Fies 2023/1: quem pode participar, datas e inscrições

Com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é possível financiar até 100% das mensalidades do seu curso. Veja como se inscrever no Fies 2023:

As inscrições do Fies 2023/1 começa no dia 07 de maço e vai até o dia 10 do mesmo mês. A seleção do processo seletivo é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os candidatos podem usar sua nota no exame a partir da edição de 2010. Veja mais detalhes!

Os estudantes que desejam entrar em uma universidade, mas não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades neste momento podem optar pelo Fies, que já possui data para abertura das inscrições em 2023. 

Continue a leitura para entender mais detalhes sobre o funcionamento do programa e conhecer o cronograma do Fies 2023 e como se inscrever no processo seletivo. 

Fies: o que é e como funciona o programa?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que tem o objetivo de facilitar o acesso de estudantes aos cursos superiores pagos, em faculdades privadas. 

O Fies financia as mensalidades de cursos superiores para os alunos contemplados. Então, após a formação, o aluno paga o valor em parcelas. As maiores vantagens é que o pagamento é facilitado e as taxas de juros são reduzidas, podendo chegar a zero, dependendo do caso.

Os cursos que oferecem vagas para o Fies devem ser presenciais com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Afinal, quem pode participar do Fies?

Para conseguir o Fies 2023, o candidato deve atender a alguns requisitos mínimos, como nota no Enem e renda mensal. Confira:

  • O candidato deve ter feito alguma edição do Enem a partir do ano de 2010;
  • É preciso ter tido obtido média mínima de 450 pontos no caderno de questões;
  • Ter tirado nota superior a zero na redação;
  • Não pode ter feito o exame como “treineiro” na edição em questão;
  • Ter renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos, equivalente a R$ 3.636.

Além disso, para ter chances de conseguir o financiamento, você precisa atingir a nota de corte exigida pela faculdade/curso. A nota de corte nada mais é do que uma nota mínima exigida por cada curso de acordo com a concorrência e número de vagas. 

Você poderá utilizar suas notas obtidas nas edições do Enem desde 2010 para participar do Fies. São milhares de vagas para diversas opções de cursos superiores em faculdades privadas de todo o país.

Já os que não poderão se inscrever no Fies são os que já participaram do programa, alunos com pendências em instituições de ensino privadas e quem está inscrito em outros programas governamentais, como o ProUni.

Datas do Fies 2023: veja o cronograma

Quem não conseguiu o Fies em 2022 pode tentar novamente em 2023 novamente. O Fies abre inscrições duas vezes ao ano: uma no início do primeiro semestre e outra no segundo semestre.

Confira o cronograma do Fies 2023 publicado pelo MEC: 

  • Inscrições: do dia 07 ao dia 10 de março;
  • Divulgação do resultado: Dia 14 de março;
  • Prazo de complementação das informações da inscrição: 15 a 17 de março;
  • Lista de espera do Fies: 21 de março até 18 de abril.

Como se inscrever no Fies 2023

Fies 2023: inscrições serão abertas em março de 2023. Confira!
Fies 2023: inscrições serão abertas em março de 2023. Confira!

Para realizar sua inscrição no Fies, aguarde até o período da abertura das vagas e, quando chegar a data, acesse o portal Fies, e clique em “Inscrição”. Você terá que entrar na sua conta Gov.br, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Para efetuar a inscrição, o participante deverá informar:

  • CPF;
  • E-mail pessoal válido;
  • Nome dos membros de seu grupo familiar, bem como os respectivos CPFs;
  • Parâmetros do grupo de preferência;
  • Ordem de prioridade das três opções de curso, turno, local de oferta e IES.

O que fazer em caso de aprovação? 

O resultado da pré-seleção será divulgado no Portal Único de Acesso. Caso você seja pré-selecionado, deverá fazer a complementação da inscrição dentro do prazo determinado pelo programa.

Para a complementação da inscrição será necessário fornecer os dados para o financiamento, como renda, dados do fiador, entre outros documentos. Uma dica é deixar todos os documentos separados com antecedência para não perder nenhum prazo. 

Veja o que fazer após ser pré-selecionado no FIES

Lista de espera do Fies 2023 

Todos os candidatos que não forem selecionados na chamada única são incluídos na lista de espera do Fies, que é definida de acordo com a classificação dos candidatos e preenchimento das vagas não ocupadas.

Caso você não seja selecionado na chamada única, acompanhe a lista de espera por meio do Portal Único de Acesso.

Curtiu nosso conteúdo? Não esqueça de nos acompanhar no instagram: @ofoconoenem e fique por dentro de todas as novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies.

Publicitária com formação na Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE. Atua há três anos como redatora especialista e escreve sobre gestão, finanças e educação.

Comente