Redação Dissertativa Argumentativa no Enem – Como fazer?

Sabemos que o formato de redação escolhido pelo Enem e pela maioria dos vestibulares é, sem dúvida, o dissertativo argumentativo. Nesse tipo de construção textual, o estudante constrói uma tese e a defende de diferentes pontos de vista, que são distribuídos ao longo do texto. 

Parece complicado, mas você vai ver que fazer uma redação dissertativa argumentativa não é nenhum bicho de sete cabeças. E, para ajudar nisso, trouxemos algumas dicas para arrasar na prova de redação do Enem. Confira!

Redação Dissertativa Argumentativa no ENEM

Estrutura e características de uma redação dissertativa

Antes de mostrar como é a estrutura da redação dissertativa argumentativa, é importante frisar que trata-se de um texto opinativo que se constrói em torno de um ou mais pontos de vista sobre o assunto.

A finalidade é convencer o leitor de que seu ponto de vista é o mais correto. Para isso, é preciso apresentar argumentos fortes, relevantes e principalmente coerentes com o tema em questão. Por isso é tão importante que o autor da redação tenha as informações relacionadas ao assunto, pois quanto mais dados e conhecimento, maiores as chances de apresentar bons argumentos. 

Vamos lá ver qual a estrutura da redação dissertativa?

Introdução

A primeira parte da redação dissertativa argumentativa é a introdução. É nela que o autor apresenta o tema que será abordado ao longo do texto. Durante a apresentação da tese, é importante fazer um direcionamento da leitura, de modo que seja possível mostrar sua linha de raciocínio. Resumindo: a introdução é uma apresentação, então, seja direto e utilize uma linguagem que chame a atenção do leitor, que desperte nele a vontade de continuar a leitura. 

Desenvolvimento

Feita a apresentação da tese, é hora de colocar os argumentos no desenvolvimento. É nesta parte do texto que você vai justificar para o leitor que a ideia apresentada por você é a correta ou mais adequada. 

Para embasar seus argumentos, use estatísticas, opiniões de especialistas, estudos, faça alusões histórias. Enfim, recorra às ferramentas que tiver para convencer o leitor, sem rodeios e hipóteses. 

Um dica valiosa é jamais começar o desenvolvimento como se ele fosse uma continuação da introdução. Apesar de terem íntima, são estruturas diferentes. Por esse motivo, nunca inicie seu desenvolvimento com expressões como: “dessa maneira”, “baseado nisso”, “por causa disso”, “com isso”, etc.

Por fim, lembre-se da importância da coerência ― que está associada ao sentido do texto ― e dos elementos de coesão, já que uma boa redação argumentativa precisa estar bem conectada. Então, use bem as conjunções para fazer a ligação entre as frases. 

Conclusão

Na conclusão, apresente soluções e intervenções. A ideia é retomar as ideias expostas na introdução, junto com os argumentos que as justificam para confirmar sua tese e encerrar o texto. Em especial no Enem, a conclusão é o momento perfeito para apresentar a proposta de intervenção social. Então, caprice e lembre-se que, assim como o desenvolvimento, o texto deve ser encerrado de forma clara e concisa. 

Passo a passo para fazer uma redação dissertativa argumentativa no ENEM

Agora que você conheceu a estrutura básica de uma redação dissertativa argumentativa, veja as dicas que separamos para que seu texto fique nota 1000 no Enem

Leia a prova cuidadosamente

Leia a proposta de redação com bastante atenção. Preste atenção nesta dica, pois apesar de não parecer ela vai influenciar ― de forma positiva ou negativa ― no seu desempenho. Além de ler a prova de redação, leia também as outras provas, pois é possível que alguma informação contida nelas seja útil na construção do texto. 

Escolha os argumentos que usará na redação

Depois de ler a proposta, as outras provas e entender bem o que está sendo pedido, é hora de escolher a abordagem e os que você vai utilizar. Para ajudar a organizar, anote as ideias principais em um rascunho. 

Preste bastante atenção na escolha do tema para não escolher um que você tenha pouco conhecimento. Quando mais argumentos você tiver para defender seu ponto de vista, melhor.

Inicie a primeira versão do texto

Com o tema definido e os argumentos organizados, é hora de fazer a primeira versão do texto, que é um rascunho, claro. Nesta etapa, não se preocupe com gramática. Apenas se concentre na construção do texto e disposição dos argumentos. 

Confira se as ideias estão fazendo sentido, se a coesão está adequada e se a argumentação está clara. São essas coisas que devem ser priorizadas nesta primeira versão do texto. 

Revise o texto

O próximo passo é fazer a revisão gramatical. Revise uma, duas ou três vezes se for necessário. Observe bem a grafia das palavras e, se alguma delas deixar dúvidas, tente substituir por outra. Evite palavras e expressões complicadas, principalmente quando elas colocam o sentido do texto em risco. Seja claro, simples e direto.

Passe o texto para a prova

Agora é só passar o texto para a prova e ter muito cuidado para não rasurar. A dica mais importante desta etapa é respeitar o limite de linhas, pois somente o que estiver na área de correção será considerado. 

E então, gostou das nossas dicas para fazer uma redação dissertativa argumentativa? Aproveite e anote. Assim, você pratica várias vezes e aumenta as chances de mandar super bem na redação do Enem. 

Comente