As funções inorgânicas são os grupos de substâncias químicas que não apresentam como elemento químico central o carbono, ao contrário, das funções orgânicas. Existem exceções, como o CO, CO2 e Na2CO3, que apesar apresentarem o carbono na fórmula, possuem características de substâncias inorgânicas.
As funções orgânicas são separadas por grupos que, em geral, apresentam as características químicas semelhantes. Os principais grupos são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
Conhecer as funções inorgânicas é essencial para responder as questões de química no Enem, sobretudo, aquelas que envolvem reações químicas e conceitos da Química Ambiental.
As questões de Funções Inorgânicas no Enem, nesta página, são das ultimas edições do exame. O gabarito de cada questão está abaixo dela, basta clicar em “Ver resposta”. Além disso, também é possível visualizar um vídeo com a resolução completa da questão para você revisar o conteúdo. Confira.
Questões de Funções Inorgânicas no Enem: resolva agora
Questão 01
(Enem 2021) No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo micronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, os valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.
Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de
a. ácido fosfórico, H3PO4.
b. sulfato de cálcio, CaSO4.
c. óxido de alumínio, Al2O3.
d. cloreto de ferro (II), FeCl2.
e. hidróxido de potássio, KOH.
Veja a resolução da questão:
Questão 02
(Enem 2019) Estudos mostram o desenvolvimento de biochips utilizados para auxiliar o diagnóstico de diabetes melito, doença evidenciada pelo excesso de glicose no organismos. O teste é simples e consiste em duas reações sequenciais na superfície do biochip, entre a amostra de soro sanguíneo do paciente, enzimas específicas e reagente (iodeto de potássio, KI ), conforme mostrado na imagem.
Após a Adição de soro sanguíneo, o fluxo desloca-se espontaneamente da esquerda para a direita (ii) provendo reações sequenciais, conforme as equações 1 e 2. Na primeira, há conversão de glicose do sangue em ácido glucônico, gerando peróxido de hidrogênio
EQUAÇÃO 1
C6H12O6(aq)+O2(g)+H2O(I)→EnzimasC6H12O7(aq)+H2O2(aq)C6H12O6(aq)+O2(g)+H2O(I)
→EnzimasC6H12O7(aq)+H2O2(aq)
Na segunda, o peróxido de hidrogênio reage com íons iodeto gerando íon tri-iodeto, água e oxigênio.
EQUAÇÃO 2
2H2O2(aq)+3I−(aq)→I3(aq)+H2O(I)+O2(g)2H2O2(aq)+3I−(aq)→I3(aq)+H2O(I)+O2(g)
O tipo de reação que ocorre na superfície do biochip, nas duas reações do processo, é
a. análise
b. síntese
c. oxirredução
d. complexação
e. ácido-base
Veja a resolução da questão:
Questão 03
(Enem 2018) Companhias que fabricam jeans usam cloro para o clareamento, seguido de lavagem. Algumas estão substituindo o cloro por substâncias ambientalmente mais seguras como peróxidos, que podem ser degradados por enzimas chamadas peroxidasses. Pensando nisso, pesquisadores inseriram genes codificadores de peroxidasses em leveduras cultivadas nas condições de clareamento e lavagem dos jeans e selecionaram as sobreviventes para produção dessas enzimas.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. Rio de Janeiro: Artmed, 2016 (adaptado).
Nesse caso, o uso dessas leveduras modificadas objetiva.
a. reduzir a quantidade de resíduos tóxicos efluentes da lavagem.
b. eliminar a necessidade de tratamento da água consumida.
c. elevar a capacidade de clareamento dos jeans.
d. aumentar a resistência do jeans a peróxidos.
e. associar ação bactericida ao clareamento
Veja a resolução da questão:
Questão 04
(Enem 2018) O manejo adequado do solo possibilita a manutenção de sua fertilidade à medida que as trocas de nutrientes entre matéria orgânica, água, solo e o ar são mantidas para garantir a produção. Algumas espécies iônicas de alumínio são tóxicas, não só para a planta, mas para muitos organismos como as bactérias responsáveis pelas transformações no ciclo do nitrogênio. O alumínio danifica as membranas das células das raízes e restringe a expansão de suas paredes, com isso, a planta não cresce adequadamente. Para promover benefícios para a produção agrícola, é recomendada a remediação do solo utilizando calcário (CaCo3).
RANDY, N, C; WEIL, R.R Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013(adaptado).
