Química no ENEM: Veja os temas mais cobrados nas questões

As questões de Química no Enem se relacionam com outras áreas de ensino, principalmente, meio ambiente e energia.

As disciplinas de Química, Física e Biologia compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Assim, são 45 questões divididas entre as três disciplinas no primeiro dia de provas. Agora queremos saber: Você já domina os conteúdos de Química no Enem? Se a resposta for negativa, não tem problema! Ainda há tempo para estudar de forma estratégica. 

A reta final dos preparativos para o Enem 2019 é momento certo de focar no que realmente interessa. Por mais que seja impossível adivinhar todas as questões que serão cobradas, podemos conhecer os temas mais cobrados nas edições anteriores. 

Geralmente, as questões do exame abordam conceitos importantes de Química, suas aplicações cotidianas e a contextualização com aspectos atuais. Para facilitar e otimizar os seus estudos, reunimos os assuntos que mais caem na prova de Química no Enem e o que estudar sobre cada um deles. Confira!

Temas mais cobrados na prova de Química no Enem

Química no Enem: temas mais cobrados nas provas. Confira!

1. Química orgânica

A Química Orgânica é a parte que mais aparece nas questões do Enem. As provas de Química no Enem sempre trazem questões sobre Química Orgânica pois é um assunto fácil de se relacionar com o cotidiano. Afinal, os compostos orgânicos estão presentes em combustíveis, fibras de tecidos, objetos de plásticos e tantas outras situações comuns do dia a dia. 

Portanto, é essencial dedicar mais tempo de estudo aos compostos orgânicos. Reações e funções orgânicas, polímeros, estrutura dos hidrocarbonetos e fermentação são alguns dos temas mais explorados. 

2. Química ambiental

A questão ambiental está sempre em alta e é praticamente impossível que o assunto não seja cobrado no Enem. Geralmente, as questões de Química Ambiental exploram a relação entre a sociedade, tecnologias e o meio ambiente. 

Poluição, chuva ácida, efeito estufa, mudanças climáticas e combustíveis fósseis são alguns temas que merecem uma atenção especial nos estudos. 

3. Estequiometria

A estequiometria é a área que estuda produtos e reagentes. Assim, os cálculos estequiométricos servem para identificar a relação entre as substâncias em uma reação química. Para se sair bem nas questões sobre o assunto, não deixe de estudar grandezas químicas importantes, como mol e conversões de unidades de medida

Além de dominar os cálculos, é importante saber interpretar o enunciado das questões. Em muitos casos, as questões do Enem que abordam a estequiometria relacionam o assunto com processos industriais, como por exemplo, a dificuldade de encontrar substâncias puras na natureza. 

4. Radioatividade

A radioatividade é outro assunto recorrente nas questões de Química no Enem. Isso porque podemos nos deparar com a radiação em diversas situações do cotidiano, como em radiografias e na esterilização de materiais. 

Para se dar bem na prova, é importante conhecer bem os tipos de radiação (alfa, beta e gama) e as características de cada um. Além disso, emissão de radiação e de partículas, equações de decaimento, cinética radioativa (principalmente cálculo de meia-vida de um elemento radioativo) são temas recorrentes no exame. 

5. pH

As questões relacionadas a pH , geralmente, são as mais fáceis de acertar. Para isso, é importante conhecer as definições de ácidos e bases, saber usar as fórmulas para calcular a acidez e interpretar o valor do pH de determinada substância. 

6. Eletroquímica

A eletroquímica também é um tema que se relaciona facilmente com nosso cotidiano. Podemos identificar o uso de energia obtida de processos eletroquímicos em celulares, computadores, rádios, baterias de carro e tantos outros aparelhos.

As questões relacionadas ao assunto costumam envolver o processo de transferência de elétrons, diferenciação de cátodo e ânodo, fenômeno de corrosão, eletrólise, reações de oxidação e redução

7. Moléculas 

É difícil encontrar uma edição do Enem que não tenha alguma questão sobre moléculas. As moléculas orgânicas são as mais abordadas e espera-se que o aluno compreenda como elas interagem com o meio em que estão, principalmente o meio aquoso. 

Nesse sentido, o estudante precisa conhecer as substâncias simples e compostas, ligações moleculares e, principalmente, geometria molecular

Preparado para se sair bem na prova de Química no Enem?

Agora que você já sabe quais são os temas mais cobrados nas questões de Química no Enem, não tem desculpas para não estudar! Revise o conteúdo e mantenha seus esforços de estudos nos temas mais recorrentes. Dessa maneira, você otimiza seu tempo na reta final de preparação para o exame. 

Para concluir, não se esqueça de relacionar o conteúdo com situações do dia a dia. Toda matéria é formada por substâncias químicas, portanto, a Química está presente em praticamente todos os lugares. Com esse raciocínio, você perceberá que a disciplina não é o bicho de sete cabeças que muitas pessoas acreditam!  

Para ficar por dentro das outras disciplinas que caem  no exame, basta conferir nossa Revisão Enem Grátis com materiais de estudo, videoaulas e dicas!

Comente