ProUni 2022: tudo sobre as datas, inscrições e edital

Tem interesse em conquistar uma bolsa de ensino superior? Diversas faculdades privadas oferecem oportunidades parciais e integrais em seus cursos de graduação. É tudo pelo ProUni 2022!

Iniciar a graduação está nos seu planos para o próximo ano? Então, saiba que com o ProUni 2022 você pode obter bolsas de estudo parciais ou integrais. Elas são fornecidas por faculdades particulares participantes do Programa Universidade para Todos – ProUni.

Via de regra, a 1º edição do processo seletivo acontece em Fevereiro, ou seja, ProUni 2022 está pertinho! Então, se você tem interesse em concorrer às vagas, confira tudo sobre o processo seletivo, desde o passo a passo até os critérios exigidos. Veja ainda dicas para aumentar suas chances de aprovação!

ProUni 2022: como vai funcionar?

Tudo sobre o ProUni 2022
A primeira edição do ProUni 2022 acontece no mês de Janeiro.

A seguir explicaremos como o processo seletivo funciona, desde pré-requisitos até o passo a passo para a inscrição. Você também vai descobrir como escolher seus cursos de forma estratégica, visando aumentar suas chances de aprovação. Confira!

Pré-requisitos para participar do ProUni 2022

Estudantes brasileiros de baixa renda, sem diploma de ensino superior, são contemplados todos os anos com bolsas pelas, que utilizam a pontuação do último Enem para a seleção.

Como o critério de seleção dos candidatos é a pontuação no Enem, é crucial que o candidato tenha participar da última edição do Enem. O ProUni exige que a pontuação do participante seja de pelo menos 450 pontos na prova geral e não zere a redação.

Sendo o ProUni, um programa é destinado a estudantes de baixa renda, a renda familiar bruta mensal per capita é outro pré-requisito. Sendo até 3 salários mínimos para concorrer às Bolsas parciais (50%) e menor que 1,5 salário mínimo para as Bolsas integrais (100%).

Por fim, os candidatos precisam atender a pelo menos um dos pré-requisitos listamos abaixo!

  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter deficiênciaNesse caso o critério do ensino médio não se aplica
  • Ser professor da rede pública de ensino – O critério de renda não se aplica.

Inscrições para o ProUni 2022

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre do ProUni 2022 acontecem entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Ou seja, os candidatos terão apenas 3 dias para se inscrever no processo seletivo. Por isso, fique atento as datas!

Abaixo você confere as datas oficiais do ProUni 2022/1:

Chamadas ProUni 2022

A convocação dos pré-selecionados ocorre em 2 chamadas sucessivas. Em ambas eles precisam comparecer às instituições de ensino para comprovar os dados informados na inscrição dentro do prazo, informado no site do Prouni e das instituições de ensino participantes do programa.

O resultado da primeira chamada do ProUni será divulgada no dia 02 de março e a segunda chamada no de 21 de março de 2022. Entre os dias 04 e 05 de abril é o prazo para os candidatos não foram selecionados nas chamadas regulares manifestarem interesse na lista de espera.

Lista de Espera

A lista de espera será divulgada no dia 07 de abril e com isso, os candidatos pré-selecionados terão até o dia 13 de abril para comprovação das informações junto as instituições de ensino.

Podem entrar na lista para a primeira escolha do curso, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares;
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma

Na lista de espera para a segunda opção de curso pode entrar o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, por falta de bolsas disponíveis;
  • Não pré-selecionado por não formação de turmas, na primeira opção de curso;
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Passo a passo como se inscrever no Prouni 2022

1) Acesse o portal do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/ e clique em “Fazer inscrição”.

2 – Faça ou acesse a Conta GOV.BR: no inicio da inscrição, o participante é direcionado para a página do GOV.BR. Nela, deve-se criar um cadastro ou acessa-lo, caso já tenha um.

3 – Informe o nº de inscrição do Enem 2021 por meio desse número o sistema acessa automaticamente a pontuação do concorrente no Enem.

