Sisu 2016 terá edição extra para preencher 150 mil vagas remascentes

O Ministério da Educação (MEC), anunciou que irá abrir inscrições para edição extra do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para preencher vagas renascentes. De acordo com um senso divulgado pelo próprio MEC em 2014, há pelo menos 115 mil vagas ociosas nas universidades federais do Brasil.

Segundo o ministro da educação Aloizio Mercadante, durante coletiva de imprensa em Brasília, nesta sexta-feira, 4 de dezembro, a intenção é é eliminar as cadeiras vazias do ensino superior público, que hoje já conta com 1.180.068 vagas ociosas sem nenhuma custo para o governo.

Atualmente, para preencher as vagas ociosas as universidades públicas abrem processos individuais de transferência. No entanto, grande parte dessas vagas ainda não são preenchidas devido a complexidade para o aluno concluir a transferência. Com essa nova edição do Sisu, esse processo será simplificado e universalizado, uma vez que, um estudante de São Paulo poderá a concorrer há uma vaga no Rio Grande Sul.

Sisu 2016 terá edição extra com até 150 mil vagas remanescentes

Sisu 2016 terá edição extra com até 150 mil vagas remanescentes

Se todas as universidades públicas (federais, estaduais e muncipais) aderirem ao sistema, o novo Sisu preencherá até 150 mil vagas remanescentes. Os pré requisitos para se inscrever no processo são: a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o desempenho acadêmico do aluno na instituição em que ele está, a qualidade do curso de onde se quer migrar, se ele é da região onde está a instituição pretendida ou se já é graduado.

O MEC não divulgou a data da abertura das inscrições dessa edição extra, mas acontecerá á partir do primeiro semestre de 2016.

Acompanhe todas as noticias sobre o Enem e Sisu na nossa página no facebook ou pelo twitter: @focoenem.

Leave a Reply