O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma alteração do Edital do Enem 2020, que determina que os candidatos serão obrigados a usar máscaras desde a entrada no no local de prova até a saída, tanto no exame impresso quanto no digital. A publicação está no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31).
O edital do Enem foi atualizado para alterar a data do exame anunciado anteriormente. Em vez de novembro, como previsto antes da pandemia, o exame será realizado em janeiro e fevereiro e os resultados serão publicados em março.
Uso da Máscara no Enem 2020
As novas regras incluem os cuidados de saúde dos participantes e funcionários com o objetivo de impedir a proliferação do novo coronavírus. O uso constante da máscara é uma dessas mudanças e agora é uma das responsabilidades do candidato.
O único momento em que o acessório será removido é quando o aluno for identificado – embora a mensagem diga que a máscara deve ser agarrada pelas laterais sem tocar na parte protetora, conforme recomendado por infecologistas.
As acompanhantes de lactentes também devem sempre usar o acessório. O uso da máscara não é necessário para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiência sensorial ou outras deficiências que impedem o uso adequado.
Veja o novo calendário do Enem 2020
A nova data do Enem 2020 foi definida após pressão de estudantes e políticos diante da atua situação da pandemia de Covid-19 no país. Veja as datas:
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
- Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
- Resultados: a partir de 29 de março
Com informações: G1 – Portal de Notícias e Diário Oficial da União
Comente