O programa de Financiamento Estudantil do governo já tem data para o segundo semestre deste ano. O período de inscrição para o processo seletivo do Fies 2/2021 começa no dia 27 de julho. Os interessados terão até o dia 30 para se candidatar. Os primeiros resultados devem ser liberados no dia 03 de agosto.
Com o Fies, estudantes que desejam entrar no ensino superior conseguem financiar os estudos em instituições privadas sem juros ou com juros baixos. Dessa forma, os selecionados pelo programa só deverão se preocupar com o pagamento depois de formados e empregados.
Saiba qual é a taxa de juros do Fies e P-Fies
Quem pode participar do Fies?
Atualmente, existem duas modalidades do Fies. A escolha por concorrer em uma delas segue critérios de renda.
- Candidatos com renda per capita mensal familiar de até três (3) salários mínimos concorrem ao financiamento com taxa de juros zero;
- Candidatos com renda per capita mensal familiar de até cinco (05) salários mínimos concorrem ao financiamento com taxas de juros variadas.
Além da renda, existem outros requisitos para participar do Fies. Independente da modalidade em que concorrerem, os candidatos devem se adequar às seguintes exigências:
- Ter participado do Enem a partir da edição de 2010;
- Ter feito, pelo menos, 450 pontos na média do exame;
- Não ter tirado zero na redação.
Entretanto, ainda que estejam de acordo com esses padrões, existem ainda algumas condições eliminatórias. É importante estar atento a elas também. Não podem concorrer ao Fies, candidatos que se enquadrem nas situações a seguir:
- Estudante com bolsa integral do ProUni;
- Estudante com bolsa parcial do ProUni em um curso diferente ao que se inscreveu no Fies;
- Candidatos que já contrataram o Fies anteriormente;
- Candidatos que já tenham graduação no Ensino Superior;
- Estudantes com a matrícula trancada no momento da inscrição;
- Candidatos que ainda estão devendo ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), que era semelhante ao Fies e foi desativado em 1999;
- Estudantes com a renda bruta mensal familiar inferior ao custo das mensalidades que serão financiadas.
Caso você esteja apto para concorrer a um financiamento pelo programa, continue lendo este artigo para entender como se inscrever no Fies 2/2021.
Como fazer minha inscrição no Fies 2/2021?
As inscrições para o Fies 2/2021 devem ser feitas no site oficial do programa de financiamento. Para acessar a página, o participante deve utilizar o Login Único do Gov.br. Uma vez dentro do sistema, é só preencher as informações solicitadas.
Na plataforma, estarão disponíveis todos os cursos, com quantidade de vagas, que podem ser financiados. O Fies tem algumas regras e condições para o financiamento que são importantes de conhecer antes de entrar no processo seletivo. Dessa forma, sua escolha se torna mais assertiva.
Mesmo depois da seleção, é necessário apresentar uma série de documentos comprobatórios. Como o tempo não é lá dos maiores, vale a pena já se preparar. Ainda que não seja chamado na primeira convocação, a lista de espera do Fies é automática. Logo, quando você menos espera, pode acontecer. Por isso, conhecer o processo pode adiantar muito a sua vida.
Veja como funciona o Novo Fies
Foi pré-selecionado no Fies? Veja o que fazer
Se você tem interesse em financiar seu Ensino Superior, não perca as datas do Fies 2/2021. Veja o o calendário abaixo!
Calendário Fies 2/2021
- Inscrições: 27 a 30 de julho
- Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto
- Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto
- Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto
- 1º período de inscrição em vagas remanescentes: 8 a 10 de setembro (para candidatos não matriculados e matriculados);
- 2º período de inscrição em vagas remanescentes: de 27 a 29 de outubro (para matriculados).
Você ainda tem alguma dúvida sobre o Fies? Deixe nos comentários abaixo!
Comente