Há anos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) auxilia milhões de pessoas a bancar o sonho de completar o Ensino Superior. O programa, que foi criado em 1999, custeia cursos de graduação em instituições privadas por todo o país. Através dele, é possível financiar de 50% a 100% das mensalidades.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 93 mil vagas estarão disponíveis no programa neste ano. A primeira parte delas será ofertada ainda este mês. Se você tem interesse em concorrer a uma dessas vagas, fique atento ao calendário do Fies 2021.
Calendário do Fies 2021
Normalmente, são abertos, por ano, dois processos seletivos do Fies. Neste ano, contudo, haverá um terceiro processo. Assim como o calendário do ProUni, as datas do Fies 2021 tiveram que ser ajustadas ao novo cronograma do Enem 2020.
A prova, que deveria ter acontecido em novembro do ano passado, foi adiada para janeiro deste ano em virtude da pandemia de Covid-19. Essa mudança alterou todo o calendário do Exame, que deve liberar os resultados somente em março.
Sendo assim, para que os participantes possam usar a nota do último Enem no programa, o Fies terá um processo a mais no primeiro semestre. Dessa forma, os participantes poderão tentar o financiamento em janeiro, abril e também no segundo semestre.
Para participar deste primeiro processo, serão utilizadas as notas das provas do Enem anteriores, a partir de 2010. No segundo e no terceiro já será possível usar a nota do Enem 2020.
O primeiro processo seletivo do ano já está prestes a começar. Veja quais são as datas do Fies 2021 mais importantes.
Consulta de vagas
É previsto pelo calendário do Fies 2021 que os candidatos possam consultar as vagas ofertadas a partir do dia 22 de janeiro. Os interessados em participar do processo seletivo poderão verificar as vagas pelo site do programa de financiamento até o dia 25 de janeiro.
Período de inscrições do Fies 2021/1
Após verificarem as vagas disponíveis para esse primeiro processo seletivo do Fies 2021, os candidatos interessados poderão se inscrever do dia 26 a 29 de janeiro.
Para se cadastrar no programa, o participante deve utilizar o Login Único do Governo Federal. Depois de acessar o sistema, o candidato ainda deve responder alguns questionários, a fim de comprovar renda e escolaridade. Por fim, ele deve indicar quais são suas opções de curso.
Resultados
Neste primeiro processo seletivo do Fies 2021, haverá apenas uma chamada única e a lista de espera.
No Fies, a lista de espera é gerada automaticamente, sem a necessidade de declarar interesse. Por este motivo, no mesmo dia em que os nomes pré-selecionados na chamada única forem divulgados, já será possível verificar quem foi para a lista de espera.
Segundo o calendário do Fies 2021, ambos os resultados serão divulgados no dia 02 de fevereiro.
Comprovação das informações autodeclaradas na inscrição
Assim que forem pré-selecionados, os candidatos devem entregar toda a documentação necessária para comprovar seus dados e dar início aos trâmites legais. O prazo é bem curto, por isso, tente deixar todos os documentos possíveis em mãos.
Os candidatos da chamada única terão do dia 3 a 5 de fevereiro para cumprir essa etapa. Aqueles que ficaram na lista de espera terão do dia 03 de fevereiro a 18 de março, conforme a lista for rodando.
Esses candidatos pré-selecionados pela lista devem acompanhar o andamento frequentemente, pois não há nenhum sistema de aviso. É de total responsabilidade deles verificarem se conseguiram ou não a vaga.
Se você ainda não tem certeza sobre como funciona exatamente o programa, veja um tutorial completo sobre o Novo Fies.
Afinal, quais são as datas do Fies 2021?
Assim fica o cronograma com as datas do Fies 2021 que você não pode deixar passar:
- Inscrição: de 26 a 29 de janeiro.
- Resultados da chamada única e da lista de espera: 2 de fevereiro.
- Comprovação de informações (pré-selecionados na chamada única): de 3 a 5 de fevereiro de 2021.
- Convocação por meio de lista de espera e comprovação de informações: de 3 de fevereiro até 18 de março.
O Fies, ao lado do ProUni e do SiSU, é mais uma oportunidade de alcançar o tão sonhado curso superior. Para participar do programa, os candidatos podem usar as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. É exigido somente que o participante tenha média mínima de 450 pontos e não tenha zerado a redação.
O programa tem ainda duas modalidades de financiamento: o Fies e o P-Fies. Na primeira, podem concorrer candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Nela, o financiamento é feito com juro zero. Na segunda, concorrem candidatos com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Esses pagam juros variáveis pelo financiamento.
Saiba melhor como funcionam as taxas de juros do Fies e do P-Fies.
No nosso site, você encontra todas as informações que precisa sobre o Fies. Conheça o programa para saber o que fazer em cada etapa. Além disso, não deixe de anotar as datas do Fies 2021 para não perder os prazos.
Comente