ProUni 2018: Inscrições Abertas

As inscrições Prouni 2018 estão abertas. Saiba passo a passo como se inscrever no processo seletivo e garantir uma vaga no curso dos sonhos.

O ProUni 2018 é uma oportunidade de ingressar no ensino superior para quem não passou em uma universidade pública e não tem condições de pagar uma instituição privada. O programa estudantil desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) existe desde 2014, e tem como objetivo permitir que jovens estudantes, que fizeram o Enem, possam se graduar por meio de bolsas de estudo.

Os candidatos do ProUni podem concorrer a bolsas integrais e parciais com até 50% de desconto. Para participar desse processo seletivo é importante acompanhar o cronograma para não perder a data para se inscrever. Quer fazer o curso dos seus sonhos? Confira abaixo mais informações sobre o ProUni 2018:

O ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos para faculdades privadas para estudantes de baixa renda, e que ainda não tenham se formado em nível superior. Para muitas pessoas, esse programa é a única possibilidade de fazer uma graduação, receber o seu diploma e conquistar uma nova posição no mercado de trabalho.

As bolsas integrais cobrem o valor total das mensalidades. Sendo assim, o aluno aprovado no ProUni não precisa pagar nada. Essa bolsa é voltada para os estudantes que possuem uma renda familiar de até um salário e meio por pessoa. As bolsas parciais são de 50%, ou seja, cobrem a metade da mensalidade do curso, a outra deve ser paga pelo estudante. É possível custear a segunda metade através do FIES.

Prouni 2018 Inscrições Abertas

Inscrições ProUni 2018

As inscrições para o ProUni 2018 são abertas duas vezes por ano, sendo no primeiro e no segundo semestre. A sua inscrição deve ser feita diretamente no site do programa. Entre na página e clique no ícone ‘’Se Inscrever’’. Na sequência, você deve selecionar a instituição de ensino superior e o curso do seu interesse. Informe o número de inscrição do Enem e a sua senha.

Durante a inscrição, o candidato pode escolher duas opções de instituição, curso e turno dentre as alternativas disponíveis. Em média uma semana após o processo de inscrição, o ProUni irá divulgar o resultado. Verifique se você foi aprovado acessando o site do programa e conferindo a indicação nos cursos escolhidos.

Pré-requisitos ProUni 2018

Para participar do ProUni 2018 e concorrer as vagas para bolsas de estudo em universidades privadas, você deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter feito o Ensino Médio completo em escola pública e parcialmente em escola provada por meio de bolsa integral da instituição;
  • Os estudantes que são portadores de alguma necessidade física;
  • Professores que atuam na rede pública de ensino, que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica, e que sejam integrantes de quadro de pessoal permanente de uma instituição pública;
  • Para ter direito a concorrer as bolsas integrais, o candidato tem que comprovar que a sua renda familiar bruta mensal por pessoa é de até um salário mínimo e meio;
  • Para pleitear as bolsas parciais de 50%, o candidato tem que comprovar que a sua renda familiar bruta mensal é de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter participado da última edição do Enem.

Todas as informações solicitadas acima terão que ser comprovadas no momento da matrícula na universidade privada.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =