Quem pode fazer o Encceja 2023? Tire suas dúvidas!

As provas do Encceja 2020 serão aplicadas em agosto. Confira quem pode participar!

Se você ainda não possui seu diploma do ensino fundamental ou ensino médio, o Encceja 2023 pode ser sua chance terminar seus estudos ainda esse ano. Mas você deve estar se perguntando: quem pode fazer o Encceja? Confira abaixo a reposta para todas as suas dúvidas!

O Encceja ― Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos ― é uma programa que possibilita a jovens e adultos obter o diploma de ensino médio ou de ensino fundamental quando esses não foram obtidos na idade certa.

Em 2023 mais uma vez diversos jovens e adultos vão se inscrever para a prova do Encceja com o objetivo de concluir os estudos. No entanto, nem todos podem participar do processo seletivo, já que é necessário atender alguns pré-requisitos.

Você sabe que pré-requisitos são esses ? Veja nesse texto que preparamos para você!

O Encceja 2023

Como já fi dito, o Encceja é uma chance de obter a Certificação do Ensino Fundamental e Médio fora do tempo regular. Vale destacar que o participar obtém apenas o Diploma na modalidade em que ele fez a prova, ou seja, quem se inscreveu para a Certificação do Ensino Fundamental, não poderá receber o diploma de Ensino Médio.

O Encceja 2023 será aplicado pelo INEP ― Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ―, que é o mesmo órgão responsável pela aplicação do Enem.

As provas serão aplicadas em data divulgada pelo Governo Federal, mas estima-se que sejam em meados de agosto. A previsão é que as inscrições comecem no mês de maio, assim como nas edições anteriores.

Veja o calendário com as datas do Encceja 2023

Quem pode fazer o Encceja?

Quem pode fazer o Encceja 2023
Tire suas dúvidas sobre o Encceja!

Uma das dúvidas mais comuns entre os interessados em fazer essa prova é sobre quem pode fazer o Encceja 2023. O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade certa e que desejam receber a Certificação de Ensino Fundamental ou Médio.

Os interessados no diploma do Ensino Fundamental devem ter completado 15 anos de idade até o dia da prova. Já os participantes que pretendem obter o diploma do Ensino Médio devem ter 18 anos completos no dia de realização da prova.

Como funciona a prova do Encceja

Apesar de ser elaborada também pelo INEP, a prova do Encceja é considerada mais fácil que a do Enem. Mas, há muita semelhança, inclusive, para certificação do ensino médio, as áreas de conhecimento cobradas são as mesmas do Enem.

A prova é composta por 30 questões objetivas para cada área de conhecimento e uma redação. Mas o conteúdo exigido depende se a prova é para obtenção do diploma do ensino fundamental ou médio. Veja:

Ensino Fundamental

Para o Ensino Fundamental, as disciplinas cobradas são:

  • Língua Portuguesa;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Língua Estrangeira;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia; e
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio

Já para o Ensino Médio, as áreas de conhecimento são as mesmas do Enem, ou seja:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências Naturais e suas Tecnologias; e
  • Redação.

Veja também:

Como sei que fui aprovado no Encceja?

Para conseguir a aprovação é necessário atingir, pelo menos, 100 pontos em cada área de conhecimento. Isso quer dizer que os acertos devem corresponder, em média, a 10 a 12 questões das 30 que compõem cada prova.

Esses são os critérios para obter o diploma, tanto do ensino fundamental, quanto  do médio. No entanto, caso você não consiga atingir a pontuação mínima, não se preocupe, pois o programa ainda oferece a Declaração de Proficiência. Ele é oferecido ao participante que foi bem em uma área de conhecimento e mal em outras.

Com essa declaração, na edição seguida ele precisa fazer a prova somente das áreas em que não atingiu a nota mínima.

E então, entendeu como funciona a prova e sobre quem pode fazer o Encceja 2023? Aproveite e compartilhe essa informação com seus amigos nas redes sociais!

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comentários

Comente