Como ver o resultado da isenção do Enem 2020

Descubra se o seu pedido de isenção do Enem 2020 foi aceito ou não.

Por
Publicado em 16/01/2020 (atualizado em 17/01/2020)

Quer saber se você está entre os candidatos que vão fazer o Enem sem pagar a taxa de inscrição? Para isso, você precisa consultar o resultado da isenção do Enem 2020 que ficará disponível na Página do Participante. 

Você já deve saber que muitos candidatos podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio gratuitamente. Mas, para isso, é essencial cumprir os pré-requisitos, enviar o requerimento de isenção corretamente e dentro do prazo determinado no edital. 

Depois disso, o Inep – o órgão responsável pelo exame – deverá avaliar cada solicitação e definir quais serão aprovados ou não. 

Se você ainda não sabe como acessar essa informação, não tem problema! É só continuar com a gente neste artigo para descobrir como ver o resultado dos pedidos de isenção! 

Resultado da isenção do Enem 2020
Veja o resultado da isenção do Enem 2020 // Imagem: Pixapay

Resultado da isenção do Enem 2020

Consultar o resultado da isenção do Enem 2020 é mais fácil do que você imagina. Dúvida? Então confira o passo a passo para saber se a sua solicitação foi deferida ou não: 

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Insira seu CPF e a senha cadastrada;
  3. Clique na figura indicada;

Fez o login? Então agora é só conferir a situação do seu requerimento! 

Outra possibilidade é receber o resultado através do e-mail e/ou SMS pelo número de celular cadastrado na área do participante. Então, vale a pena checar antes também. 

Lembrando que as respostas para os pedidos de isenção da inscrição são divulgados individualmente, ou seja, cada candidato tem acesso somente ao seu resultado.

Sua isenção foi negada? Saiba como entrar com recurso

Teve o pedido de isenção indeferido? Então você tem direito a uma segunda chance! O edital do Enem permite que os candidatos que tiveram suas solicitações negadas entrem com um recurso para reavaliar a decisão.

Para isso, é preciso acessar a Página do Participante do Enem e anexar os documentos que comprovam que você se encaixa nos critérios para conseguir o benefício.

O Inep aceita os seguintes tipos de documentação:

  • documento de identificação com foto do candidato e dos membros do grupo familiar;
  • histórico escolar;
  • declaração de aluno na condição de bolsista integral em escola particular;
  • comprovante de renda;
  • cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS);
  • declaração de matrícula no último ano do ensino médio.

É válido ressaltar que cada participante deve enviar os documentos que se enquadram na sua situação com base no critério que garante o seu benefício.

Geralmente, o período para recursos começa alguns dias após o resultado da isenção do Enem. Por isso, fique de olho no calendário para não perder o prazo.

Os resultados dos recursos também serão divulgados na Página do Participante na data estipulada pelo edital Enem 2020. Se o seu pedido de isenção for negado mesmo após os recursos, será necessário pagar a taxa de inscrição para participar do exame.

Quem tem direito à isenção?

Já citamos que a isenção do Enem 2020 é garantida aos participantes em algumas situações. Agora, confira quais são os pré-requisitos para poder fazer o exame de graça:

  • estudantes da rede pública que estão matriculados no último ano do ensino médio;
  • candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública e com renda familiar de até um salário e meio por pessoa;
  • candidatos que cursaram todo o ensino médio em colégio particular com o benefício de bolsa integral e renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica cadastrados no CadÚnico e que possuam o Número de Identificação Social (NIS). Nesse caso, a renda familiar deve ser de até meio salário mínimo por pessoa.

Viu como é simples acessar o resultado da isenção do Enem 2020? Agora continue acompanhando o Foco no Enem para ficar sabendo das principais novidades sobre o exame em primeira mão!


Comente