem na imagem em preto e branco.

Passo 4: Clique em “Entrar no ProUni”.

Passo 5: Após entrar no sistema, é hora que buscar as vagas disponíveis. Você vai notar que algumas informações foram preenchidas automaticamente. Confira se elas estão corretas.

Passo 6: Preencha o questionário socioeconômico e depois faça a escolha do curso e da instituição de ensino.

Vale ressaltar que, da mesma forma que ocorre no Sisu, o estudante pode escolher até 2 (duas opções) de instituições, cursos e turno que tem interesse em estudar. Inclusive, essas opções podem ser modificadas durante as inscrições até o dia do seu encerramento.  

Após seguir esse passo a passo, você deverá aguardar o resultado e ficar na torcida para que sua nota seja compatível com as opções que escolheu.

Gostou das dicas de como se inscrever no Prouni 2/2019? Alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Comentários

Comente