Resultado Sisu 2018/2 – Primeira Chamada e Lista de Espera

O resultado Sisu 2018/2, segundo semestre, pode ser consulta á partir do dia 18 de junho no site do processo seletivo.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC em que as Instituições Públicas de Ensino Superior oferecem vagas para alunos que participaram do Enem. Assim, os estudantes podem se inscrever em até duas opções de vagas. E, caso não sejam selecionados na primeira e na segunda opção, ainda podem participar de uma lista de espera.

Todo semestre, o processo seletivo abre inscrições para essas vagas e usa a nota de corte para classificar os candidatos interessados. A grande vantagem desse processo é que ele substitui o vestibular tradicional na maioria das instituições públicas de ensino. Na primeira edição do Sisu 2018, foram mais de 2.1 milhões de inscritos. Além disso, houve oferta recorde de vagas.

Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, além de conferir a previsão das datas do processo, você vai ver como funciona a lista de espera e como consultar o resultado Sisu 2018/1. Confira!

Calendário do Sisu 2018/2

As inscrições para o Sisu/2 – Segundo Semestre- ocorreram entre os dias 12 e 15 de junho no site do processo seletivo. De acordo com o Cronograma do MEC, o resultado será divulgada na segunda-feira (18/6), á partir das 10h da manhã (horário de Basília)

Na primeira edição do Sisu, que ocorreu em janeiro deste ano, foram ofertadas 239.601 vagas nas universidades públicas federais e estaduais do país. 

Vale lembrar que as vagas deverão ser preenchidas por estudantes que fizeram o Enem em 2017 e atendido aos requisitos, que são:

  • ter participado do enem no ano anterior; e
  • ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Pode participar do Sisu tanto quem foi aluno de escola pública quanto particular. Além disso, pode ter qualquer renda familiar. Porém, se você tiver declarado que possui baixa renda, é necessário comprovar.

Resultado Sisu 2018 – Segundo Semestre

Alguns dias após as inscrições para a segunda edição do Sisu 2018, os estudantes podem ficar de olho na divulgação do resultado Sisu 2018/2. É importante lembrar que se você não foi selecionado na primeira chamada, vale a pena se inscrever na lista de espera.

Podem participar das chamadas de vagas remanescentes os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções da chamada regular. Também podem ficar na lista de espera os estudantes que foram selecionados na segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula.

Para quem tem dúvida se vale a pena ficar na lista de espera, saiba que muitos estudantes aprovados na chamada regular não efetuam a matrícula. Assim, restam vagas para as chamadas remanescentes.

Como se inscrever na lista de espera

Você confirma que deseja participar da lista de espera do Sisu durante as inscrições. Em seu boletim, há uma opção em que você deve confirmar o interesse em participar da lista de espera.

Vale ressaltar que a participação nessa lista se restringe apenas à primeira opção de vaga.  Por isso, muita atenção na hora de marcar. Outro detalhe que merece atenção é que, como a lista de espera não é automática, os interessados devem acompanhar o cronograma do programa das universidades.

Há, ainda, casos em que as instituições de ensino solicitam que o interesse pela vaga seja declarado diretamente em seu site. Desse modo, se o estudante não estiver atento e perder o prazo estipulado para a inscrição na lista de espera da instituição, não poderá mais concorrer naquele ano.

Como consultar o Resultado Sisu 2018/2

O resultado Sisu 2018/2 está previsto para sair poucos dias após o encerramento das inscrições, na segunda feira (18/06). Mas, você já pode se adiantar e descobrir como acessá-lo.

Para isso, você deverá consultar resultado no site oficial do Sisu. Clique em “ver meu boletim” e informe o seu número de inscrição, sua senha e a figura de verificação correta. Vale destacar que o número de inscrição e senha são os mesmos informados na inscrição do Enem do ano anterior.

Após digitar esses dados, você será direcionado para sua página e poderá ver se foi aprovado para as opções selecionadas. O resultado Sisu 2018/2 também poderá ser consultado:

  • nas instituições de ensino que estão participando; e
  • na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone: 0800-616161.

Os aprovados na chamada regular deverão comparecer para matrícula entre os dias 22 e 28 de junho, conforme os horários e locais de atendimentos especificados pela instituição de ensino.

Assim, após ser aprovado, garanta quanto antes sua matrícula, para não correr o risco de perder a vaga. Verifique junto à instituição de ensino em que obteve a aprovação qual o período de matrícula.

Deixa um comentário