Resultado Encceja 2017 – Página do Participante INEP

Saiba como consultar o resultado Encceja 2017 na Página do Participante INEP.

Desenvolvido pelo Inep, o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens Adultos, o Encceja, tem como foco principal estudantes que, por algum motivo, não tenham concluído seus estudos no ensino básico ou médio na idade correta. Essa certificação era obtida antigamente por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Essa certificação é fornecida mediante a aplicação de uma prova, cujo resultado Encceja 2017 é quem define se o estudante obterá o documento de conclusão destes níveis educacionais ou não.

A avaliação é aplicada tanto em território nacional como no exterior, para os brasileiros que não concluíram a educação básica.

Encceja 2017

Os interessados em obter um certificado de ensino básico precisam ter, no mínimo, 15 anos até a data da aplicação da prova, enquanto para aqueles que buscam um diploma do ensino médio através do resultado encceja 2017, a exigência é de que tenham 18 anos até a data da realização do exame.

O Encceja pode ser realizado ainda por jovens e adultos que estejam dentro do sistema carcerário ou cumprindo medidas socioeducativas, desde que estas pessoas atinjam os requisitos mínimos de idade citados acima. As mesmas regras valem para os brasileiros residentes no exterior.

Como funciona

O Encceja 2017 consiste em uma prova composta por 30 questões, além de uma redação. As áreas abordadas na avaliação variam de acordo com o nível desejado pelo estudante.

No caso dos interessados em obter um diploma para o nível básico, o Encceja 2017 cobra conhecimentos nas seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, matemática, história e geografia e ciências naturais.

Já para os alunos que estão em busca de uma certificação do ensino médio, são cobrados conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Para obter os certificados através do resultado Encceja 2017, o aluno deve obter uma pontuação mínima de 100 pontos, de 200 possíveis, em cada uma das disciplinas cobradas, assim como na redação.

Caso o aluno seja reprovado em uma avaliação inicial, é possível repetir a avaliação. Para estudantes que possuam conhecimentos sobre algumas das disciplinas cobradas, o Inep permite que estes sejam aproveitados e certificados como parte do resultado Encceja 2017.

Resultado Encceja 2017

Para conferir os resultados encceja 2017 é preciso seguir os seguintes passos: primeiro, o estudante deve acessar a Página do Participante no Portal do Inep, e digitar seu CPF e senha, além de digitar a figura que aparece em seguida.

Depois de realizado o login, o estudante poderá consultar sua nota, de acordo com o exame realizado, ao clicar no ícone resultado. O desempenho de cada aluno para a edição do Encceja 2017 estará disponível apenas no primeiro trimestre de 2018.

Para obter seu certificado, o aluno aprovado deve imprimir o boletim disponibilizado pelo Inep e levar este documento até uma das instituições certificadoras, listadas em edital, procurando ainda a Secretaria de Educação. O prazo de emissão do documento varia de acordo com a escola.

Datas das provas

O edital para a edição 2018 do encceja deve ser publicado no segundo semestre de 2018, e as inscrições podem ser abertas menos de um mês após esta divulgação. A aplicação das provas costuma variar de acordo com o modelo e se envolvem alunos do Brasil ou do exterior.

Entretanto, as avaliações costumam ocorrer até os últimos três meses do ano. Tanto as datas de aplicações de provas, quanto da liberação do edital e listas de instituições participante da avaliação podem ser consultados no site do Inep.

68 Comments

  1. catiane Reply
  2. Gisele Pires Cioni Reply
  3. JENIFFER Reply
  4. Thamires Reply
  5. graziellecAPPAI Reply
  6. Antônio Carlos de Moura Perrella Reply
    • Thiago de Sousa silva Reply
  7. carla Reply
  8. carla Reply
  9. Anderson Bianchi Teixeira Reply
  10. Adail Cardoso sales Reply
  11. Marcia Clemente de Oliveira Correia Reply
    • Janete Costa Fernandes Reply
  12. Thiago de Sousa silva Reply
  13. jociene costa Reply
  14. Carlos Roberto Reply
  15. anarita silva de freitas Reply
  16. Marcelo Reply
  17. Daniel Reply
  18. aparecido Calixto Filho Reply
  19. Sonia Maria Junqueira Reply
    • LAVINIA Reply
  20. Mirele Emanuela de Oliveira santos Reply
  21. Paulo Reply
  22. Valmir Reply
  23. Mizael Sforza Reply
  24. Carlos Roberto Reply
  25. carla Reply
  26. Franciele arcare Reply
  27. jociene costa Reply
  28. Marcia Clemente de Oliveira Co Reply
  29. Thiago de Sousa silva Reply
  30. Adail Cardoso sales Reply
  31. JENIFFER Reply
  32. catiane Reply
  33. anarita silva de freitas Reply
  34. Gisele Pires Cioni Reply
  35. Elcimar Aparecida Reply
  36. carla Reply
  37. graziellecAPPAI Reply
  38. Thamires Reply
  39. Anderson Bianchi Teixeira Reply
  40. Claudia Rodrigues Cazumba Reply
  41. Antônio Carlos de Moura P Reply
    • Thiago de Sousa silva Reply
  42. Gabrielamaurano7858@gmail.com Reply
  43. Marcelo Reply
  44. CARLOS HENRIQUE Reply
    • Janete Costa Fernandes Reply
  45. CARLOS HENRIQUE Reply
  46. Daniel Reply
  47. aparecido Calixto Filho Reply
  48. Sonia Maria Junqueira Reply
    • LAVINIA Reply
  49. José Rogério dos san Reply
  50. Mirele Emanuela de Oliveira sa Reply
  51. Paulo Reply
  52. Valmir Reply
  53. noeli lourenço Reply
  54. Mizael Sforza Reply

Leave a Reply