Em breve começa o período de inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2023. Podem participar desse processo de seleção para entrar em uma universidade pública todas as pessoas que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último ano. Nesse cenário é fundamental conhecer as melhores estratégias SiSU 2023.
Sabemos que o SiSU está chegando e por isso preparamos um post completo para você sobre o assunto. Vamos explicar sobre o que trata esse processo seletivo, qual será o cronograma para 2023 e também forneceremos as melhores dicas para aumentar a sua chances de se dar bem em um processo seletivo. Acompanhe a seguir.
O que é o SiSU?
O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) faz referência ao sistema ao processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação no qual os candidatos concorrem a vagas em instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades estaduais e federais.
As vagas são concedidas aos candidatos com melhor pontuação e classificação no Enem.
Qual o cronograma do SiSU 2023?
O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o cronograma para o SiSU 2023. O processo seletivo vai seguir as seguintes datas neste ano:
- Período de inscrições: 16 a 24 de fevereiro;
- Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro;
- Matrícula da chamada regular: 28 de fevereiro a 8 de março;
- Prazo para entrar na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março;
Vale destacar que a lista de espera é formada pelos candidatos que não foram selecionados no período da chamada regular. Desse modo, em caso de desistência de algum estudante, a pessoa que está na lista de espera vai ter a chance de ser aprovado no SiSU.
Melhores estratégias SiSU 2023 para aumentar as suas chances
O período de inscrições no SiSU já vai começar neste mês. Por esse motivo, vamos fornecer para você as melhores dicas para aumentar as suas chances de ser aprovado no processo seletivo e, consequentemente, ajudá-lo a iniciar a sua trajetória no ensino superior.
Entre as melhores práticas estão pesquisar sobre os cursos e as universidades, ter consciência em relação às duas opções, estar atento em relação à nota de corte e evitar se inscrever no último dia.
1. Pesquisar sobre os cursos e universidades
O primeiro passo para se inscrever e se dar bem no SiSU 2023 é saber para qual curso você deseja se inscrever. Nesse contexto, o autoconhecimento é bastante útil. Procure entender sobre quais são as suas vocações e as suas áreas de interesse. A partir dessas questões você terá mais clareza para escolher qual graduação iniciar neste ano.
Procure se informar também em relação às universidades que oferecem cada curso. Veja se elas têm boas avaliações, verifique a grade curricular e o perfil do corpo docente. Ambas as questões vão te ajudar a escolher um curso e uma universidade conceituadas.
Veja também:
- SiSU UFMG: tudo sobre os cursos, vagas e notas de corte
- SiSU UFRJ: todos os cursos, vagas e notas de corte
2. Ter consciência das duas opções
O SiSU possibilita que os candidatos se inscrevam em duas opções de curso. Trata-se de uma grande praticidade, pois se você não foi aprovado na primeira opção, poderá obter a aprovação na segunda alternativa.
Diante desse cenário é fundamental estar bem ciente em relação às suas duas opções já no início do período de inscrições. Leve em consideração o curso em que você pretende iniciar neste ano, a qualidade de cada instituição de ensino superior e a cidade ou região pela qual você deseja morar.
Lista de Espera do Sisu: como funciona?
3. Ficar atento na nota de corte
As notas de corte no SiSU, pontuação mínima para ser aprovado, sofrem alterações todos os dias. Por isso, é muito importante verificar as atualizações de maneira frequente para verificar se a sua nota do ENEM está enquadrada na nota de corte.
Vale destacar que a pontuação mínima para ser aprovado pode aumentar pelo fato de um curso está sendo muito procurado ou pode reduzir em caso de desistência dos candidatos.
Medicina Sisu – Notas de corte de todas as universidades
4. Evitar se inscrever no último dia
Também é bastante válido evitar se inscrever no último dia. Isso porque você terá menos tempo para decidir sobre quais são as suas opções de curso, o que pode levar a decisões precipitadas.
Como é possível perceber, o SiSU 2023 vai ser um importante processo seletivo na vida de milhões de estudantes em todo o país. Por isso, procuramos apresentar para você as melhores dicas para te ajudar a sair bem nessa seleção e, consequentemente, iniciar a sua jornada em uma instituição conceituada de ensino superior.
Gostou deste conteúdo no qual abordamos as estratégias SiSU 2023 para aumentar as suas chances no processo seletivo? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.
Comente