A pandemia da Covid-19 trouxe consigo uma crise financeira para grande parte das famílias brasileiras. Pensando em amenizar esses impactos, em 2020 o governo aprovou um projeto de lei que permite que os estudantes possam pausar o pagamento do Fies. A medida tem o objetivo de auxiliá-los a concluir os pagamentos, além de evitar o acúmulo de dívidas.
Continue a leitura e entenda mais sobre como funciona a suspensão do pagamento do Fies e como solicitar essa pausa até você recuperar o fôlego nas finanças.
Suspensão do pagamento do Fies: como funciona?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo governo e que oferece financiamento de cursos superiores para quem deseja estudar em instituições privadas de ensino. Com o Fies, o aluno faz todo o curso pagando apenas as taxas do banco e só passa a pagar as mensalidades após sua formação.
De forma prática, quando um aluno contrata o Fies, o governo paga as mensalidades do curso para a instituição de ensino enquanto o aluno está cursando a faculdade. Após sua formação, esse aluno deverá pagar o financiamento para o governo.
Uma das grandes novidades lançadas nos últimos anos para o programa foi o projeto de Lei número 14.024/20, que foi aprovado em 2020 e permite que os estudantes que possuem Fies possam suspender temporariamente o pagamento das parcelas. A medida é válida enquanto durar o estado de calamidade pública, decretado em função da pandemia da Covid-19.
A medida permite a pausa nos contratos de estudantes que estão cursando a faculdade ou dos que já se formaram.
Por quanto tempo posso pausar o pagamento do Fies?
Os alunos que ainda estão cursando a faculdade (contrato em fase de utilização) ou que já terminaram o curso há menos de 18 meses (contrato em fase de carência), poderão pausar até duas parcelas do Fies.
Já os alunos que se formaram a mais de 18 meses e já estão pagando as parcelas do financiamento, com contratos em fase de amortização, poderão pausar até quatro parcelas do Fies.
As parcelas que foram pausadas serão cobradas no final do contrato de financiamento, mas sem taxa ou tributos em cima do valor. Assim, o estudante poderá ter até quatro meses de pausa para se estabilizar financeiramente e evitar dívidas com o Fies.
Como pausar o pagamento do Fies?
Na Caixa Econômica Federal
Se o seu contrato do Fies é com a Caixa Econômica Federal, basta seguir o passo a passo para solicitar a suspensão do pagamento:
- Acesse a página do SIFES-Web da Caixa;
- Faça o login na conta com seu CPF e senha;
- Acesse a opção “FIES – Contrato”;
- Em seguida, selecione “Pausar contrato”. Então, basta aceitar os temos de compromisso e segurança e, posteriormente, clicar em “Solicitar pausa”.
O pedido será enviado e você receberá uma resposta logo em seguida sobre a pausa no pagamento das parcelas do Fies.
Se tiver alguma dúvida você também pode entrar em contato com a Caixa pelos telefones do banco:
- Capitais e regiões metropolitanas: 3004 1104
- Demais regiões: 0800 726 0104
No Banco do Brasil
Já os estudantes do Fies com contrato no Banco do Brasil podem solicitar a pausa do pagamento das parcelas por meio dos telefones de atendimento do banco, aplicativo Banco do Brasil ou agências bancárias. Veja o passo a passo para realizar o procedimento no App:
- Abra o App do Banco do Brasil (Android e iOS);
- Faça o login na conta;
- Clique no menu e selecione a opção “Solução de dívidas” e, na sequência, “Suspensão Fies”;
- Concorde com os termos e conclua o processo.
A suspensão será efetivada sem a necessidade de assinatura de termo aditivo ou da presença de fiador. Se preferir, entre em contato com o Banco do Brasil por telefone ou WhatsApp:
- WhatsApp Banco do Brasil: 61 4004 0001
- Central de atendimento BB: 0800 729 0001
É possível trancar o Fies?
Além da pausa no pagamento, o aluno também pode suspender temporariamente o seu contrato, ou seja, trancar o Fies. Saiba mais detalhes sobre esta opção no artigo que separamos para você:
E aí, conseguiu solucionar todas dúvidas sobre como pausar o pagamento do Fies? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo.
Aproveite e nos siga também no Instagram @ofoconoenem para ficar por dentro de todas as novidades sobre Enem, Fies, SiSU, ProUni e muito mais!
Comente