Resultado ProUni 2019 – Aprovados e Lista de Espera

Procurando pelo Resultado Prouni 2019? Veja passo a passo como acessar a lista de aprovados e como participar da lista de espera.

Todos os anos o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais e parciais para estudantes que querem fazer o ensino superior. Para concorrer às bolsas, é preciso atender aos pré-requisitos do programa, como por exemplo, ter participado da edição anterior do Enem e obtido a pontuação mínima (450 pontos).

Se você se inscreveu, e não sabe como funciona e como consultar o resultado ProUni 2019, não se preocupe. Vamos mostrar como consultar a lista de aprovados tanto da primeira quanto da segunda chamada. Além disso, você vai ver como funciona a lista de espera. Confira!

ProUni 2019

Resultado ProUni 2019 - Aprovados e Lista de Espera 1

Ao pleitear uma bolsa de estudos em instituições particulares de ensino, o estudante poderá conseguir dois tipos de bolsas: integral e parcial.

As bolsas integrais ― que são aquelas em que é concedido 100% de desconto na mensalidade ― serão direcionadas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo.

Já as bolsas parciais ―  com desconto de 50% na mensalidade ― são disponibilizadas para os candidatos que possuem renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Além disso, vale lembrar que para participar do ProUni é necessário atender a alguns pré-requisitos, que vamos mostrar a seguir:

  • Ter feito o Enem após 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • Ter terminado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, que esteja na ativa, e esteja pleiteando a bolsa para cursos de pedagogia, normal superior ou licenciaturas.

É importante destacar que aos professores não se aplica o requisito de renda.

Resultado ProUni  2019

Como o resultado do ProUni é composto de etapas, muitas pessoas ficam confusas, sem saber ao certo como funciona cada uma delas. O resultado do ProUni 2019 no primeiro semestre, por exemplo, será constituído de duas chamadas, que são feitas uma depois da outra.

Para ser selecionado em uma dessas chamadas, a pessoa precisa que sua nota seja compatível com o curso que escolheu, isto é, esteja dentro da nota de corte. Essa pré-seleção é feita via sistema e, quando ela ocorre, o candidato deverá apresentar a documentação exigida para que a bolsa esteja garantida.

Caso o candidato não consiga vaga nessas duas chamadas, ainda tem outra opção, que é a lista de espera. A seguir, veja como funciona cada etapa mencionada.

1ª Chamada

Após feita a inscrição no ProUni 2019, o candidato deverá, na data divulgada pelo MEC, acessar o site oficial do programa para verificar se foi pré-selecionado. Como já foi dito, ele deverá apresentar a documentação exigida. Isso é importante, pois é por meio desse procedimento que ele vai comprovar as informações inseridas no ato da inscrição.

2ª Chamada

A segunda chamada funciona da mesma forma que a primeira. Na data divulgada pelo MEC, aqueles candidatos que não conseguiram ser pré-selecionados na primeira chamada têm a oportunidade de conseguir a sonhada bolsa.

Assim como na primeira chamada, os pré-selecionados têm um período para apresentar a documentação exigida para, assim, garantirem a bolsa. É muito importante saber que o resultado divulgado no site (tanto na primeira quanto na segunda chamada) é apenas uma expectativa de direito à bolsa. Por isso, fique atento ao período para entrega da documentação.

Lista de Espera – Saiba como funciona

Caso não seja possível conseguir aprovação nas duas primeiras chamadas, tem ainda a lista de espera, que é um prazo estipulado pelo MEC para que o candidato manifeste seu interesse de participar e ainda concorrer a uma bolsa.

Vale destacar que se a pessoa não manifestar interesse, perde a oportunidade, pois a inclusão na lista de espera não é automática. Em geral, são reservados dois dias para o candidato entrar na lista. O procedimento é o seguinte:

  • Acesse o site do ProUni;
  • Informe o seu número de inscrição e senha do Enem (edição mais recente que participou);
  • Ao entrar no sistema, clique em “manifestar interesse em participar da lista de espera”;

Percebeu como é fácil? Feito isso, basta aguardar o resultado.

Veja como acessar o Resultado ProUni 2019

Resultado Prouni 2019

Tanto nas primeiras chamadas quanto na lista de espera, o candidato que se inscreveu no ProUni 2019 deverá consultar o resultado na data divulgada oficialmente pelo MEC.

O resultado ProUni 2019 poderá ser acessado de três maneiras, que são:

  • Por meio do site oficial do ProUni;
  • Através das instituições que participam do Programa; e
  • Pelo telefone 0800.616161.

Como você pode ver, a consulta ao resultado não é difícil. O que mais merece atenção nesse processo é ficar de olho nos prazos, pois caso você não apresente a documentação no prazo estipulado sua bola será perdida.

Leave a Reply