Recuperar Senha do Enem – Página do Participante INEP

Confira um passo a passo para recuperar senha do Enem em poucos minutos!

Esqueceu sua senha do Enem? Sem problemas! Neste artigo, vamos detalhar o passo a passo que você precisa seguir para recuperar senha do Enem. O processo é feito pela Página do Participante Inep, um portal onde os candidatos têm acesso aos locais de provas, notas e todas as informações sobre o Enem. 

É importante que o estudante que se inscreveu no Enem acesse a Página do Participante frequentemente. Afinal, é por meio dela que o Inep divulga as informações importantes sobre o exame, como o cartão de confirmação e o resultado do Enem

Vale lembrar que a pontuação obtida do exame pode ser a sua porta de entrada no ensino superior. Com ela, o candidato poderá concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, o estudante poderá concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

É essencial que o estudante tenha anotado sua senha de acesso a Página do Participante Inep, já que a mesma será utilizada para se inscrever nesses programas. Caso tenha esquecido, confira abaixo o passo a passo para recuperar senha do Enem: 

Recuperar Senha do Enem: Passo a passo 

Recuperar Senha do ENEM
Página do Participante do Enem INEP
  1. . O primeiro passo para recuperar senha do Enem é acessar a Página do Participante, disponível no endereço: enem.inep.gov.br/participante
  2. Na próxima tela, responda ao desafio de figuras; 
  3. Insira o seu CPF;
  4. Logo abaixo do campo de preenchimento, clique no link Esqueci minha senha”;
  5. Em seguida, você terá a opção de receber uma nova senha no e-mail cadastrado no momento da inscrição;
  6. Então, você receberá a nova senha no seu e-mail e as instruções necessárias para prosseguir. 

Mas, caso você não tenha mais acesso ao email cadastrado, pode optar por alterar o email no passo 5. Nesse caso, é necessário informar os dados solicitados, como telefone e data de nascimento. Então, você poderá indicar o novo email e, em seguida, a nova senha será enviada.

Importante: se alguma informação fornecida estiver incorreta e não for possível prosseguir com a recuperação da senha, basta reiniciar o processo a qualquer momento.

Ainda não conseguiu recuperar senha do Enem? Então veja um vídeo explicativo com o passo a passo elaborado pelo Inep:

Cartão de confirmação Enem 

Agora que você já sabe como recuperar senha do Enem, é importante acessar a Página do Participante antes do exame. Isso porque o Cartão de Confirmação já está disponível para download. 

O documento reúne todas as informações importantes para a realização da prova, como data e hora da prova, número da inscrição, opção de língua estrangeira e solicitação de atendimento especializado. 

Segundo o Inep, não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação nos dias de exame, mas é indicado ter o documento em mãos para facilitar o acesso às informações básicas.

Para consultar o local da sua prova no Cartão de Confirmação, basta acessar o sistema da Página do Participante com a nova senha cadastrada. 

Declaração de Comparecimento

Uma novidade do Enem 2019 é a possibilidade de comprovar sua presença no dia da prova. Para isso, o candidato deve acessar a Página do Participante Inep e baixar a “Declaração de Comparecimento”. Além disso, é importante imprimir o documento e levá-lo nos dois dias de aplicação do exame.

Ainda tem alguma dúvida sobre como recuperar senha do Enem? Então entre em contato com o Ministério da Educação pelo autoatendimento ou pelo telefone: 0800-616161.

Comentários

Comente