Recuperar senha ProUni – Veja passo a passo!

Esqueceu sua senha do ProUni? Veja passo a passo como recuperá-la e como acessar o site do processo seletivo.

O ProUni é um projeto que tem como objetivo distribuir bolsas de estudos para aumentar o número de estudantes de baixa renda nos cursos superiores. Foi criado pelo Ministério da Educação em 2004 e hoje é uma dos programas mais importantes do país.

Se você fez sua inscrição e não sabe mais qual senha cadastrou, este post é para você! Vamos mostrar em um passo a passo como recuperar senha ProUni para que seja possível ter acesso às informações sobre bolsas, notas de corte, dentre outras coisas. Confira!

Tipos de bolsa o ProUni oferece

Quem participa do ProUni pode concorrer a dois tipos de bolsa, que vão depender do perfil social e econômico do participantes. São elas:

Bolsas integrais

São as desejadas bolsas de 100%, em que o estudante não pagará nada para fazer o curso superior em uma instituição particular de ensino. Esta modalidade de bolsa destina-se a pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Bolsas parciais

As bolsas parciais cobrem metade do valor (50%) da mensalidade em uma instituição particular de ensino. Elas são destinadas a pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.  

Vale destacar que o estudante que tem bolsa parcial no ProUni pode financiar a outra metade pelo FIES, desde que atenda a algumas exigências.

Saiba como funciona o ProUni

Basicamente, após encerrado o período de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtidas por eles no Enem do ano anterior. Em seguida, os estudantes são pré-selecionados em uma das opções de curso que fez na inscrição.

O programa realiza dois processos por ano. Quando são pré-selecionados, os candidatos devem comparecer às instituições de ensino munidos dos documentos que informou na inscrição.

Quem não consegue se pré-selecionado nas duas chamadas por ainda participar da lista de espera. É mais uma chance de conseguir uma bolsa, pois as instituições utilizam essa lista para preencher as bolsas não ocupadas.

Recuperar senha ProUni: passo a passo

Agora que você sabe mais sobre o Programa de Bolsas do Governo Federal, veja o passo a passo para recuperar senha ProUni. Vale lembrar que os dados de login utilizados para acessar o site do ProUni são os mesmos do Enem mais recente que o candidato fez.

Desse modo, para recuperar a senha ProUni, será necessário recuperar a senha do Enem. Veja como fazer isso:

Passo 1: acesse a Página do Participante;

Senha ProUni

Passo 2:  informe seu CPF e responda ao desafio informando a figura correta;

Passo 3: clique em “Esqueci minha senha”;

Passo 4: em uma nova tela, confira o CPF e os caracteres do e-mail cadastrado na inscrição;

Passo 5: responda novamente ao desafio informando a figura correta e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.

Pronto. Agora, é só aguardar o e-mail com as orientações para cadastrar uma nova senha. Caso você não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado na inscrição ou se simplesmente não se recorda qual é, é possível também recuperar a senha. Veja a seguir:

Passo 1: acesse a Página do Participante;

Passo 2: informe seu CPF e responda ao desafio informando a figura correta;

Passo 3: clique em “Esqueci minha senha”;

Passo 4: em seguida, confira o CPF e os caracteres do e-mail cadastrado na inscrição;

Passo 5: responda ao desafio informando a figura correta e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”;

Passo 6: na próxima tela, confira se o número do celular que aparece está certo;

Passo 7:  responda ao desafio informando a figura correta e clique em “Enviar nova senha por SMS”.

Com a nova senha do Enem, você acaba de recuperar senha ProUni também e pode acessar todas as informações relacionadas ao Programa.

Deixa um comentário