Resultado Enem 2017 será divulgado em Janeiro, diz Inep

Segundo o Inep, o resultado Enem 2017 estará disponível até a terceira semana de janeiro.

Depois de se preparar para o Enem e encarar a maratona de dois dias de provas, os candidatos estão à espera do resultado Enem 2017. Com base no cronograma do Enem 2016, a expectativa é que o resultado esteja disponível entre os dias 18 e 19 de janeiro.

Para ficar por dentro e acompanhar com a gente a espera pelas notas, acompanhe este post!

Provável Data

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a previsão é que o resultado seja divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

No entanto, se as correções terminarem em tempo hábil, é possível que os candidatos tenham acesso ao resultado ainda na primeira quinzena do mês. Como você pode notar, a data prevista se confirma com base no resultado do Enem 2016, que foi liberado na página do Inep dia 18 de janeiro de 2017.

Como consultar o resultado do Enem 2017

O resultado do Enem 2017 poderá será consultado na Página do Participante, disponível na página do Inep. Para acessar o resultado individual, o estudante deverá digitar o CPF e a senha.

Se for necessário recuperar a senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e aguardar o link do Inep, que será enviado pelo e-mail informado na sua inscrição. Vale destacar que a notas do Enem 2017 se dividem em cinco partes:

  • Redação — que vale de 0 a 1000 pontos;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além de avaliar o desempenho de estudantes do ensino médio das escolas públicas brasileiras, o Enem oferece diversas oportunidades para os candidatos. Dentre outras coisas, a nota do Enem permite aos alunos:

Entrar em universidades públicas

Tanto as universidades federais quanto as estaduais disponibilizam, todo semestre, diversas vagas para candidatos que tiveram bom desempenho no Enem. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu), também é um programa do Governo Federal e que garante há muitos jovens o acesso ao ensino superior.

Conseguir Bolsas de Estudos

Outra utilidade da nota do Enem é que ela pode ser utilizada como critério de classificação no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em instituições privadas.

Para usufruir do benefício, além da nota do Enem, é preciso comprovar renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos. Vale lembrar que esta renda deve ser bruta.

Além desses benefícios, a nota do Enem pode ser usada para:

  • Entrar em um curso técnico pelo Sisutec;
  • Estudar em uma universidade em Portugal;
  • Conquistar uma vaga no Programa Idiomas sem Fronteiras;
  • Conquistar financiamento da faculdade pelo Fies; e
  • Conseguir bolsa de estudo diretamente em faculdades privadas.

Agora que você já sabe qual a data prevista para o Resultado Enem 2017 e onde consultá-lo, é só segurar a ansiedade e planejar como vai usar sua nota.

Para mais informações sobre o Enem 2017, curta nossa página no Facebook ou acompanhe nosso perfil no Twitter: @focoenem

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − seis =