Prova do Enem 2019: 5 dicas de como ir bem no exame

Descubra os melhores hábitos de estudo para conseguir uma boa nota na prova do Enem 2019. Confira!

A prova do Enem 2019 acontece apenas no fim do ano, mas já é o momento de começar a se preparar para o exame. Afinal, a prova pode ser sua porta de entrada para o ensino superior e, quanto mais cedo você começar os estudos, melhores são suas chances de ir bem no exame.

Para isso, esqueça os métodos tradicionais de estudo em que você precisa se trancar em uma sala silenciosa e não sair até decorar todo o conteúdo. As questões do Enem vão além da “decoreba”: elas são interdisciplinares e exigem interpretação e senso crítico.

Para te ajudar, selecionamos 6 dicas para você se preparar para a prova do Enem 2019 desde agora. Confira!

5 Dicas de como ir bem na Prova do Enem 2019

Prova do Enem 2019

1 . Leia o edital

Pode parecer óbvio, mas acredite: muitos candidatos simplesmente ignoram o edital e perdem detalhes importantes sobre o exame. O documento contém todas as informações sobre a prova do Enem 2019: todos os conteúdos que serão cobrados na prova, data e horário da avaliação, informações sobre inscrição, o que é permitido e o que é proibido no dia da prova etc.

Portanto, mesmo que seja uma leitura chata, é essencial ler todo o edital. O ideal é que você imprima o arquivo e marque os pontos mais importantes para consultar sempre que tiver alguma dúvida sobre o exame.

2. Mantenha-se bem informado

Tanto as questões objetivas quanto a redação do Enem, costumam abordar assuntos atuais. Então, para não ser pego de surpresa e ter bons argumentos, é importante que você acompanhe as notícias nacionais e internacionais, seja em sites, jornais impresso ou pela televisão.

3. Tenha um cronograma de estudos

A organização é essencial para quem almeja um bom desempenho no Enem. Como primeiro passo, você pode criar um cronograma detalhado com os seus compromissos diários. Inclua tudo: aulas, atividades de lazer, pausa para descanso, horário para dormir e os momentos que vai se dedicar exclusivamente para estudar para a prova do Enem 2019.

Na hora de planejar os estudos, liste todos os conteúdos do edital e divida entre as quatro áreas do conhecimento e redação. Em seguida, separe as disciplinas que você tem mais dificuldade e as que são mais fáceis. Ao montar o cronograma, certifique-se de deixar um tempo maior para o conteúdo mais difícil. Dessa maneira, você não “foge” das matérias que não gosta e tem mais controle sobre tudo que precisa estudar ao longo do ano.  

4. Faça simulados

Uma das melhores maneiras de se preparar para a prova do Enem 2019 é treinando! Se você está matriculado em algum cursinho, é bem provável que terá a oportunidade de fazer vários simulados no decorrer do ano.

Mas, se estiver estudando por conta própria, depende exclusivamente de você treinar a partir de simulados. Para isso, baixe e imprima as provas de edições anteriores do Enem – os cadernos de questões e gabaritos estão disponíveis no site do Inep para download gratuito.

Para resolver as questões, certifique-se de criar um ambiente tranquilo que simule o local da prova. Use um relógio ou o cronômetro do celular – deixe o aparelho no modo avião para evitar distrações – e marque 4h30min para fazer as questões objetivas e uma hora para a redação.

Depois, confira o gabarito e faça uma analise seu desempenho: verifique as questões que teve mais dificuldade, quais foram mais fáceis, se precisou chutar etc.

5. Treine a redação

O segredo para escrever uma boa redação é muita prática! Portanto, esteja preparado para treinar a sua escrita além dos simulados. Aqui vão algumas dicas para conseguir escrever uma redação nota 1000, independentemente do tema:

A leitura é a base para escrever bem. Por isso, além de conteúdos informativos, leia muitos livros. Dessa maneira, você enriquece o vocabulário e melhora sua habilidade para interpretar textos;

Tenha pensamento crítico acerca dos acontecimentos da atualidade: procure as raízes históricas de determinado problema, veja diferentes pontos de vista, pense em possíveis soluções etc;

Fique ligado em possíveis temas que podem ser cobrados da redação da prova do Enem 2019 e escreva sobre eles;

Mesmo no treino, você precisa obedecer o formato dissertativo-argumentativo e todas as regras para a redação.

Dica extra: cuide do seu bem-estar

As dicas acimas não serão eficazes se você deixar de cuidar do seu bem-estar enquanto estuda para o Enem. Faça exercícios físicos regularmente, alimente-se bem, faça pausas durante o período de estudos e mantenha o sono em dia. Além disso, você pode manter uma vida social como qualquer adolescente: saia com os amigos, aproveite a família e faça as atividades de lazer que você mais gosta.  Lembre-se que o equilíbrio é essencial nesse momento!

E aí, o que achou das nossas dicas de preparação para a prova do Enem 2019? Se tiver outra sugestão, compartilhe conosco nos comentários!

Comente