Quando sai os locais de prova do Enem 2019?

Confira as datas de divulgação dos locais de prova do Enem 2019

Considerado o exame mais importante atualmente no país, o Enem movimenta milhares de pessoas todos os anos que desejam ingressar no ensino superior. Se você fez sua inscrição e está se preparando para a prova, é importante ficar de olho na liberação do cartão de confirmação, porque é através dele que você vai saber seu local de prova.

Neste post, além de trazermos informações úteis para quem vai fazer a prova no final do ano, vamos mostrar como consultar os locais de prova do Enem 2019 e uma estimativa de quando essa informação será liberada pelo Inep. Acompanhe!

Enem 2019

Organizado pelo INEP ― Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Enem pode ser utilizado não só para entrar na universidade pública, mas também para participar do FIES e para concorrer às bolsas do ProUni.

A edição de 2019, apesar de apresentar um número baixo em relação aos últimos anos, recebeu 5.095.308 inscritos. São mais de 5 milhões de pessoas que vão tentar obter nota suficiente para ingressar na universidade e assim obter o sonhado diploma de nível superior.

O Enem é aberto para todos, ou seja, qualquer pessoa pode fazer a prova. Inclusive, quem não concluiu o ensino médio este ano também pode fazer na condição de treineiro. Isso quer dizer que a nota não pode ser utilizada para participar de programas como Sisu, Fies, ProUni etc; apenas como teste. 

Data das provas e como funciona

Na edição 2019, as provas serão aplicadas em novembro, nos dias 3 e 10. No primeiro dia as provas são referentes às seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Os estudantes terão cinco horas e trinta minutos para fazer o exame, iniciando às 13:30h e finalizando às 19h.

Já no segundo domingo, as provas serão as demais áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias . Neste dia, os participantes terão cinco horas, com início às 13:30h e fim às 18:30h.

Vale destacar que os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h. Após esse horário, ninguém mais poderá ter acesso ao local de prova. Então, é imprescindível se preparar antes para que nada impeça a chegada a tempo ao local.

Saiba quando sai os locais de prova do Enem 2019

Quando sai os locais de Prova do Enem 2019
Cartão Confirmação // INEP

Não há data certa para a divulgação dos cartões de confirmação, que é onde os inscritos conferem os locais de prova. No entanto, há uma previsão, que é outubro de 2019. O cartão de confirmação é o documento que contém os dados relacionados ao local de prova como: cidade, estado, nome da rua, edifício e outras informações. Além disso, é possível encontrar também os horários de cada dia de aplicação das provas. 

Confira como consultar os locais

Siga o passo a passo a seguir para saber os locais de prova do Enem 2019. Você vai ver que é supersimples. 

Passo 1: Acesse a Página do Participante INEP;

Passo 2: Insira os dados solicitados (CPF e senha cadastrada na inscrição);

Passo 3: Identifique a figura solicitada e clique em “enviar”;

Caso você não lembre a senha cadastrada na inscrição, clique em “Esqueci minha senha.

Após esses três passos, você terá acesso às informações sobre o Enem, inclusive ao cartão de confirmação, que é onde está o local em que você vai fazer a prova. Vale ressaltar que esse local não pode ser alterado, pois esta opção só é possível no período de inscrição. 

E então, entendeu como saber quando sai os locais de prova do Enem? Se você achou esta informação útil, compartilhe com seus amigos que vão fazer o Enem também! Com certeza será útil para eles!

Comentários

Comente