Rotina de estudos para o Enem

Diga adeus à procrastinação e crie bons hábitos de estudo com as nossas dicas de como montar sua rotina de estudos para o Enem.

À medida que mais uma edição do Enem se aproxima, os estudantes já devem começar a se preparar para o vestibular mais importante do país. Nesse sentido, ter uma rotina de estudos para o Enem pode ser um fator determinante para conseguir um bom desempenho no exame.

Então, se a sua meta deste ano é se dedicar aos estudos, talvez seja a hora de deixar a procrastinação de lado e mudar alguns hábitos para absorver melhor o conteúdo, gerenciar seu tempo e até mesmo ajudá-lo a melhorar seu foco e concentração.

É por isso que elaboramos uma lista de ações que você deve fazer para montar uma rotina de estudos para o Enem e alcançar seus objetivos.

Veja como montar sua rotina de estudos

Rotina de Estudos para o Enem

Gerencie seu tempo

Não existe uma rotina de estudos que seja eficiente para todos os estudantes: alguns ainda estão no ensino médio, outros trabalham em um período e outros têm o dia todo disponível. Então, o primeiro passo para criar um plano de estudos eficaz é considerar quantas horas você tem livre por dia, seja uma, duas ou até oito horas.

Depois se analisar todas as suas tarefas, estabeleça um horário de estudos que deve fazer parte da sua rotina diária. Assim como você acorda, escova os dentes, toma café da manhã e vai para o colégio, o horário de estudar deve fazer parte do seu dia a dia.

Tenha um ambiente para os estudos

É importante que você estude no mesmo lugar todos os dias para incorporar os estudos em sua rotina com mais facilidade e melhorar sua concentração. É a mesma lógica de quando você senta à mesa para comer ou usa o sofá para assistir TV.

Aqui, você tem duas opções: a primeira é criar o ambiente de estudos perfeito e confortável em casa e a segunda é estudar em outro local.

Caso escolha estudar em casa, certifique-se de que o ambiente é tranquilo e tem tudo que você precisa para estudar para o Enem. Você precisará de uma mesa, cadeira confortável e demais itens de estudo.

Se você escolher estudar em outro local, escolha lugares nos quais se sinta confortável, como uma biblioteca, cafeteria ou sala de aula.

Distribua as matérias

Se você já conferiu os editais anteriores, já deve saber que as questões do Enem abordam praticamente todo o conteúdo visto durante o ensino médio, ou seja, tem muita coisa para estudar!

Portanto, a organização é essencial para incluir todos os conteúdos necessários em sua rotina de estudos para o Enem. O primeiro passo é definir as prioridades na hora de estudar. Para isso, você pode começar com as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade e selecionar os conteúdos que serão mais cobrados na prova.

Depois de compreender os assuntos que você tem mais dificuldade, não se esqueça de estudar as matérias que tem mais facilidade. Assim, você garante que vai conseguir o máximo de conteúdo até no dia da prova.

Outra dica valiosa é otimizar o seu tempo de estudo separando mais tempo para as matérias mais complexas e menos tempo para as mais simples.

Reserve um tempo para descansar

É praticamente impossível manter um ótimo nível de concentração sem se dar um tempo para descansar e se recuperar dos estudos. Por isso, ao criar sua rotina de estudos para o Enem, não se esqueça de incluir alguns períodos para se dedicar a atividades de descanso e lazer, como fazer alguma atividade física, assistir séries, sair com os amigos etc.

Coloque tudo em uma tabela

Agora que você já sabe tudo que precisa considerar para criar uma rotina de estudos para o Enem, chegou a hora de organizar os seus próximos dias. Você pode criar um cronograma semanal, mensal ou até semestral. Nessa tabela, inclua as disciplinas que vai estudar no dia, além de colocar todas as suas atividades diárias além dos estudos.

Depois de pronto, experimente fixar o cronograma em um local que consiga visualizar com frequência para sempre ter noção do que que estudou e o que ainda precisa fazer.

Para manter a produtividade em sua rotina de estudos para o Enem, não deixe de ter consistência e manter o ritmo dos estudos ao longo dos meses. Assim, você tem muito mais chance de se dar bem na prova!

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos para eles já começarem a se preparar para o Enem da melhor forma!

Comente