Quando sai o resultado do Enem 2019? Confira

Com a nota do Enem 2019 é possível participar do Sisu, Prouni e Fies. Confira!

A prova do Enem é a mais esperada do ano para milhares de pessoas que desejam ingressar no Ensino Superior. Depois do exame, a expectativa aumenta ainda mais com o resultado, que é publicado no site do Enem.

Se você faz a prova este ano e está nesta situação, acompanhe este artigo. Nele, vamos mostrar quando sai o resultado do Enem 2019 e como consultar o desempenho dos candidatos. Acompanhe!

O que é o Enem e como funciona

O Enem é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos durante o ensino médio. Além disso, ele funciona como porta de entrada desses estudantes para o Ensino Superior, já que a maioria das Instituições de ensino públicas e privadas utiliza a nota do exame como forma de ingresso.

As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores. No primeiro domingo, são realizados os exames das seguintes áreas de conhecimentos: 

Já no segundo domingo os candidatos fazem as provas de:

Quando sai o resultado do Enem 2019?

o resultado do Enem 2019?

Depois de fazer o exame, a grande expectativa é pelo resultado. Os estudantes ficam contando os dias para as notas serem divulgadas e não é por menos, afinal, elas podem representar o tão sonhado acesso ao ensino Superior. 

Então, a perguntar mais comum entre os candidatos após a realização da prova é: quando sai o resultado do Enem 2019? É preciso ter bastante atenção, pois pouco tempo depois do exame, é liberado o gabarito que, apesar de trazer as respostas das questões objetivas do exame, não é o resultado do Enem. 

Sabe-se que a nota do Enem não é apenas a soma dos acertos. Então, o jeito é esperar mesmo o resultado final para saber como o desempenho no exame. Na edição de 2019, o resultado está previsto para sair em janeiro de 2020, quando é divulgado o Boletim de Desempenho Individual. Nele contém a nota em cada área de desempenho.

Como consultar o resultado do Enem 2019?

Quando sai o resultado do Enem 2019 no INEP

Para consultar o resultado do Enem é necessário acessar o site oficial do Enem. Na Página do Participante, é preciso digitar os dados de login ― CPF e senha cadastrada na inscrição. Após fazer login, o candidato terá acesso ao link com o resultado.

Vale ressaltar que o INEP divulga apenas uma previsão de resultado, visto que a data depende do tempo necessário para a correção da prova. No então, com base nos anos anteriores, o resultado costuma ser divulgado mais ou menos dois meses após a realização do exame. Então, é importante ficar atento ao site oficial do Enem e acompanhar as notícias.

Desde a edição de 2009, a nota do Enem é usada para que os estudantes tenham acesso ao ensino superior em universidade públicas e instituições de ensino privadas. A maioria deles utilizam a nota como único meio de ingresso e outras a utilizam parcialmente. 

Além disso, é possível inscrever-se em programas do Governo Federal, como o SISU (Sistema Único de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como é calculada a nota do Enem?

Muitos candidatos que fazem o Enem não sabem como interpretar o resultado. Muitos deles ainda acreditam que basta somar os acertos. Mas quando se trata deste exame, a coisa é bem diferente. 

A nota do Enem é calculada com base em uma metodologia chamada TRI ― Teoria de Resposta ao Item ― que é um sistema matemático utilizado na correção de provas com máxima precisão. A finalidade dele é medir o grau de conhecimento sobre os temas da prova. 

Resumindo: o que importa não é a quantidade de acertos e sim os itens que o aluno acertou. Esses itens são qualificados levando o grau de dificuldade da questão, o poder de discriminação ― capacidade de diferenciar os estudantes com maior capacidade para o item e a possibilidade de acerto ao acaso (o famoso chute).

Como você pode ver, realmente é necessário aguardar o resultado final para saber a nota e medir o desempenho na prova. Então, é melhor segurar a ansiedade e ficar de olho no site do INEP para saber quando sai o resultado do Enem 2019.

Comente