Essa remediação promove no solo o(a)
a. diminuição do PH, deixando-o fértil.
b. solubilização do alumínio, ocorrendo sua lixiviação pela chuva.
c. interação do íon cálcio com o íon alumínio, produzindo uma liga metálica.
d. reação do carbonato de cálcio com os íons alumínio, formando alumínio metálico.
e. aumento da sua alcalinidade, tomando os íons alumínio menos disponíveis.
Veja a resolução da questão:
Questão 05
(Enem 2020) Nos dias atuais, o amplo uso de objetos de plástico gera bastante lixo, que muitas vezes é eliminado pela população por meio da queima. Esse procedimento é prejudicial ao meio ambiente por lançar substâncias poluentes. Para constatar esse problema, um estudante analisou a composição térmica do policloreto de vinila (PVC), um tipo de plástico, cuja estrutura é representada na figura.
Para realizar esse experimento, o estudante colocou uma amostra de filme de PVC em um tubo de ensaio e o aqueceu, promovendo a decomposição térmica. Houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear que foi recolhido em um recipiente acoplado ao tubo de ensaio. Esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução. Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3) liberou gás carbônico.
Qual foi o gás liberado majoritariamente na decomposição térmica desse tipo de plástico?
a. H2
b. Cl2
c. CO
d. CO2
e. HCl
Veja a resolução da questão:
Questão 06
(Enem 2018 PPL) Sobre a diluição do ácido sulfúrico em água, o químico e escritor Primo Levi afirma que, “está escrito em todos os tratados, é preciso operar às avessas, quer dizer, verter o ácido na água e não o contrário, senão aquele líquido oleoso de aspecto tão inócuo está sujeito a iras furibundas: sabem-no até os meninos do ginásio”.
LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).
O alerta dado por Levi justifica-se porque a
a. Diluição do ácido libera muito calor.
b. Mistura de água e ácido é explosiva.
c. Água provoca a neutralização do ácido.
d. Mistura final de água e ácido separa-se em fases.
e. Água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido.
Veja a resolução da questão:
Questão 07
(Enem 2017 PPL) Alguns profissionais burlam a fiscalização quando adicionam quantidades controladas de solução aquosa de hidróxido de sódio a tambores de leite de validade vencida. Assim que o teor de acidez, em termos de ácido lático, encontra-se na faixa permitida pela legislação, o leite adulterado passa a ser comercializado. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido lático pode ser representada pela equação química:
CH3CH(OH)COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3CH(OH)COONa (aq) + H2O (l)
A consequência dessa adulteração e o(a)
a. Aumento do pH do leite.
b. Diluição significativa do leite.
c. Precipitação do lactato de sódio.
d. Diminuição da concentração de sais.
e. Aumento da concentração dos íons H+.
Veja a resolução da questão:
Questão 08
(Enem 2013) A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C,
a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)
FIGUEIREDO. B. R. Minérios e Ambientes. Campinas. Unicamp. 2000.
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o
a. sulfeto de sódio.
b. cloreto de amônio.
c. dióxido de enxofre.
d. dióxido de carbono.
e. carbonato de cálcio
Veja a resolução da questão:
Questão 09
(Enem Digital 2020) Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida. Uma empresa deseja fazer um replantio de árvores e dispõe de cinco produtos que podem ser utilizados para corrigir o pH do solo que se encontra básico. As substâncias presentes nos produtos disponíveis são: CH3COONa, NH4Cl, NaBr, NaOH e KCl.
A substância a ser adicionada ao solo para neutralizá-lo é
a. CH3COONa.
b. NH4Cl.
c. NaBr.
d. NaOH.
e. KCl.
Veja a resolução da questão:
Questão 10
(Enem Digital 2020) A composição de um dos refrigerantes mais ácidos mundialmente consumido é mantida em segredo pelos seus produtores. Existe uma grande especulação em torno da “fórmula” dessa bebida, a qual envolve algumas das seguintes substâncias:
A substância presente nesse refrigerante, responsável pelo seu acentuado caráter ácido, é a
a. l
b. ll
c. lll
d. IV
e. V
Veja a resolução da questão:
Questão 11
(Enem 2015)
Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.
MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: UFMG, 2001 (adaptado).
A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)
a. formação de óxidos de caráter ácido
b. evaporação do indicador fenolftaleína.
c. vaporização de parte da água do frasco
d. vaporização dos gases de caráter alcalino.
e. aumento do pH da solução no interior do frasco.
Veja a resolução da questão:
Encontrou algum erro no gabarito nas questões de Funções Inorgânicas no Enem nesta página? Deixe nos comentários abaixo para que possamos corrigir!
Comente