4 – Insira informações de contato: endereço de e-mail e número de telefone válidos para que o Ministério da Educação (MEC) consiga, se necessário, enviar comunicados e informações pertinentes.

5 – Preencha os dados pessoais: as informações solicitadas no ato da inscrição referem-se tanto aos dados do próprio candidato quanto do seu grupo familiar.

6 – Declare a veracidade das informações: após o preenchimento dos dados, o candidato deve clicar em uma caixa de declaração onde afirma que todo o conteúdo inserido no sistema é, de fato, verdadeiro.

7 – Escolha o curso de graduação e indique o tipo de bolsa pretendida – parcial ou integral, conforme o perfil socioeconômico. Aponte também o grupo de concorrência – público geral ou vagas cotas – conforme previsto na lei 12.711.

Em relação ao curso de graduação, é bom saber que, no ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções, conforme sua ordem de preferência.

Mas, afinal, por quê escolher dois cursos?

Esse alternativa ajudar a aumentar as chances de aprovação. Se a pontuação do candidato no Enem for inferior a nota de corte da primeira opção, há ainda a possibilidade de aprovação na segunda.

Nota de Corte ProUni 2022

A nota de corte é a pontuação mínima que o candidato precisa obter para concorrer às vagas do curso desejado e ficar entre os potencialmente pré-selecionados.

Se dentre os concorrentes do curso de Administração, por exemplo, a menor pontuação for 731 pontos, aqueles com pontuações abaixo disso não serão aprovados.

A pontuação de cada candidato, contudo, não é o único elemento considerado se chegar a nota de corte. Entram ainda o nº de bolsas disponíveis, a quantidade de concorrentes, a modalidade de concorrência – cota ou geral.

Para entender como esses elementos se relacionam, suponhamos o seguinte cenário:

  • Total de bolsas: 129.
  • Total de concorrentes: 300.
  • Pontuação dos concorrentes: 100 pontuaram 850 e 200 pontuaram entre 823 e 838.

Por mais que 820 seja uma pontuação alta e bem acima da nota de corte, não será suficiente. A concorrência é alta, assim como as pontuações dos inscritos.

O cenário mudaria no entanto, se o curso fosse menos concorrido. Veja!

  • Total de bolsas: 129.
  • Total de concorrentes: 150.
  • Pontuação dos concorrentes: 50 pontuaram 580 e 29 pontuaram entre 823 e 838.

A baixa concorrência reduziria a nota de corte no exemplo acima. Por outro lado, se as pontuações subissem, pouco ou nada mudaria.

Por fim, vale um adendo! No final de cada dia, a nota de corte é informa aos candidatos. Mas, esse valor tem apenas caráter informativo e estimativo, já que ele vária conforme novas candidaturas são feitas no sistema.

Calendário do ProUni 2022: cronograma e estimativa de datas

Etapa do processo seletivo ProUni 2022Datas
Prazo de inscrições22 a 25 fevereiro;
Resultado da primeira chamada:02 de março;
Primeira chamada: prazo para comprovar informações03 a 14 de março;
Segunda chamada: divulgação dos pré-selecionados21 de março;
Segunda chamada: prazo para comprovar informações21 a 29 de março;
Lista de espera: prazo para manifestar interesse04 a 05 de abril;
Lista de espera: divulgação de pré-selecionados pelas instituições07 de abril;
Lista de espera: prazo para comprovar informações08 a 13 de abril;

Para não esquecer: considerações finais ProUni 2022

  • Lembre-se que todo o processo deve ser feito exclusivamente pela internet.
  • Não há taxas a serem pagas.
  • Certifique-se que dados informados na inscrição estejam corretos. Posteriormente será necessários comprová-los por meio de documentos. Se não coincidirem, o candidato pode perder a bolsa.

Por fim, acompanhe fique de olho no site ProUni Portal MEC para não perder nenhuma etapa da 1º edição ProUni 2022!

Redatora, conteudista e graduanda em Pedagogia. Escreve sobre Educação, Práticas Pedagógicas Mediadas por Tecnologias e Formação Profissional e Carreiras.

Comente