15 possíveis temas de redação para o Enem 2019

Confira as principais apostas de temas de redação para o Enem 2019 e prepare-se para o exame.

Todos os anos vários estudantes participam do Enem com o objetivo de conseguirem acesso ao nível superior. Durante todo o ano eles se preparam para as provas objetivas (divididas em áreas de conhecimentos) e para a Redação, que para muitos é o grande desafio do processo seletivo.

Para obter a maior nota possível, é preciso um conjunto de atributos, como construir bem o texto, fazer a exposição de ideias, argumentar corretamente e, claro, ter o conhecimento necessário para abordar o tema.

Para ajudá-los neste último quesito, trouxemos os 15 possíveis temas de redação para o Enem 2019. Assim, você vai se ficar por dentro dos assuntos mais cotados para este ano! Vamos lá ver quais são?

Temas de Redação para o Enem 2019

Temas de Redação para o Enem 2019

1. Exposição de imagens íntimas na internet

A primeira dica de tema para a redação Enem 2019 é bastante polêmico: exposição de imagens íntimas na internet. O assunto tornou-se forte principalmente depois que o Superior Tribunal Federal sancionou a lei que determina que importunação sexual é crime.

Isso quer dizer que quem compartilhar na internet ― ou em outros meios de comunicação ― imagens íntimas sem consentimento, pode pegar de um a cinco anos de prisão.

De acordo com a lei, será punido quem vender, compartilhar ou publicar não só imagens, mas também vídeos de sexo ou nudez. A medida pretende acabar com uma prática atualmente conhecida como “pornô de vingança”.

Com tantos casos relatados nos últimos anos, esse tema tornou-se forte candidato. Por isso, fique atento, leia sobre a lei que citamos e pesquise sobre as consequências que o “pornô de vingança” traz para a vida das vítimas.

2. Aumento das DSTs entre os jovens

Outro forte candidato para redação Enem 2019 é o aumento dos casos de DSTs entre jovens. Apesar do assunto não ser novidade para ninguém, infelizmente as estatísticas continuam apontando um cenário preocupante.

Doenças sexualmente transmissíveis como Hepatite C, HIV, Sífilis, HPV, Herpes Genital, Clamídia, Gonorreia e outras, representam cerca de 33,1% em um grupo de 100 mil pessoas com idades entre 20 e 24 anos.

Esses são dados coletados pelo Ministério da Saúde em 2005. Segundo dados mais recentes, o Brasil apontou nada menos que 40 mil novos casos de DSTs, além de revelar que houve um aumento de 85% nos casos de Aids entre pessoas de 15 a 24 anos.

Como você pode notar os números são alarmantes e levando em consideração que o público do Enem é em sua maioria jovem, abordar esse tema seria também uma forma de conscientização. Por isso, se você está se preparando para o exame deste ano, fique de olho neste tema.

3. Os desafios de segurança pública no Brasil

Possíveis Temas de Redação para o Enem 2019

Infelizmente, não é novidade que o Brasil enfrenta uma verdadeira crise de segurança pública. Em especial nos centros urbanos, é cada vez mais preocupante a quantidade de assaltos e outras formas de violência que se alastram no país, fazendo com que a sociedade viva em constante medo.

Apesar dos investimos em segurança pública ― a exemplo do ano de 2016, em que 1,5% do PIB foi destinado a essa questão ―, o problema continua e tem registrado índices cada vez mais alarmantes.

Para desenvolver uma boa redação sobre o tema, pesquise não só as estatísticas, mas também os impactos da falta de segurança na sociedade e a importância da criação de políticas públicas voltadas para solucionar os problemas da segurança pública no país.

4. As novas relações de trabalho na era da tecnologia

Mobile Devices, Big Data, Internet das Coisas, Cloud Computing. Esses nomes são comuns para você? Pois deveria. A questão é que esses termos estão cada dia mais conhecidos, devido ao aparecimento de novas tecnologias criadas para abarcar a enorme quantidade de informações disponíveis por todos os lados.

É a tecnologia, que cresce de forma exponencial e afeta, dentre outras coisas, as relações de trabalho também. Com toda essa transformação ― chamada de “Quarta Revolução Industrial” no Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, na Suíça ― novas profissões estão surgindo e outras mais tradicionais tendem a serem substituídas por sistema de processamento digitais.  

5. Os obstáculos para doação de órgãos no Brasil

Mais uma vez a doação de órgãos é uma das cotadas como tema de redação do Enem. O assunto ainda é muito debatido, principalmente porque apesar de salvar vida, cerca de 47% das famílias ainda se recusam a optar pela doação de órgãos de parentes quando ocorre morte cerebral. Esses são os números de 2013, coletados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Para reverter esse cenário, é necessário que ocorra uma ampla discussão social sobre o tema. É de grande importância que os meios de comunicação e a sociedade em geral se conscientize, pois só por meio da conscientização haverá mudança, já que a doação só é concedida com autorização expressa dos familiares.

6. A importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do país

Outro tema que pode surpreender os estudantes é o empreendedorismo, que funciona como uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento social e econômico do país.

Sabemos que em uma sociedade onde o empreendedorismo está presente as pessoas buscam novas soluções. Na verdade, elas são motivadas a isso. Dentre outras coisas, empreender leva a consequências positivas para o país como criação de mais postos de trabalhos, melhor distribuição de renda e claro, maior movimentação econômica.

7. Os impasses entre a conservação do meio ambiente e o crescimento econômico

Temas de Redação para o Enem 2019

De um lado temos o crescimento econômico e o avanço tecnológico, do outro temos a necessidade de cuidar do meio ambiente. Será que um dia vamos resolver esse impasse, quando a degradação ambiental tem sido ocasionada principalmente pelo avanço industrial no mundo contemporâneo.

