SisFies Aluno: Veja como acessar o portal!

Veja como acessar o portal SisFies Aluno para ter acesso a informações sobre seu financiamento estudantil.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que permite estudantes financiar as mensalidades de um curso de graduação em instituição privada. Por meio desta oportunidade, milhares de estudantes estão tendo acesso ao nível superior.

Uma vez fazendo parte do programa, o estudante gerencia o financiamento através de um sistema chamado SisFies Aluno em que é possível realizar diversas ações, como vamos mostrar no texto a seguir.

Saiba o que é o SisFies Aluno

O SisFies Aluno é um sistema informatizado criado para ajudar os participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Criado pelo Ministério da Educação, o principal objetivo desse sistema é facilitar a vida de quem contrata o financiamento, já que por meio dele é possível:

  • Realizar inscrição;
  • Atualizar dados cadastrais;
  • Realizar aditamento semestral;
  • Fazer transferências do Fies para outro curso;
  • Negociação de dívida;
  • Suspensão;
  • Dentre outras coisas.

Como você pode notar, esse sistema está disponível apenas para os alunos já selecionados no processo seletivo. Vale a pena informar também que a inscrição no programa, ou seja, no FIES, não é feita no SisFies Aluno e sim no SisFies Seleção.

Diferença em SisFies Aluno e SisFies Seleção

Muita gente confunde os dois sistema e acaba fazendo confusão na hora de fazer alguma solicitação. Por isso, é importante saber a diferença entre eles.

Como já foi dito, o SisFies Aluno foi feito para que o aluno faça o acompanhamento do seu financiamento durante todo o curso. O SisFies Seleção, por sua vez, é direcionado apenas para o processo de inscrição dos estudantes. Sendo assim, se você já possui o financiamento, deverá acessar o SisFies Aluno.

SisFies Aluno: passo a passo de como acessar

Acessar o SisFies Aluno é muito fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: acesse a página online do sistema, clicando aqui;

Passo 2: digite seu CPF e senha;

Passo 3: em seguida, digite o código verificador;

Passo 4: clique em entrar.

Como você pode ver, é bastante simples. No entanto, é preciso antes estar cadastrado no sistema para fazer o acesso.

Como fazer o cadastro no SisFies

Para fazer o cadastro no SisFies ― Sistema Informatizado do Fies ― utilize o mesmo endereço de web citado acima, ou seja, a página do SisFies Aluno. Em seguida, no canto superior esquerdo da tela, clique em “Primeiro acesso”.

Na outra página que será mostrada, preencha as informações solicitadas, que são: CPF, data de nascimento e e-mail. Além disso, você deverá escolher uma senha, preencher o código número e clicar em “enviar”.

Após o cadastro, será preciso fazer a validação do mesmo. O sistema enviará um e-mail de confirmação para o estudantes que deverá clicar no link de confirmação. No entanto, essa não é a confirmação oficial, que será feita posteriormente pela CPSA ― Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento.

Após o cadastro na plataforma será possível contratar no Fies. Para isso, o aluno deverá procurar uma agência da Caixa, pois o processo de contratação é feito apenas lá. O prazo para fazer a contratação é de até 10 dias após a aprovação do pedido.

Não esqueça que novos acessos são possíveis apenas durante o período de inscrição. Já os alunos matriculados e com financiamento ativo poderão acessar quando precisarem.

Solicitação de Aditamento Fies

O aditamento é uma das operações realizadas pelo SisFies Aluno e é nada menos que a renovação semestral do financiamento. Ele serve como uma espécie de confirmação de que o aluno está em situação regular na instituição em que estuda.  Além disso, o aditamento serve para a correção e/ou alteração de dados cadastrais.

O aditamento Fies pode ser de dois tipos:

  1. simplificado: quando não há alterações contratuais; e
  2. não simplificado: quando possui alguma alteração nas cláusulas do contrato.

Vale lembrar que após o pedido de aditamento online, o estudante deve solicitar a DRM, que é uma via do Documento de Regularidade de Matrícula. Como se trata de uma operação obrigatória, se o estudante não fizer todo semestre o contrato será cancelado. 

Veja a seguir como solicitar no portal do SisFies:

  • Acesse o portal;
  • Digite seu CPF e senha;
  • Digite corretamente o código número e clique em “entrar”;
  • Em seguida, confira se os valores do semestre estão corretos;
  • Dando seguimento, o sistema vai perguntar se você confirma os valores, e depois, se você confirma os dados cadastrais;
  • Clique em aceitar.

Você viu neste post como acessar o SisFies Aluno e ficou sabendo que por meio dele é possível fazer todo acompanhamento do aluno durante o período de financiamento. Sendo assim, guarde essas informações para ter em mãos sempre que precisar.

Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!

Deixa um comentário