Descubra quem pode participar do Prouni

O Prouni é um programa que oferece bolsas integrais e parciais para jovens. Confira quem pode participar e tire suas dúvidas

Enquanto se prepara para o Enem, você já deve ter se perguntado: quem pode participar do Prouni? Este texto irá resolver essa e outras dúvidas comuns. Antes de mais nada, é importante saber o que é o Prouni (Programa Universidade para Todos).

O Prouni foi criado pelo governo federal em 2004 para facilitar o acesso de mais pessoas ao ensino superior. É por isso que o Prouni oferece bolsas parciais e integrais em instituições privadas.

Quem pode participar do Prouni

O programa abre inscrições semestralmente. Para se candidatar a uma bolsa de estudos, o estudante deve basicamente ter feito a última edição do Enem, obtido nota mínima de 450 pontos e ter tido nota acima de zero em redação. Porém, para isso deve seguir alguns critérios que serão explicados logo abaixo:

Quem pode participar do Prouni?

O candidato interessado nas bolsas integrais (100%) deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para aqueles que querem obter bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. O candidato também precisa se enquadrar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, tendo sido bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na qualidade de bolsista integral da própria escola privada
  • Ser portador de alguma deficiência;
  •   Ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas apenas nos cursos de licenciatura. Não há requisitos de renda nesses casos.

Bolsas oferecidas pelo Prouni

Como já mencionamos, o Prouni oferece dois tipos de bolsas e cada uma tem uma finalidade e um pré-requisito diferente. Confira abaixo os tipos de bolsas:

Bolsa integral

A bolsa integral, como o nome indica, cobre 100% dos custos do estudante. Ela é voltada aos candidatos que têm sua renda familiar composta por, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa.

Bolsa parcial

A bolsa parcial banca 50% dos estudos do aluno contemplado. O estudante tem que arcar com os outros 50% do valor da mensalidade. Esse tipo de bolsa se destina a candidatos cuja renda familiar é de três salários mínimos por pessoa.

Uma informação importante é que o estudante poderá concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar os outros 50% de sua mensalidade.

Agora que já sabe quem pode participar do Prouni, veja mais informações sobre o processo seletivo:

Como funciona a inscrição do Prouni?

A inscrição no Prouni é totalmente gratuita. Para se inscrever você deve acessar o único canal disponível para isso, ou seja, o site oficial do programa.

Importante: tenha em mãos o número de inscrição e a senha da última edição do Enem, necessários para que você se cadastre na plataforma.

Uma vez cadastrado, preencha os dados necessários e faça opção por dois cursos adequados ao seu perfil. Depois, é só ficar atento à nota de corte e esperar pelo resultado.

Candidatos com deficiência ou que se autodeclararem como indígenas, pretos ou pardos poderão optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.

Notas de Corte do Prouni

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema do Prouni, a partir do segundo dia de inscrição. É importante salientar que o candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição a ser considerada válida será sempre a última a ser confirmada pelo candidato.

É importante também atentar ao fato de que o Ministério da Educação estabelece que apenas os participantes do Enem que obtiveram acima de 450 pontos e não tiraram zero em redação podem participar do Prouni.

Além de atingir a nota mínima, o candidato também irá concorrer com outros estudantes que também escolheram a mesma opção de curso.

O sistema do Prouni calcula uma vez por dia a nota mínima que um candidato precisa ter para ser selecionado nesta fase. O cálculo é feito levando-se em conta o número de vagas e o número de inscritos.

Como funciona o resultado do Prouni?

Feitas as inscrições, tem início o processo de resultados. A classificação é dada de acordo com a pontuação alcançada no Enem.

Os estudantes com as melhores notas são chamados para as vagas. Mas atenção: quem for chamado para sua primeira opção de curso não poderá mais concorrer para a sua segunda opção. Só quem não foi selecionado para a primeira opção poderá fazer isso.

Quem pode participar do Prouni em segunda chamada?

Quando sobram vagas da primeira chamada, ocorre a segunda chamada do Prouni, com número bem menor de estudantes.

Você pode acompanhar o resultado do Prouni pelo site oficial do programa. Também é possível conferir os resultado ligando para 0800-61-61-61 ou procurando diretamente a instituição em que se inscreveu.

Esperamos que esta matéria tenha sido útil para você saber quem pode participar do Prouni. Agora é só verificar se você se enquadra nos requisitos necessários para bolsa integral ou parcial. Boa sorte!

Comente