Esse pode ser um tema muito interessante, principalmente diante das recentes ocorrências em Brumadinho e Mariana.

8. A vacinação e o reaparecimento de doenças erradicadas

Em junho de 2018, em encontro para debater o reaparecimento de doenças erradicadas, países como Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile selaram um compromisso: reforçar as políticas e ações de saúde, especialmente nas fronteiras para evitar a transmissão de casos de sarampo, poliomielite e rubéola. A medida tem como objetivo evitar a reintrodução dessas doenças erradicadas há anos na América.

Para construir uma boa redação sobre o assunto, o estudante deve abordar a importância da vacinação, propor campanhas de conscientização e a necessidade de manter a cobertura vacinal de pelo menos 95%.

9. Os caminhos para combater a gravidez na adolescência

De acordo com a diretora da OPAS Organização Pan-Americana de Saúde , Carissa Etienne, as taxas de gravidez entre adolescente continuam altas e elas afetam principalmente as pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade.

Além disso, a gravidez leva a consequências muito mais sérias, sobretudo na saúde das meninas, criando não só obstáculos no desenvolvimento psicossocial delas, mas também maiores riscos de morte materna. Sem contar que os filhos dessas adolescente têm maiores chances de caírem na pobreza.

Vale destacar que a mortalidade de adolescentes no parte está entre as principais causas de morte entre meninas de 15 a 24 anos. Ainda segundo Carissa, só em 2014 1,9 mil jovens e adolescente vieram a óbito devido a problemas relacionados à gravidez.

10. A importância da construção de valores éticos na sociedade

Segundo Eduardo Giannetti, “os valores éticos são uma espécie de gramática da convivência. Sem a gramática, não há língua, do mesmo modo como a virtude dá o estilo do convívio”.

Será que é possível ensinar valores como honestidade, ética e respeito? Qual a importância desses princípios na sociedade atual? Eles passam de geração para geração ou vêm da internalização, em que cada um entende por si que as regras e princípios morais são importantes para a vida em sociedade?

11. Os desafios de combate a epidemias no Brasil

Epidemias de Dengue - Redação Enem 2019

A Declaração dos Direitos Humanos promulga que todos os indivíduos têm direito à saúde e bem-estar social. No entanto, nem todos os brasileiro podem vivenciar esse direito na prática. Sendo assim, esse direito pode ser questionado por meio de um dos temas de redação para o Enem 2019. 

Com o aumento das epidemias, como é o caso da Microcefalia, que teve um aumento assustador de casos no Nordeste , é dever dos governos criar políticas públicas e ações de prevenção e de tratamento, dando à atenção básica o papel de porta de entrada e tratando de doenças que, pela falta de ações preventivas, tornam-se epidêmicas.

12. O aumento de casos de depressão entre os jovens brasileiros

A depressão é uma doença crônica, séria e, na maioria das vezes, caracterizada por comportamento tristonho, sentimentos de tristeza, irritabilidade e isolamento, prejudica as relações familiares e sociais dos jovens.

Apesar de não possuir um estudo ou pesquisa formal sobre o aumento de casos de depressão entre os jovens no Brasil, o coordenador do Ambulatório de Transtornos Afetivos na Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo afirmou que houve um aumento de adolescentes que procuram tratamento em saúde mental.

Ao abordar o tema, além de apresentar os problemas sociais e psicológicos que levam à depressão, é importante mostrar que a sociedade brasileira ainda vê a depressão como tabu e que esse comportamento dificuldade que tanto a família quanto a escola identifiquem os sinais iniciais da doença.

13. Os impactos do uso e do descarte de plásticos na natureza

Recentemente, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o projeto que proíbe o uso de canudos de plásticos na cidade. O tema gerou uma discussão nacional sobre os impactos de uso (e do descarte) de plásticos e suas consequências para a natureza.

Por essa razão, o assunto é um forte candidato como um dos temas de Redação para o Enem 2019. Para embasar seu texto, fale sobre os impactos ambientais gerados pela produção e descarte de plástico e a importância de ações como a da Câmara do RJ para a preservação do meio ambiente.

14. Alternativas para combater a evasão escolar entre jovens e adultos

Segundo dados coletados pelo Instituto Unibanco, em 10 anos a porcentagem de jovens que concluem o ensino médio em idade apropriada aumentou de 5% para 19%. No entanto, o IBGE aponta que existe nada menos que 1,3 milhões de jovens que não concluíram os estudos.

Como você pode perceber, são estatísticas preocupantes que merecem maior atenção da sociedade e do governo. O fato é que esses jovens, sem educação básica, acabam sendo inseridos precocemente no mercado de trabalho ou no crime, causando prejuízos para todos, principalmente para eles.

15. A importância da educação à distância no Brasil e a democratização do ensino

15 possíveis temas de redação para o Enem 2019

A educação à distância cumpre hoje em dia um importante papel na democratização do ensino no Brasil. Com o avanço tecnológico e a facilidade no acesso de informações e conhecimento concedido pela internet, pessoas de todas as idades e classes sociais têm a oportunidade de terminar e continuar seus estudos.

Essa modalidade de ensino tornou-se uma opção para todos que não podem (ou não querem) encarar uma rotina de estudos tradicional, seja por falta de tempo ou por não ter condições financeiras de arcar com as despesas de uma instituição privada.

E então, anotou as dicas de Temas de Redação para o Enem 2019? Não perca tempo e comece hoje mesmo a ficar por dentro dos assuntos que apresentamos para você! Assim, você sai na frente e aumenta suas chances de conseguir nota máxima!

Comentários

Comente