Anualmente, milhares de vagas de graduação são abertas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa é uma das principais formas de acesso ao ensino superior particular no país.
Porém, nem todas as vagas são preenchidas no processo seletivo regular, mesmo depois da primeira e segunda chamada e convocação dos integrantes da Lista de Espera. Essas vagas não preenchidas são as vagas remanescentes Prouni.
Isso ocorre por diversos motivos, desde atraso com os prazos de matrícula até desistência do próprio candidato. Nesse ano não foi diferente, por isso será criado um calendário para as vagas remanescentes ProUni 2/2021.
Vagas remanescentes ProUni 2/2021: como funciona?
A seguir, explicaremos como funciona o ProUni, quem pode participar, as regras do processo seletivo e como se inscrever nas vagas remanescentes que serão divulgadas no segundo semestre de 2021. Confira!
O que é o ProUni?
ProUni é uma sigla para Programa Universidade para Todos. Por meio dele, o Ministério da Educação concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Essas vagas são para faculdades particulares.
As bolsas integrais são destinadas a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as bolsas parciais, de 50%, são para os aqueles com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
Regras para participar das chamadas regulares e das vagas remanescentes
Para participar de qualquer processo seletivo do Prouni, seja o de vagas remanescentes ou não, o candidato precisa prestar o Enem. Trata-se do Exame Nacional de Ensino Médio, que avalia as habilidades e competências dos estudantes que concluíram o ensino médio.
Não basta realizar a prova, é preciso obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação. Conseguindo essa classificação, o candidato pode se inscrever no ProUni.
As inscrições para o PROUNI são realizadas nos meses de janeiro e junho de cada ano letivo, logo após a divulgação das notas do último ENEM. O edital com todas as informações sobre prazos de inscrição e chamadas regulares é divulgado no próprio site do ProUni.
Além de realizar o Enem, os candidatos devem atender a pelo menos dois dos critérios a seguir:
- ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que com bolsa integral da própria escola;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino e estar atuando na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, bem como concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Quem se encaixar nesse critério, não precisa comprovar renda.
Inscrições, chamadas e listas de espera do Prouni
Quando o candidato se inscreve no ProUni, pode escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos. Essa escolha é feita de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.
Lembrando que não há taxa de inscrição e que ela deve ser feita exclusivamente no site do Prouni.
São realizadas duas chamadas, mas se o candidato não for convocado em nenhuma delas, pode manifestar interesse em participar da lista de espera.
Mesmo o ProUni tendo duas chamadas e lista de espera, ainda assim ficam várias bolsas sem serem preenchidas. Por isso, o MEC reúne, no semestre seguinte, em um edital especial, todas as vagas remanescentes. É, então, criado um novo calendário.
Quem pode concorrer às vagas remanescentes ProUni 2/2021?
Pode se inscrever nesse novo processo, aqueles que atenderem a todos os pré-requisitos citados acima. As regras sobre a realização e nota do Enem, renda bruta familiar e ensino médio são as mesmas.
É importante se atentar apenas para quem não pode participar do processo seletivo para as bolsas remanescentes.
Segundo o site do ProUni é vetado do processo o candidato que tenha sido aprovado no processo seletivo regular mais próximo ou que tenha sido aprovado no processo seletivo para as bolsas remanescentes vigentes.
Inscrições
Lembrando que, para realizar essa inscrição, o candidato precisa estar cadastrado na plataforma gov.br. O candidato que já possui cadastro, precisa apenas digitar CPF e senha.
Já aquele que ainda não fez essa etapa, é automaticamente redirecionado para essa plataforma, assim que iniciar sua inscrição pelo portal do Prouni. No site Gov.br, o estudante deve realizar seu cadastro por meio do preenchimento das informações solicitadas.
Após efetuar o acesso pelo gov.br, o candidato é direcionado de volta para o site do Prouni e poderá concluir a inscrição no processo seletivo para as bolsas remanescentes, desde que esteja conforme as condições previamente estabelecidas.
Calendário para as vagas remanescentes ProUni 2/2021
Como a segunda chamada do ProUni está aberta e vai até 11 de agosto, as datas das vagas remanescentes ProUni 2/2021 ainda não foram divulgadas.
Após a finalização da segunda chamada ocorrerá ainda a lista de espera. Somente depois disso será divulgada a data correta para as inscrições do processo seletivo para as bolsas que não foram preenchidas no primeiro semestre deste ano.
As informações das datas serão compartilhadas no site do ProUni!
Curtiu esse conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar com os amigos nas redes sociais!
Comentários
Olá, como agora o estudante que terminou o ensino médio em escola privada vai poder participar do ProUni, será que posso concorrer às vagas remanescentes, tendo feito o Enem em 2011?
NÃO FIZ O ÚLTIMO.