Sisu 2018: Inscrições Abertas

Estão abertas as inscrições para o Sisu 2018. Saiba passo a passo como se inscrever no processo seletivo e concorrer a uma vaga em uma universidade pública.

As vagas nas universidades públicas são muito concorridas, principalmente nos cursos mais populares e disputados. Para quem não é aprovado no processo, uma alternativa é recorrer ao Sisu 2018 (Sistema de Seleção Unificada), que é o sistema informatizado, criado pelo MEC (Ministério da Educação) e que permite que as instituições públicas de educação disponibilizem vagas para os estudantes que participaram do Enem.

O processo seletivo para o Sisu acontece duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e a outra no segundo.  É importante estar atento ao cronograma para não perder a data. Confira abaixo mais informações sobre as inscrições para o Sisu 2018:

O Sisu

No ato de inscrição, o candidato tem que escolher, em ordem de preferência, no máximo duas opções entre as vagas disponibilizadas pelas universidades que participam do Sisu 2018. Também é necessário selecionar se deseja concorrer às vagas normais ou por sistema de cotas. Enquanto o período de inscrição estiver ativo, o candidato pode alterar as suas opções. Será validada apenas a última alteração.

Findado o processo de inscrição, o sistema seleciona de forma automática os candidatos que foram mais bem qualificados na última edição do Enem. São aprovados apenas os participantes dentro do número de vagas oferecidas pelo Sisu em cada graduação, considerando a modalidade de concorrência.

Se a nota do candidato viabilizar a classificação para as suas duas opções, ele será selecionado para a primeira opção. O programa faz apenas uma chamada para a matrícula, logo se você não se matricular e garantir a sua vaga, ela será direcionada para outro candidato.

O candidato selecionado em sua primeira opção só pode fazer a sua matrícula. Já quem foi selecionado na segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula ou não, pode escolher aguardar na lista de espera para ser chamado para a primeira opção caso haja desistência dos outros candidatos aprovados para as vagas desse curso.

Inscrições Sisu 2018

As inscrições para o Sisu 2018 ainda não foram abertas. Para se inscrever é necessário acessar a plataforma do sistema. Assim como nos demais anos, o processo seletivo deve se iniciar a partir de janeiro e se encerrar no mesmo mês. O resultado com o nome dos candidatos selecionados é divulgado um dia após o fim das inscrições.

A partir do mês de fevereiro, o candidato pode escolher ficar na lista de espera. Estima-se que até a metade desse mês, os participantes sejam convocados para se matricularem na segunda chamada.

Para fazer sua inscrição no Sisu 2018, acesse: http://sisu.mec.gov.br/

Sisu 2018 Inscrições

Como funciona a lista de espera

Depois que é feita a chamada regular do processo de seleção, o Sisu disponibiliza as instituições de ensino uma lista de espera que deve ser usada para preencher as vagas que não foram ocupadas pelos candidatos aprovados anteriormente. Para estar nessa lista, o estudante deve manifestar interesse no próprio site do programa, respeitando o prazo do cronograma.

Estão liberados para participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções indicadas, e aqueles que foram chamados somente para a segunda opção. É recomendado que o candidato fique atento às informações divulgadas pela universidade pública para acompanhar as convocações para a lista de espera.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 4 =