Isenção taxa de inscrição Enem 2019: Saiba como solicitar

Veja como solicitar a isenção taxa de inscrição Enem 2019. Os candidatos que seguem os pré-requisitos do edital conseguem fazer a prova de graça!

A isenção da taxa de inscrição Enem 2019 é a possibilidade dos alunos que não possuem condições de pagar o valor da inscrição fazerem o exame gratuitamente.

isenção taxa de inscrição enem 2019

O Enem 2019 é o caminho para ingressar no ensino superior e muitas pessoas já estão se preparando para a prova mais importante do país. Uma das dúvidas mais frequentes entre os candidatos é sobre a taxa de inscrição Enem 2019. O valor de R$82,00 cobrado na edição passada sofreu reajuste na para esta edição e passará a custar R$ 85. 

Para alguns estudantes, é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição. Por isso, se você quer saber se está entre esse grupo, é só continuar a leitura desse texto!

Taxa de inscrição Enem 2019: Como funciona?

Desde o Enem 2018, o período para a solicitação de isenção acontece antes das inscrições. Dessa forma, o candidato que se enquadra nos pré-requisitos para conseguir a isenção deverá providenciar os documentos que comprovem a situação declarada.

Para o Enem 2019, o período para fazer o requerimento da isenção é entre os dias 1 e 10 de abril, ou seja, quase um mês antes do período de inscrições. As datas de inscrições do exame vão do dia 6 até o dia 17 de maio.

Se o pedido for negado, o participante ainda pode recorrer da decisão e enviar novos documentos para comprovar que possui direito à isenção da taxa de inscrição Enem 2019.

É importante deixar claro que, mesmo se o candidato for isento do pagamento da taxa, ainda é necessário fazer a sua inscrição do Enem 2019 durante o período estipulado no cronograma.

Quem pode solicitar?

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição Enem 2019, o candidato deve seguir alguns pré-requisitos. São eles:

  • Estar cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública no ano de 2019;
  • Ter concluído o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escola particular e ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Pessoas que conseguiram a Certificação de Conclusão do Ensino Médio a partir do Encceja 2018;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda familiar de até meio salário por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Passo a passo para solicitar a isenção

Isenção taxa de inscrição Enem 2019: Saiba como solicitar 1

Se você se enquadra em algum desses critérios abaixo poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição Enem 2019. Saiba passo a passo como fazer o seu pedido:

  1. Primeiramente, acesse a Página do Participante do Inep, clique em “Isenção Enem 2019”,informe o número do seu CPF e crie uma senha. Essa mesma senha também será usada para fazer a inscrição e acompanhar o resultado do exame.
  2. O sistema vai apresentar automaticamente uma tela com seus dados pessoais. Logo em seguida, confirme com atenção e, se estiverem errados, entre em contato pelo 0800 61 61 61. Preencha também os dados de endereço;
  3. Depois, o sistema vai apresentar algumas situações para verificar em qual critério de isenção você se encaixa;
  4. O próximo passo é preencher o questionário socioeconômico;
  5. Finalize informando seu número de telefone e-mail.

Justificativa de Ausência

O participante que conseguiu a isenção do Enem 2018 e não compareceu ao exame deverá justificar sua ausência. A justificativa também é realizada pelo site do Enem no mesmo período da solicitação de isenção. Dessa maneira, somente será possível obter nova isenção da taxação de inscrição do Enem 2019.

Este texto foi útil? Então compartilhe com seus amigos para eles descobrirem se têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem!

Comentários

Comente