Renegociar dívida do FIES: Veja passo a passo!

Seu financiamento estudantil está com parcelas atrasadas? Veja como renegociar dívida do Fies passo a passo. Confira!

O FIES (Programa de Financiamento Estudantil) criado pelo Governo Federal, beneficia milhares de estudantes em todo o país. Voltado para quem não tem condições de bancar a graduação, ele é uma opção para quem não consegue entrar para a Faculdade por meio do Sisu ou do ProUni.

No entanto, alguns estudantes contemplados com o FIES acabam ficando inadimplentes durante o financiamento por motivos diversos. O que fazer nesses casos? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue lendo!

Regras para renegociar dívida do FIES

Renegociar dívida FIES

Novo Fies (Divulgação/MEC)

Antes de saber como renegociar dívida do FIES, é importante saber que no dia 1º de novembro de 2018 o Ministério da Educação (MEC) divulgou ― por meio do Diário Oficial da União ― as novas regras para que os inadimplentes possam renegociar a dívida do FIES.

De acordo com as novas regras, poderão ser renegociados os contratos:

  • Que não foram alvos de ação judicial por agentes financeiros;
  • Que ainda estão no período de amortização;
  • Que se encontram com atraso no pagamento por 90 dias.

Vale destacar que essas regras valem para os contratos que foram aprovados até o segundo semestre de 2017. Cumprindo esses requisitos, o estudante inadimplente poderá optar por dois tipos de renegociação: reescalonamento e reparcelamento.

No caso do reparcelamento, o contratante apenas estende o prazo para até 48 parcelas mensais. Inclusive, esse tipo de negociação inclui também os contratos mais antigos. Já o reescalonamento permite diluir as parcelas atrasadas do contrato que ainda vão vencer.

No entanto, para que o estudante possa ter direito tanto ao reescalonamento quanto ao reparcelamento, ele deverá pagar uma entrada, que corresponde ao maior valor entre 10% do valor consolidado da vítima que está vencida e mil reais. É importante destacar que essa entrada só poderá ser paga em espécie.

Por fim, outra regra para renegociar dívida do FIES é que o valor da parcela mensal depois da renegociação não seja menor que R$ 200,00.

Passo a passo para renegociar a dívida

Veja passo a passo como renegociar dívida do FIES

Veja passo a passo como renegociar dívida do FIES

Agora que você conheceu as novas regras de negociação de dívida do FIES, veja como solicitar.

Passo 1: Acesse o link para renegociar o FIES;

Passo 2: Preencha as informações solicitadas para requisitar uma nova senha;

Passo 3: Em seguida, aguarde receber um e-mail de confirmação. Ao receber o e-mail, clique no link enviado;

Passo 4: Ao acessar a página, digite seu CPF e a nova senha criada;

Passo 5: Depois, você será direcionado para a página onde será possível fazer a renegociação;

Ao entrar na página, você deverá escolher um novo prazo para pagamento. Nesta página, estão todas as informações sobre o financiamento: meses que faltam pagar, valor da parcela, valor total que falta pagar.

Além disso, a página do site mostrará uma simulação da renegociação já com o número máximo de parcelas que são permitidas conforme a situação do contratante.

Passo 6: Na opção “Escolha o total de meses para simular” coloque o número de meses que pretende negociar para o site calcular e definir o valor das parcelas.

Passo 7: Imprima os documentos necessários, que são:

  • Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização – DRA;
  • Declaração de Desistência ou Inexistência de Ação Judicial.

Passo 8: Junto com os documentos acima, reúna outros documentos (RG e CPF do estudante, comprovante de residência do estudante e do fiador e comprovante de renda do fiador;

Passo 9: Leve-os (junto com os documentos impressos) à agência bancária onde o contrato foi assinado para assinar os termos da renegociação.

Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Deixa um comentário