Simulados para o Enem: Resolver Questões do Enem Online

Ao oferecer diversas oportunidades de ingressar no ensino superior o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também se tornou mais concorrido e criterioso com os candidatos. Com isso, o número de inscritos no Enem e as notas de corte dos cursos tradicionais aumentaram consideravelmente ao longo dos anos.

Dessa forma, os estudantes que desejam conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade pública através Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou uma bolsa de estudos em uma faculdade particular pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), necessitam ter uma preparação intensiva para a prova do Enem. Apesar dos conteúdos cobrados serem os mesmos ensinados no ensino médio, a forma como esses conteúdos são abordados no Enem é totalmente diferente dos demais vestibulares, e por isso, é necessário que o candidato conheça bem a prova e domine as competências e habilidades exigidas.

Para obter esse domínio sobre a prova do Enem, não basta somente assistir aulas, estudar por livros didáticos e apostilas. É preciso também compreender a prova, resolver questões anteriores, realizar simulados e criar um plano de estudos focado no Enem.

Simulados para o Enem

Simulados para o Enem 2016

Um dos principais diferenciais dos estudantes que conseguem obter uma ótima pontuação no exame é a realização de simulados para o Enem. Um bom plano de estudos deve incluir a resolução constante de simulados e questões anteriores do Enem, os quais irá guiar o candidato no processo de aprendizagem.

A recomendação para quem está iniciando os estudos é começar resolvendo as provas anteriores. Ao resolver as questões anteriores, o candidato terá noção de quais temas são mais cobrados em cada prova do Enem e quais assuntos deverá dar mais atenção na hora de estudar.

A prova do Enem é composta por quatro provas objetivas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e uma prova de redação discursiva. No total são 17 aplicações do Enem desde quando foi anunciado o novo modelo em 2009. São realizadas pelo menos duas aplicações por ano, incluindo as provas para os candidatos privados de liberdade. Com isso, o candidato possui um banco com mais de 5 mil questões disponíveis para resolver até o dia do exame.

Resolver Questões do Enem

As provas anteriores do Enem são disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), sendo possível encontrar grande parte das questões online. Porém, para um bom rendimento nos estudos é essencial que no momento da resolução as questões estejam separadas por matéria/disciplina e não por provas.

Quando o simulado está separado por matéria/disciplina, o candidato irá conseguir identificar qual conteúdo está sendo cobrado em cada questão e descobrir suas maiores deficiências em cada assunto.

Uma das melhores plataformas online com simulados para o Enem disponíveis na internet é o Gabarite. No site é possível encontrar o banco completo de questões anteriores do Enem separadas por ano, por prova e disciplina.

Simulados para o Enem 2016

No site é possível visualizar o número de usuários que já realizaram os simulados, a porcentagem de acertos e o nível de dificuldade das questões. Além disso, os usuários do também podem deixar comentários nas questões, notificar erros e compartilhar nas redes sociais seu desempenho.

Faça seu cadastro no Gabarite e realize simulados para o Enem online gratuitamente!.

Hora do Enem

O Hora do Enem é uma plataforma de estudos criada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como finalidade auxiliar os estudantes na preparação para a prova do Enem com vídeo-aulas, dicas de estudos e simulados online.

O primeiro simulado realizado pelo MEC aconteceu nos dias 7 e 8 de maio de 2016. Para participar dos simulados é preciso fazer uma cadastro na plataforma de estudos da Hora do Enem. 

Até a prova do Enem 2016 ainda serão realizados mais 4 simulados para o Enem online. Confira as datas e marque na sua agenda:

1° Simulado: 7 de maio;

2° Simulado: 25 de Junho;

3° Simulado: 3 de agosto;

4° Simulado: 8 e 9 de outubro.

As questões dos simulados são inéditas e elaboradas usando a mesma metodologia que o Inep utiliza no Enem. Por isso, os simulados da Hora do Enem são o mais próximo da realidade do exame que os candidatos podem encontrar.

Assim que o estudante finaliza o simulado, ele também consegue visualizar automaticamente seu desempenho e quais cursos e universidades é possível ingressar com essa pontuação. Conheça o Hora do Enem!

Gostou? Deixe um comentário abaixo e não deixe de nos seguir no twitter: @focoenem e curtir nossa página no facebook para acompanhar todas as novidades do Enem 2016!

2 Comentários

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − seis =