Resultado do Enem 2019 – Página do Participante INEP

Veja como consultar seu desempenho no Enem 2019!

A prova do Enem é uma oportunidade para milhares de pessoas que desejam ingressar no superior. Depois de fazer a prova, vem a ansiedade pelo resultado ― afinal, é depois dele que é possível saber se atingiu ou não o objetivo pretendido.

Se você está inscrito na edição 2019 e fez as provas, preste atenção neste artigo. Vamos mostrar o passo a passo para consultar o Resultado do Enem 2019 na Página do Participante INEP. Não deixe de conferir!

Enem 2019

Em 2019, o Enem ― Exame Nacional do Ensino Médio ― teve mais de cinco milhões de inscritos. São jovens e adultos que esperam obter nota suficiente para conseguir uma vaga em uma Universidade Pública por meio do Sisu ou uma bolsa do ProUni para uma Instituição de Ensino Privada.

O Enem é um Programa do Governo Federal cuja finalidade é medir o nível de conhecimento obtido durante o Ensino Médio. Mas não se trata apenas disso. Com o decorrer dos anos, o Programa tornou-se a principal forma de acesso ao Ensino Superior no país. Além disso, sua nota é utilizada em outros programas do governo como o Sisu, o ProUni e o Fies. 

Para participar do programa, é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Inclusive, quem está em privação de liberdade também pode fazer. Mas, neste caso, a prova é aplicada em outra data e local. 

Como funciona o Enem

Ao se inscrever no Enem, os candidatos precisam fazer as provas, que são divididas por áreas de conhecimento e aplicada em dois domingos. No primeiro, são realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No segundo domingo, os candidatos fazem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemáticas e suas Tecnologias. 

Geralmente o resultado é publicado na segunda quinzena de janeiro. Após as provas, leva em média dois meses para a nota final. Vale lembrar que o resultado não é o gabarito ― que é divulgado poucos dias depois da prova. Apesar dele trazer as respostas das questões objetivas, não deve ser considerado como nota final. 

Somente na data divulgada pelo Inep o resultado final é divulgado. É quando o candidato deve acessar a Página do Participante e consultar o Boletim de Desempenho Individual. É nele que está a nota em cada área de conhecimento. 

Como é calculada a nota do Enem

Como mencionamos acima, a nota final só deve ser considerada para o Sisu e outros programas após a publicação do resultado final, em janeiro de 2020. Isso se deve ao fato de que o gabarito apenas mostra os acertos das questões objetivas. 

Para saber realmente como foi desempenho é necessário aguardar o cálculo feito pelo Inep. Mas, que cálculo é esse? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta apenas somar os acertos. As edições do Enem utilizam um método de correção diferente, chamado TRI ― Teoria de Resposta ao Item. 

Trata-se de um sistema matemático de correção de provas com máxima precisão. Ele mede o grau de conhecimento do candidato e não apenas o número de acertos de questões. No Enem, as perguntas são qualificadas de acordo com seu grau de dificuldade. Então, o que realmente vai contar para a nota final é quais questões o participante acertou e não a quantidade delas. 

Por exemplo: um participante pode ter acerto maior número de questões e ainda assim ficar atrás de outro que acertou menos, mas obteve melhor desempenho em questões de maior dificuldade. Esse método é bastante eficaz e evita o famoso acerto por “chute”.

Resultado do Enem 2019: passo a passo

Agora que você já sabe como é calculada a nota do Enem e a previsão para a divulgação do Resultado do Enem 2019, veja nosso passo a passo para consultar na Página do Participante INEP.

Passo 1: Acesse o site oficial do Enem, clicando aqui.

Passo 2: Clique em Página do Participante.

Passo 3: Preencha os dados solicitados (CPF e senha).

Como consultar o resultado do Enem 2019

Passo 4: Escolha a figura correta no local indicado e clique em “enviar”.

Depois desses passos, uma tela será aberta e mostrará a opção “Resultado” no canto esquerdo. Basta clicar nela para obter o Boletim de Desempenho Individual, que mostra o desempenho do candidato em cada área de conhecimento e também na Redação. 

Resultado do Enem 2019 INEP

Caso tenha esquecido sua senha, não se preocupe. É possível recuperá-la clicando em “esqueci minha senha” e logo em seguida consultar seu resultado do Enem 2019. O sistema vai pedir algumas informações. Você também deverá escolher outra senha de acesso. 

Vale lembrar que na Página do Participante é possível ter acesso não apenas ao resultado. Por meio dela, o candidato pode acompanhar as inscrições, consultar os locais de prova, o cartão de confirmação e outros assuntos relacionados à sua participação no Programa. Então, esse passo a passo é muito importante. 

Percebeu como é fácil consultar o Resultado do Enem 2019? Aproveite e aprenda também como consultar seu desempenho na prova.

Comente