Prouni 2019: Inscrições Abertas!

O ProUni 2019: Veja passo a passo como concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais usando sua nota do Enem 2018.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo Federal que tem possibilitado a diversas pessoas acesso ao ensino superior no país. Em 2019, o process seletivo para a distribuição de bolsas integrais e parciais em instituições privadas continua e nós vamos mostrar neste post quais os requisitos para participar, as possíveis datas de inscrição e, claro, como se inscrever.

Ficou interessado? Então, se antecipe e fique por dentro!

Entenda como funciona o ProUni

As inscrições para o ProUni 2019 têm início no dia 22 de Janeiro!

Como já foi dito, o programa oferece bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda que não podem custear as mensalidades de uma faculdade privada. Os estudantes interessados podem concorrer às bolsas tanto no começo como no meio do ano.

Para participar do ProUni 2019, o interessado deverá ter participado do Enem 2018. Além disso, deverá ter obtido como pontuação mínima 450 pontos na média de notas. Quanto a redação, é preciso que sua nota tenha sido superior a zero.

No entanto, esses não são os únicos requisitos para participar do ProUni 2019. O candidato deverá também :

  • Comprovar renda familiar, sendo de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer às bolsas integrais; e renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos no caso de bolsas parciais;
  • Não ter diploma de nível superior; e
  • Ter feito ensino médio todo em escola pública ou então em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

Podem se inscrever também os professores da rede pública de ensino básico e os portadores de deficiência. Entretanto, vale uma ressalva: os professores citados só podem concorrer para vagas de pedagogia, licenciatura ou normal superior.

Prouni 2019: Data de inscrição

Com base nas datas de inscrição do Prouni 2018, espera-se que o processo seletivo para 2019 abra inscrições em meador de fevereiro (06/02 a 09/02).

Ainda com base no cronograma do ano passado, podemos esperar que o resultado da primeira chamada saia ainda em fevereiro, por volta do dia 14.

O resultado da segunda chamada está previsto para março, já que na edição de 2018 foi divulgado no dia 02/03.

Passo a passo para fazer sua inscrição

Agora que você já sabe o que é o ProUni e quem pode participar, veja neste passo a passo como fazer sua inscrição na edição de 2019:

Passo 1: Acesse o site oficial para inscrições do Prouni: prounialuno.mec.gov.br.

Passo 2: Preencha o campo número de inscrição do Enem 2018. Vale destacar que é requisito para participar do Programa ter feito o Enem do ano anterior. Então, neste caso, o sistema vai reconhecer apenas o número da edição 2018.

Passo 3: Preencha o campo senha do Enem 2018“. Caso não se recorde da senha, basta clicar em “Esqueceu seu número de inscrição ou senha no Enem 2018?e seguir as instruções para criar uma nova senha.

Passo 4: Informe corretamente as letras e números que aparecem na imagem em preto e branco.

Passo 5: Clique em “Entrar no Prouni.

Após esses cinco passos, você poderá efetuar sua inscrição no ProUni 2019. Dando continuidade, após entrar no sistema, o candidato deverá fazer uma busca pelas vagas disponíveis. Vale destacar ao acessar a página, o sistema do ProUni puxa alguns dados automaticamente, como notas do Enem, dados pessoais e de contato do estudante.

Cabe a ele apenas clicar no curso que deseja concorrer como primeira opção e segunda opção, bem como seu turno e modalidade de concorrência (ampla ou cotas). Fazendo isso, basta clicar em “confirme sua inscrição”.

Para finalizar, é importante lembrar que enquanto durarem as inscrições, é possível entrar novamente no sistema e fazer alterações nas suas opções de cursos e faculdades.

Deixa um comentário