Boleto do Fies vencido: como atualizar, emitir e imprimir

Seu boleto do Fies venceu? Veja passo a passo como atualizar a data de vencimento, emitir 2º via e imprimir.

Se você contratou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para realizar o sonho de ingressar em uma instituição de ensino superior, mas, por algum motivo, não conseguiu manter as parcelas em dia, é importante saber o que fazer em caso de boleto do Fies vencido.

Sendo assim, se você faz parte desse grupo de pessoas que estão com parcelas em atraso, acompanhe a leitura e confira o passo a passo do que fazer em caso de boleto vencido do Fies de modo a evitar pendências com o governo.

O Fies é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal, que facilita o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior em instituições privadas, pois ele permite que o estudante financie a faculdade e pague uma parte ou a totalidade das mensalidades só depois de se formar.

No entanto, a situação dos contratantes em fase de amortização não costuma ser muito animadora, uma vez que cerca de 57% deles estão com o pagamento atrasado.

Como atualizar e emitir o boleto do Fies vencido?

Boleto do Fies vencido: saiba como atualizar
Saiba como atualizar seu boleto Fies vencido.

Para atualizar o boleto vencido do Fies é necessário emitir uma nova via da guia de pagamento.

Ademais, vale lembrar que, quando o boleto do Fies está dentro do prazo, ele pode ser pago em qualquer banco, até mesmo pelo internet banking. 

No entanto, se o documento estiver vencido e precisou de atualização, a nova via só pode ser paga no banco responsável pelo crédito estudantil.

Dito isso, veja a seguir o passo a passo de como emitir o boleto vencido do Fies, no caso de um financiamento feito pela Caixa Econômica Federal:

  1. Acesse o site do banco, clique em “Benefícios e programas” e escolha a opção “FIES”;
  2. No menu principal, clique na opção “Boletos”. Feito isso, você será redirecionado para o novo ambiente de geração de boletos do programa;
  3. Depois, informe seu número de CPF e senha. Caso não tenha cadastro basta clicar em “Cadastre-se” e efetuar o cadastro;
  4. Após entrar com o CPF e senha você já estará dentro da plataforma, e o boleto ficará disponível na opção “Contrato Fies”, mais especificamente em “Boleto(s) em aberto”.

Como imprimir o boleto do Fies?

Imprimir o boleto vencido do Fies é bem simples. No site da Caixa Econômica Federal basta fazer o passo a passo que explicamos anteriormente e clicar no ícone da impressora, que irá aparecer na opção “Boleto(s) em aberto”.

Depois de clicar neste ícone, o arquivo será gerado instantaneamente no formato para impressão. 

Outra opção para imprimir a segunda via do documento pela Caixa Econômica é entrar em contato com a central de atendimento no número de telefone 0800 726 8068.

No site do Banco do Brasil, por sua vez, para imprimir o boleto do Fies vencido, o estudante deve acessar “Produtos e Serviços”, em seguida clicar no menu “Pessoa Física” e depois em “Você”. Feito isso, basta escolher a opção “2° via do boleto ou atualizar vencido” e completar as informações.

O Banco do Brasil também coloca à disposição dos clientes o número de telefone 0800-729-5353 para a regularização de pendências atrasadas.

Quais faculdades fazem parte do Fies?

Diversas universidades espalhadas pelo Brasil fazem parte do FIES, e todas elas são bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação).

Veja a seguir algumas das principais universidades que fazem parte do programa:

Não paguei o boleto do Fies vencido, e agora?

Uma dúvida que grande parte dos beneficiários do programa têm é sobre o que acontece caso não pague o boleto do Fies.

E a resposta para essa dúvida é bem simples: caso a quitação das parcelas não seja devidamente cumprida, o nome do aluno é inserido na lista de inadimplentes do Serasa, por conta das pendências com a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Todavia, o não pagamento da dívida não interfere na colação de grau após a finalização do curso ou exercício da profissão.

De todo modo, é extremamente importante manter suas parcelas em dia e se atentar ao prazo de vencimento dos boletos.

Por fim, caso o estudante, em algum momento da vida, esteja com dificuldades financeiras e perceba que não conseguirá manter as parcelas em dia, é interessante que ele entre em contato com o banco responsável pelo financiamento para solicitar a renegociação do Fies.

Jornalista em formação, administradora, redatora web e publicitária. Escreve sobre educação, finanças, gestão e literatura.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.