Encceja 2022: Saiba como realizar sua inscrição

No Brasil, é muito comum encontrar jovens e adolescentes que abandonaram a escola. A taxa de evasão escolar do país é uma das maiores do mundo. Os motivos variam desde falta de interesse até dificuldades de conciliação com a necessidade de trabalhar. Ainda assim, mesmo quando não saem da instituição, muitos alunos ficam atrasados, principalmente por conta de reprovações. 

Se esse é o seu caso, existe uma forma de obter seu diploma de Ensino Fundamental ou Médio sem retornar à escola. Afinal, concluir o Ensino Básico abre diversas oportunidades de emprego e é requisito para entrar no Ensino Superior. Com o Encceja 2022 é possível conseguir sua certificação. 

O que é o Encceja?

Tudo sobre o Encceja 2022: inscrições
Com o Encceja 2022, estudantes que não concluíram o ensino fundamental e médio podem obter seu diploma.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova específica para testar os conhecimentos dos estudantes que não concluíram o Ensino Básico na idade adequada. Ao fim do teste, os participantes que atingiram a pontuação mínima podem solicitar o diploma de Ensino Fundamental ou Médio.  

A avaliação foi criada pelo Inep e existe desde 2002. Entretanto, a partir de 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) agregou a função de certificar os estudantes com diplomas do Ensino Médio. A situação, contudo, voltou a mudar em 2017. 

Uma vez que o Exame passou a ser, primordialmente, um teste para a entrada no Ensino Superior, a certificação do Ensino Básico voltou a ser tarefa exclusiva do Encceja. Desde então, não é possível obter o diploma de Ensino Médio pelo Enem. Quem deseja o certificado deve passar pelo Encceja. 

Quem pode fazer as provas do Encceja 2022?

O principal critério para fazer as provas do Encceja é a idade dos participantes. Como a avaliação é destinada àqueles que não completaram os estudos no tempo correto, existe uma idade mínima para fazer o teste

  • A partir dos 15 anos, estudantes que não se formaram no Ensino Fundamental podem fazer a prova para este nível;
  • Estudantes que não se formaram no Ensino Médio até os 18 anos podem fazer a prova para nível médio

Normalmente, o Encceja tem quatro aplicações destinadas a diferentes grupos. A primeira delas é o Encceja Nacional para residentes no Brasil. Existe, contudo, uma versão do Encceja Exterior, exclusiva para brasileiros que vivem em outros países

Além dessas versões da prova, ainda têm mais duas avaliações do Encceja reservadas para brasileiros privados de liberdade ou que cumprem medidas protetivas. O Encceja Nacional PPL é para residentes no Brasil que se encontram nessa condição. O Encceja Exterior PPL, por sua vez, é para aqueles que cumprem as medidas fora do país. 

Para fazer a prova, não é necessário que um dia o participante já tenha frequentado a escola. A avaliação é voluntária e completamente gratuita.

Cronograma Encceja 2022

As últimas pprovas do Encceja foram aplicadas no dia 29 de agosto de 2021 para cerca de 470 mil candidatos em todo o país. As provas correspondem à edição de 2020 do exame, adiada por causa da pandemia de Covid-19. A edição de 2021 também foi adiada e deve ocorrer em 2022

O Encceja 2022 está marcado para abril. As provas deste ano, na verdade, são referentes a 2020. No ano passado o teste foi adiado devido à pandemia de Covid-19. Ainda não se sabe se a edição 2021 vai ocorrer ao fim do ano, como de costume. Veja o cronograma da avaliação:

  • Inscrições: 11 a 25 de janeiro;
  • Ressarcimento para aqueles que não justificaram ausência na edição anterior: 11 a 27 de janeiro;
  • Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro;
  • Recurso para recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro;
  • Resultados dos recursos: 12 de fevereiro;
  • Solicitar uso de tratamento pelo nome social: 11 a 21 de janeiro;
  • Resultado da solicitação para uso do nome social: 1° de fevereiro;
  • Recurso para recusa de uso do nome social: de 1° a 5 de fevereiro;
  • Resultado das inscrições: 12 de fevereiro de 2021.
  • Prova: 25 de abril.

Como são as provas do Encceja?

A prova do Encceja 2022 vai acontecer no dia 25 de abril, durante a manhã e a tarde. Os participantes terão os dois turnos para fazer 4 provas, cada uma contemplando uma área do conhecimento diferente. Além disso, eles ainda deverão fazer uma redação. O turno matutino vai das 9h às 13h e o vespertino começa às 15h30 e  termina às 20h30. 

Cada prova terá 30 questões de múltipla escolha. A redação deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo sobre um tema de relevância social, cultural e política. Apesar de seguirem essa mesma estrutura, as avaliações são diferentes para quem deseja o diploma do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

As matéria cobradas no Encceja para Ensino Fundamental são:

  • Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna, Artes e Redação;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Educação Física;
  • Matemática.

A prova do Encceja para Ensino Médio segue a mesma base de conteúdos do Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para conseguir o diploma, o participante deve ter pontuação mínima de 100 pontos em cada prova. Além disso, ele ainda deve alcançar pelo menos 5 pontos na redação, que vale 10 no total. Caso o candidato não consiga a nota mínima em algumas áreas, ele pode obter uma declaração parcial de proficiência.

Aqueles que têm declaração parcial de proficiência não precisam repetir toda a prova quando tentarem conquistar o diploma novamente. Eles deverão fazer somente a parte da avaliação em que não alcançaram a média. Isso deve ser declarado na hora da inscrição, logo após selecionar se o nível do teste será Fundamental ou Médio. 

Como pegar o certificado do Encceja 2022? 

Logo após a liberação dos resultados do Encceja 2021, os candidatos podem solicitar o certificado ou a declaração de proficiência. Aqueles que participaram do Encceja Nacional devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada durante a inscrição.

Quem não alcançar a média necessária para pegar o diploma, se possível, deve solicitar o certificado de proficiência. Dessa forma, poderá repetir a prova no ano seguinte sem precisar refazer as áreas nas quais conseguiu os 100 pontos.

Mas se você quer seu certificado logo de primeira, ainda dá tempo de se preparar. 

Como estudar para o Encceja?

O próprio Inep, responsável por aplicar as provas do Encceja 2022, disponibiliza apostilas para estudos. Os livros são separados por modalidade e contém todas as matérias da avaliação. 

Outra boa forma de se preparar, é refazendo questões antigas. Dessa forma, você se acostuma com o formato das perguntas e da prova. Praticar assim também pode ser bom para mapear o seu nível e o que precisa de mais estudo. 

As provas antigas do Encceja com os gabaritos também ficam disponíveis no site do Inep

O Encceja 2021 é uma excelente oportunidade para quem deseja retomar os estudos de onde parou. O diploma do Ensino Básico abre inúmeras possibilidades, desde novos trabalhos, melhores remunerações e até entrar no Ensino Superior. 

Fazer a prova do Encceja 2021 é só o primeiro passo para tudo que te espera. E se você não pretende parar por aqui, saiba mais sobre o Enem e como utilizar a nota para entrar na faculdade

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comente