Resultado Enem 2017 – Página do Participante INEP

Saiba como consultar o Resultado do Enem 2017 por meio da Página do Participante INEP.

Depois da maratona dos dois dias de provas, os candidatos que fizeram o Enem 2017 aguardam ansiosos o resultado. Ele será disponibilizado no Portal do Inep e mostrará o desempenho em todas as áreas de conhecimento e na redação.

Enquanto você espera pelo resultado, preparamos um passo a passo para acessar o resultado Enem 2017. Por meio dele, você não vai perder nenhum minuto com dúvidas e ações incorretas. Confira!

Como calcular a nota do Enem 2017

Antes de saber como acessar o resultado, é importante lembrar a nota do Enem — referentes às questões de cada área de conhecimento — é diferente do número de acertos. Muita gente se confunde, pois não sabe como é feito o cálculo da mesma.

Ela é obtida por meio do cálculo da média aritmética das notas em cada área de conhecimento. Isso mostra que não é a quantidade de acertos que determina seu desempenho na prova.

Por isso, é tão importante saber quais as áreas com maior peso e investir nelas, como é o caso da redação e da matemática. A nota do Enem serve para ingressar em universidades públicas e outros programas do Governo Federal, como o ProUni, Sisu, Sisutec, Fies, dentre outros.

Página do Participante INEP

Agora que você já sabe como a nota é obtida, veja o passo a passo para acessar o resultado.

Passo 1: Acesse o Portal do Inep

No Portal do Inep você terá acesso á Página do Participante. Nela, é possível consultar todas as informações do candidato. Dentre as principais, podemos citar:

  • local da prova;
  • desempenho em edições anteriores;
  • notas;
  • pagamento da taxa de inscrição;
  • cartão de confirmação.

Passo 2: Clique em página do participante

Aqui você vai precisar do seu CPF e senha cadastrada no momento de inscrição do Enem 2017. Além disso, deve identificar a figura solicitada abaixo e, por fim, clicar em enviar. Em seguida você terá acesso às suas informações e ao resultado.

Resultado Enem 2017 - Página do Participante INEP

Passo 3: Acesso às informações

No painel, você poderá consultar as informações já citadas anteriormente e, claro, o resultado. Primeiramente, são dispostas as notas das áreas de conhecimento e, depois, da redação.

Você pode imprimir ou clicar em vista pedagógica, que é o espelho da redação. Por meio dele, você pode analisar seu domínio em cada área de competência da redação e ver como cada uma impactou sua nota. É uma ótima oportunidade para melhorar em edições futuras. Veja abaixo:

Validade da nota do Enem 2017

A validade da nota vai depender do seu objetivo. Se é participar do Sisu 2018, concorrendo a uma vaga em uma universidade pública, é necessário ter feito o Enem. Da mesma forma acontece com o ProUni.

Mas se sua finalidade é participar do Fies, bastar ter participado do Enem desde quando entrou em vigor o novo modelo de prova — em 2010.

Como você pode ver, é muito simples consultar o resultado Enem 2017. Segundo o Inep, a previsão é que ele saia dia 19 de janeiro de 2018. Agora que você já sabe como fazer isso, é só segurar a ansiedade e aguardar.

Para mais informações sobre o Enem 2017, curta nossa página no Facebook ou acompanhe nosso perfil no Twitter: @focoenem

Deixa um comentário